Não te preocupes, que com 3,5 % PIB para a defesa, vais ter dinheiro de sobra para operar 20 F-35A Lightning II e 20 Typhoon.
Cps
Isso era se cumprissem realmente esse valor. Se cumprirem da mesma forma que "cumprem" actualmente com os 2%, então é garantido de que não haverá dinheiro para 2 modelos de caças, e ainda ter que comprae 6G na década de 40.
Se o próximo presidente americano for democrata, alguém acredita que se mantém os 3.5 + 1.5% gastos na Defesa? O mais provável é por cá cortarem para 2-2.5% e talvez mantenham 1-1.5% para gastar em obras públicas. 
Eu não teria muita fé nos 3.5%, para servir de pretexto para comprar 2 modelos de caça. Pelo menos até ver provas de que existe vontade em investir esse valor, nomeadamente com uma ambiciosa revisão da LPM no ano que vem.
A próxima LPM (2026-2037), terá que conter uma verba, sem contar com projectos SAFE, de pelo menos 10000M. Cá estaremos para ver se assim é.
Acho que os 5% vieram para ficar devido `a realidade geopolítica. Não interessa quem manda nos EUA. A Europa finalmente acordou para a realidade. Os targets da NATO são para manter-se. Para abandonar os 5% teríamos que deixar a NATO. Not going to happen. Mesmo quando a regime Putin cair, tal como a URSS desmoronou-se como um castelo de cartas numa rajada de vento, a Europa não vai voltar a depender de ninguém para a sua defesa. As ameaças continuarão. Virá outro ditador talvez para mandar na Rússia, e a China continuará com os seus planos.