Se não querem vender a estes que supostamente apoiam incondicionalmente...
Adiante.
A argumentação ucraniana passa pelos custos de hora voo, facilidade de operação... aquilo que a própria SAAB defende.
Aliás, o próprio modelo supostamente foi pensado como um "caça russos".
Se os EUA nem sequer vendem F-35 à Turquia que pertence à NATO, muito mais difícil seria vender à Ucrânia.
Já por outro lado o Gripen tem algumas vantagens óbvias para a Ucrânia, como seja estar adaptado para operar com mínimo de apoio em terra, descolar em troços de autoestrada, mísseis Meteor, etc.
Espero é que o conhecido problema de terem uma assinatura de radar demasiado grande tenha sido resolvido na versão E, senão vai haver tiro ao prato.
Tudo movivos completamente não aplicáveis a Portugal.
Tiro aos patos de quem? Que sistemas tem os russos que façam esse tiro aos patos?
Como vai o tiro aos patos aos F16?
O F-16 tem uma assinatura radar bastante inferior aos Gripen C/D. Se os F-16 são abatidos, é imaginar os Gripen.
E não é segredo nenhum que os russos têm mísseis SAM e AAM bastante poderosos, tal como os sistemas de radar.
É bom que a suite ECM do Gripen (ainda não comprovada em combate) seja tão boa como apregoam.
Já Portugal tem a sorte de estar no grupo de aliados em quem os EUA confiam para vender o F-35, mas pelos vistos para alguns tugas "bacalhau basta"