Boas tardes, camaradas.
Após ler vários textos deste tópico, não resiti a um pequeno esclarecimento, visto muitos dos elementos aqui do fórum (muitos dos quais conheço pessoalmente, com toda a certeza) ainda terem duvida do que sucede/sucedeu aos militares pertencentes a estas últimas guarnições.
Quanto aos movimentos publicados em OP2, não se fiem muito em datas, apenas em unidades. É que as datas de desembarque de muitos dos elementos estão completamente "agraneladas". Por exemplo, um Cabo Artilheiro que tem passado a sua vida embarcado nesta classe de navios, está dado como tendo desembarcado em 2004 (!!!).
A maioria do pessoal destacou para as suas novas unidades, é certo. Ficaram para trás cerca de 54 elementos (chamados "elementos-chave"), que estão dados à E.E.O., e que irão brevemente navegar (metade em cada navio) durante quatro dias, para prestar algum apoio que venha a ser necessário ao P.T. que irá ser feito pela Flotilha à Marinha do Uruguai. Tendo esse P.T. terminado, irão então destacar da E.E.O. para as suas futuras unidades.
Apenas quatro elementos da guarnição permanecerão a bordo e irão acompanhar as duas fragatas até ao Uruguai, participando no exercício conjunto das marinhas do Uruguai, Brasil, Argentina e África do Sul (operação "ATLASUL"), que decorrerá nas águas Sul-Africanas.
Finda essa colaboração (lá para o final de Junho), regressarão a Portugal de avião e irão para as suas futuras unidades.
Saudações Navais