Tony Parsons reagiu a declarações do diplomata sobre o caso Maddie
O embaixador português em Londres, António Santana Carlos, foi alvo de comentários ofensivos e xenófobos, depois de, em entrevista ao The Times, se ter mostrado preocupado com a troca de acusações entre portugueses e ingleses e de ter criticado o casal McCann por ter deixado Madeleine e os gémeos sozinhos enquanto jantavam.
O colunista do tablóide britânico The Mirror, Tony Parsons, viu nas palavras do embaixador um ataque aos McCann e respondeu numa crónica com críticas duras à polícia e à imprensa portuguesas, noticiava ontem o Sol online.
Num artigo intitulado Oh, Up Yours Senor ("Oh, Meta-o no, Senhor"), Parsons afirma que os responsáveis pela deterioração das relações entre Portugal e o Reino Unido são os investigadores da Polícia Judiciária, que o jornalista classifica como "espectacularmente estúpidos e cruéis".
Segundo o cronista britânico, a polícia portuguesa tentou "encobrir a humilhação de não conseguir descobrir quem levou a criança, atacando os pais".
Mas a imprensa e a totalidade do povo português também não ficam de fora da crónica. O colunista refere ainda que os jornais portugueses transformaram o caso "em entretenimento leve" e que os apupos dos populares a Kate McCann "não foram de outro país, foram de outro planeta".
Ao embaixador português, Tony Parsons sugere que "se no futuro não conseguir dizer nada de construtivo sobre o desaparecimento da pequena Madeleine, mais vale manter fechada a sua estúpida boca de comedor de sardinhas".
Ao The Times, o embaixador Santana Carlos fez questão de frisar que "Portugal é um país seguro, mais seguro do que a Grã-Bretanha", onde existe um número muito reduzido de crianças desaparecidas.
O embaixador referiu ainda as diferenças culturais entre ingleses e portugueses para explicar algumas das críticas que têm sido feitas ao casal McCann.
"Normalmente, as crianças [nos países latinos] estão sempre acompanhadas pelos pais, pela família. Este é um padrão diferente", comentou, aludindo ao facto de Maddie e os irmãos terem ficado sozinhos no apartamento do The Ocean Club na noite do seu desaparecimento.
Um comentário adjectivado pelo cronista do The Mirror como "burro e desnecessário". Tony Parsons, que assina a crónica na edição do The Mirror de segunda-feira, é um conhecido jornalista de música, famoso por uma atitude provocadora.
Parsons é também o autor de vários romances de sucesso e de uma biografia autorizada de George Michael. - H.S.
fonte.
http://dn.sapo.pt/2007/10/31/sociedade/ ... tugue.htmlquero apenas dizes que apesar de nós ser mos comedores de sardinha
the person that made this coments are a peace off aeces, excrement, shit;
jerk;
thanks
cump.