Isso do "sucata por sucata" tem que se lhe diga.
Primeiro, nesta fase nunca terás a opção de apenas F35 ou apenas made in USA. É uma questão política, mais do que técnica.
Segundo, ao que parece "sucata" é o estado de pelo menos parte dos nossos F16, sobretudo no que diz respeito a fadiga estrutural.
Dentro de uma década terás os F35's como meio principal e com a possível missão de ataque ao solo e em profundidade.
Teres un segundo meio focado apenas na luta aérea para defesa do nosso território, coadjuvado por outros meios, e a partir de certa altura também pelo F35, não me parece irracional.
Sobretudo se essa mesma opção nos abrir a porta ao G6.
É que integrar meios aéreos não se faz em 1 ou 2 anos, pelo menos FCO.
Portanto, a nossa realidade será tentar atingir esse estado com o EF até 2030, nas mesmas missões dos actuais F16 e, a partir dessa altura, começar já a formar pilotos para os F35.
Se em 2030 tiveres a operar 20 EF FCO, com as tais "ajudas" extra, estarás com capacidades exponencialmente superiores às actuais. E ainda faltarão 5 anos para a chegada dos F35.
Bom domingo a todos.
Uma vez que o CEMFA diz que a decisão sobre os caças será feita em 2026, se o F-35 for escolhido nessa altura não acredito que esperem por 2030 para assinar o contrato ou começar a formar pilotos com 5 anos adicionais para os receber.
Creio que já em 2031 já teremos recebido alguns. O que eu acredito para além disto é que os EFAs chegarão mais cedo e esses sim já teríamos pilotos a irem para a europa em formação já em 2026-2027.