Estamos a discutir questões acessórias sem importância, mas aqui vão algumas notas:
Ud. dice que alquilaron la base? pues si USA les mando como forma de pago F-16 AMERICANOS en los que Portugal despues tuvo que reinveritir 200 millones de euros para hacerles el Update con equipo de USA.... realmente se la alquilaron? o se la reglaron? Nuevamente Ud. me ilustrara.
Esta questão não tem nada a ver com o tema. O programa Peace Atlantis I, serviu para Portugal comprar uma esquadra de aeronaves F-16 block.15 nova.
Posteriormente Portugal recebeu praticamente a custo zero, mais 25 unidades de F-16 usados, para os converter para o padrão MLU.
Além do mais, as relações entre Portugal e os Estados Unidos têm razões específicas, que têm a ver com a própria segurança de Portugal.
Tecnicamente, os Estados Unidos são um país relativamente próximo de Portugal. N. Iorque está mais próxima dos Açores que muitas capitais europeias.
Portugal também tem interesse na manutenção das bases nos Açores.
Quanto ao valor dos Sonares, não podemos de facto efectuar comparações. Para o fazer tínhamos que saber que upgrades de software e de hardware foram feitos ao longo dos últimos anos.
Para complicar as contas, temos o problema da flutuação da moeda entre Dolar e Euro, que complica qualquer cálculo.
= = = =
Pessoalmente gostaria de saber é porque é que o Sec. de Estado afirmou que as fragatas tinham sido vendidas com "tudo em cima" quando há quem afirme e não só aqui neste fórum, que os sonares foram efectivamente removidos.
O custo pago pelo Uruguai, parece ser adequado ao que de facto o Uruguai comprou.
É mais ou menos como se fosse uma modernização ligeira, revisão e upgrade de alguns sistemas das fragatas João Belo que já tinham em operação.
Não adianta estarmos com achismos sobre o assunto.
Achismo por achismo, eu também não sei se a venda de um sistema que só é utilizado por países da NATO seria autorizada pelo país do fabricante, que agora é a GENERAL DYNAMICS...
Cumprimentos
PS.
Ainda não estou convencido de que o preço de cada fragata tenha sido inicialmente calculado em 15 milhões cada uma.
Não estou convencido porque a esse preço os números da LPM sairiam ainda mais furados