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Substituiçao dos F-16's

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5250 em: Hoje às 10:13:55 am »
E Eurofighters tranche 1 usados permite "o quê" a nível de horas vôo disponíveis e, principalmente, de versão havendo upgrade?

Tenho a ideia de que basicamente a Tranche 1 permite apenas missões (e armamento) ar-ar e que o custo de um eventual MLU é tão alto que é economicamente mais racional comprar uma versão posterior.
Por isso o RU, a Espanha e agora a Itália a estão a encostar.

A ser esta minha ideia verdadeira, seria uma estupidez completa adquirir aparelhos T1 como stop-gap para 10 anos. Seria deitar dinheiro à rua.
E acho que algo está ainda por contar com o (alegado) estado das células e motores dos nossos F-16, PA I e PAII está tudo no mesmo estado? As 3 células que agora optaram por não modernizar afinal vieram já nas últimas?
Há ali qualquer coisa de muito estranho.

COmprem mazé F-35 que a LM já disse que em 4 anos começariam a chegar....
Cumprimentos,
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5251 em: Hoje às 10:31:47 am »
Comprem estes
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A Força Aérea da Turquia está em negociações avançadas para adquirir até 24 caças Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar, em uma movimentação estratégica para manter sua capacidade de defesa aérea enquanto sua frota de F-16 Fighting Falcon se aproxima do fim da vida útil.
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia-compra-de-jatos-eurofighter-typhoon-do-catar-para-substituir-f-16-americanos
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5252 em: Hoje às 10:45:45 am »
Comprem estes
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A Força Aérea da Turquia está em negociações avançadas para adquirir até 24 caças Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar, em uma movimentação estratégica para manter sua capacidade de defesa aérea enquanto sua frota de F-16 Fighting Falcon se aproxima do fim da vida útil.
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia-compra-de-jatos-eurofighter-typhoon-do-catar-para-substituir-f-16-americanos

Isso é uma jogada que Portugal nunca conseguiria entrar. Ninguém vende Typhoon praticamente novos sem ter uma proposta irrecusável e com benefícios bastante grandes para ambas as partes.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5253 em: Hoje às 10:47:00 am »
Falando em Kaan

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/spains-surprise-move-replacing-american-f-35-with-turkish-kaan-stealth-fighter

E não presta. Fará se prestasse.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Typhoon Tranche 1 é uma estupidez. No mínimo tranche 3.



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Tranche 3 / Tranche 3A
Incorporating EOC 3 and hardware support for EOC 4[12][13]
Conformal fuel tanks, fibre optic cabling and computer upgrade, defensive system upgrades. The variants actually installed with the Captor-M mechanically scanned array radar because Captor-E AESA radar was not ready for use at the time. This Captor-E radar will be gradually installed on many of these aircraft as it has come into service. Tranche 3A of Kuwait Air Force is the first serial production batch to receive Captor-E during manufacturing.[14] Captor-E equipped variants are more capable as a multirole combat aircraft.
Air/Ground—SPEAR 3, Marte-ER, LITENING IV & V

https://en.wikipedia.org/wiki/Eurofighter_Typhoon_variants

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A Força Aérea da Turquia está em negociações avançadas para adquirir até 24 caças Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar, em uma movimentação estratégica para manter sua capacidade de defesa aérea enquanto sua frota de F-16 Fighting Falcon se aproxima do fim da vida útil.
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia-compra-de-jatos-eurofighter-typhoon-do-catar-para-substituir-f-16-americanos

Isso é uma jogada que Portugal nunca conseguiria entrar. Ninguém vende Typhoon praticamente novos sem ter uma proposta irrecusável e com benefícios bastante grandes para ambas as partes.

Com uns Tucanos made in  Portugal, nem olhavam para trás.  :mrgreen:


« Última modificação: Hoje às 11:03:20 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5254 em: Hoje às 11:03:36 am »
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A Força Aérea da Turquia está em negociações avançadas para adquirir até 24 caças Eurofighter Typhoon Tranche 3A do Catar, em uma movimentação estratégica para manter sua capacidade de defesa aérea enquanto sua frota de F-16 Fighting Falcon se aproxima do fim da vida útil.
https://www.cavok.com.br/turquia-avalia-compra-de-jatos-eurofighter-typhoon-do-catar-para-substituir-f-16-americanos

Isso é uma jogada que Portugal nunca conseguiria entrar. Ninguém vende Typhoon praticamente novos sem ter uma proposta irrecusável e com benefícios bastante grandes para ambas as partes.

Não seria antes comprar os F16 turcos?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5255 em: Hoje às 11:10:44 am »
E Eurofighters tranche 1 usados permite "o quê" a nível de horas vôo disponíveis e, principalmente, de versão havendo upgrade?

Tenho a ideia de que basicamente a Tranche 1 permite apenas missões (e armamento) ar-ar e que o custo de um eventual MLU é tão alto que é economicamente mais racional comprar uma versão posterior.
Por isso o RU, a Espanha e agora a Itália a estão a encostar.

A ser esta minha ideia verdadeira, seria uma estupidez completa adquirir aparelhos T1 como stop-gap para 10 anos. Seria deitar dinheiro à rua.
E acho que algo está ainda por contar com o (alegado) estado das células e motores dos nossos F-16, PA I e PAII está tudo no mesmo estado? As 3 células que agora optaram por não modernizar afinal vieram já nas últimas?
Há ali qualquer coisa de muito estranho.

COmprem mazé F-35 que a LM já disse que em 4 anos começariam a chegar....

Os T1 block 5 permitem ar-solo.

Fazer o upgrade dos T1 não faz sentido para os países que os produzem, visto terem linhas de produção das células abertas.
 
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5256 em: Hoje às 11:29:41 am »
Os T1 block 5 permitem ar-solo.

Fazer o upgrade dos T1 não faz sentido para os países que os produzem, visto terem linhas de produção das células abertas.

Exato.


E Eurofighters tranche 1 usados permite "o quê" a nível de horas vôo disponíveis e, principalmente, de versão havendo upgrade?

Tens o programa Retrofit 2 da RAF, por exemplo: https://www.airforce-technology.com/news/newsbae-typhoon-retrofit-2/


COmprem mazé F-35 que a LM já disse que em 4 anos começariam a chegar....

Dizem as más-línguas que por aí deambulam que o titular da pasta da Defesa Nacional terá preferência pessoal pelo Rafale, já que volta não torna só fala em Rafale para aqui e para ali. No entanto, isso não significa absolutamente nada, a não ser que o João Lacerda é muito fraquito a decorar nomes e que o único que conseguiu aprender foi o do caça francês.  :mrgreen:

Por mais qualidades que o Rafale possa ter, e versões subsequentes, seria de longe a pior opção de eurocanard para Portugal, numa Força Aérea há muito habituada a lidar com material norte-americano, ou compatível com o mesmo, na vertente da aviação de caça.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5257 em: Hoje às 11:46:07 am »
Citar
...numa Força Aérea há muito habituada a lidar com material norte-americano, ou compatível com o mesmo, na vertente da aviação de caça.

Se o argumento for esse,  é fácil.  Adaptem-se.
Já o fizeram em tantas outras coisas...
João Pereira
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5258 em: Hoje às 11:55:27 am »
Citar
...numa Força Aérea há muito habituada a lidar com material norte-americano, ou compatível com o mesmo, na vertente da aviação de caça.

Se o argumento for esse,  é fácil.  Adaptem-se.
Já o fizeram em tantas outras coisas...

Se tivessem continuado com o material francês, como o fizeram durante a guerra do Ultramar, se calhar , as FAs portuguesas , estariam em melhor estado.

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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5259 em: Hoje às 12:13:28 pm »
Os T1 block 5 permitem ar-solo.

Fazer o upgrade dos T1 não faz sentido para os países que os produzem, visto terem linhas de produção das células abertas.

Exato.


E Eurofighters tranche 1 usados permite "o quê" a nível de horas vôo disponíveis e, principalmente, de versão havendo upgrade?

Tens o programa Retrofit 2 da RAF, por exemplo: https://www.airforce-technology.com/news/newsbae-typhoon-retrofit-2/


COmprem mazé F-35 que a LM já disse que em 4 anos começariam a chegar....

Dizem as más-línguas que por aí deambulam que o titular da pasta da Defesa Nacional terá preferência pessoal pelo Rafale, já que volta não torna só fala em Rafale para aqui e para ali. No entanto, isso não significa absolutamente nada, a não ser que o João Lacerda é muito fraquito a decorar nomes e que o único que conseguiu aprender foi o do caça francês.  :mrgreen:

Por mais qualidades que o Rafale possa ter, e versões subsequentes, seria de longe a pior opção de eurocanard para Portugal, numa Força Aérea há muito habituada a lidar com material norte-americano, ou compatível com o mesmo, na vertente da aviação de caça.

O problema dos Rafale é prazos de entrega. A velocidade que caminhamos para um guerra global, vamos ter de lutar com o F-16 MLU e os P-3 mesmo.

Se sobrevivermos como país, ficamos com as sobras da guerra.
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5260 em: Hoje às 02:31:31 pm »
Os T1 block 5 permitem ar-solo.

Fazer o upgrade dos T1 não faz sentido para os países que os produzem, visto terem linhas de produção das células abertas.

Exato.


E Eurofighters tranche 1 usados permite "o quê" a nível de horas vôo disponíveis e, principalmente, de versão havendo upgrade?

Tens o programa Retrofit 2 da RAF, por exemplo: https://www.airforce-technology.com/news/newsbae-typhoon-retrofit-2/


COmprem mazé F-35 que a LM já disse que em 4 anos começariam a chegar....

Dizem as más-línguas que por aí deambulam que o titular da pasta da Defesa Nacional terá preferência pessoal pelo Rafale, já que volta não torna só fala em Rafale para aqui e para ali. No entanto, isso não significa absolutamente nada, a não ser que o João Lacerda é muito fraquito a decorar nomes e que o único que conseguiu aprender foi o do caça francês.  :mrgreen:

Por mais qualidades que o Rafale possa ter, e versões subsequentes, seria de longe a pior opção de eurocanard para Portugal, numa Força Aérea há muito habituada a lidar com material norte-americano, ou compatível com o mesmo, na vertente da aviação de caça.

O problema dos Rafale é prazos de entrega. A velocidade que caminhamos para um guerra global, vamos ter de lutar com o F-16 MLU e os P-3 mesmo.

Se sobrevivermos como país, ficamos com as sobras da guerra.

Se comprares F3 tens los em 12 meses.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva