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Substituiçao dos F-16's

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Sintra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5175 em: Outubro 01, 2025, 11:59:26 am »
Se eu tivesse acertado no link do meu post (já corrigi) já podias saber mais  :bang:

=>  https://www.saab.com/pt-br/markets/brasil/programa-gripen-brasileiro/transferencia-de-tecnologia

Citar
Um bom exemplo disso é a AEL Sistemas, uma empresa de Porto Alegre (RS) que é beneficiária do Programa Gripen brasileiro, que se tornou um dum importante fornecedor da Saab em 2018, exportando displays de cockpit de alta tecnologia para equipar caças Gripen. Todos os pedidos futuros do Gripen E/F terão os três displays - Wide Area Display (WAD), Head-up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) desenvolvidos pela AEL Sistemas em Porto Alegre.

Obrigado. Mas não me parece que isso justifique o dinheiro que gastaram e a obtenção de um caça inferior.

Das seis opções apresentadas ao concurso FX-2, a proposta da SAAB era a menos dispendiosa (tanto em termos de aquisição como em termos de operação).
Em termos de ser superior ou inferior... na prática a FAB a operar Mirage 2000C/D, F-5E e AMX já não conseguia manter um número de horas de voo por piloto minimamente próximos das 160h/ano  devido a falta de verbas, quantas é que iam conseguir se em vez do aparelho Sueco tivessem escolhido o Rafale ou o Super Hornet?
Não adianta de nada comprar o "supra sumo da batateira" se não existe orçamento para o operar.
Com a "oferta" (paga) de uma linha de montagem no Brasil, alguma participação industrial Brasileira no programa e a (quase) inexistente ameaça militar externa... a vitória do Gripen no Brasil torna-se facil de explicar.

Não se aplica cá, em Portugal. Não vejo a relevância, tirando empurrar para a negociata que alguns andam a impingir
Não?
Qual é que efetivamente vai ser o orçamento para a aquisição e operação de novos caças?
Quntas horas é que os pilotos da FAP estão a voar por ano em F-16's?
Esta conversa dos 2% / 3.5% / 5% gastos em defesa é gira, mas basta um "tombozinho" na economia mundial e...
Eu ainda sou do tempo em que a FAP escreveu meia dúzia de relatórios a pedir F-5E's e recebeu A-7A's recauchutados.  ;)
« Última modificação: Outubro 01, 2025, 12:00:06 pm por Sintra »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5176 em: Outubro 01, 2025, 12:53:44 pm »
Por curiosidade "técnica": o Gripen é mesmo bom na "bolha eletrónica 360º"? Destaca-se face aos F16V, Eurofighters? É mais fácil de "melhorar" por software?  Ou apenas se destaca por ser mais pequeno e/ou menos logisticamente pesado?   

As especificações técnicas não estão disponíveis para o público, mas se alguém acreditar que o avião da SAAB é efetivamente superior em termos electrónicos relativamente a programas substancialmente maiores e mais dispendiosos... tenho uma ponte que vendo baratinho...
É mais pequeno, relativamente barato, consegue descolar e aterrar num "guardanapo".

Ao nível da Electronic Warfare (EW) parece que dão cartas, pelo menos os alemães acreditam nisso.

Solução "mais melhor boa", comprar Typhoons da versão que os alemães vão fazer agora com o "Arexis Electronic Warfare (EW) sensor suite". :mrgreen:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5177 em: Outubro 01, 2025, 12:59:52 pm »
Às vezes ter um uso mais restrito que os "bestsellers" pode, talvez, ajudar a ser pior compreendido por adversários e ter menos contramedidas criadas para o afectar?

Outra coisa é que, pelos vistos, não se tem de ter Gripen para poder ter pods com as suas capacidades eletrónicas?   
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5178 em: Outubro 01, 2025, 01:59:13 pm »
Se eu tivesse acertado no link do meu post (já corrigi) já podias saber mais  :bang:

=>  https://www.saab.com/pt-br/markets/brasil/programa-gripen-brasileiro/transferencia-de-tecnologia

Citar
Um bom exemplo disso é a AEL Sistemas, uma empresa de Porto Alegre (RS) que é beneficiária do Programa Gripen brasileiro, que se tornou um dum importante fornecedor da Saab em 2018, exportando displays de cockpit de alta tecnologia para equipar caças Gripen. Todos os pedidos futuros do Gripen E/F terão os três displays - Wide Area Display (WAD), Head-up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) desenvolvidos pela AEL Sistemas em Porto Alegre.

Obrigado. Mas não me parece que isso justifique o dinheiro que gastaram e a obtenção de um caça inferior.

Das seis opções apresentadas ao concurso FX-2, a proposta da SAAB era a menos dispendiosa (tanto em termos de aquisição como em termos de operação).
Em termos de ser superior ou inferior... na prática a FAB a operar Mirage 2000C/D, F-5E e AMX já não conseguia manter um número de horas de voo por piloto minimamente próximos das 160h/ano  devido a falta de verbas, quantas é que iam conseguir se em vez do aparelho Sueco tivessem escolhido o Rafale ou o Super Hornet?
Não adianta de nada comprar o "supra sumo da batateira" se não existe orçamento para o operar.
Com a "oferta" (paga) de uma linha de montagem no Brasil, alguma participação industrial Brasileira no programa e a (quase) inexistente ameaça militar externa... a vitória do Gripen no Brasil torna-se facil de explicar.

Não se aplica cá, em Portugal. Não vejo a relevância, tirando empurrar para a negociata que alguns andam a impingir
Não?
Qual é que efetivamente vai ser o orçamento para a aquisição e operação de novos caças?
Quntas horas é que os pilotos da FAP estão a voar por ano em F-16's?
Esta conversa dos 2% / 3.5% / 5% gastos em defesa é gira, mas basta um "tombozinho" na economia mundial e...
Eu ainda sou do tempo em que a FAP escreveu meia dúzia de relatórios a pedir F-5E's e recebeu A-7A's recauchutados.  ;)

Pois

Esta malta toda optimista parece que nasceu ontem ou que vive numa realidade paralela, como se de repente a mentalidade vigente mudasse 180° porque "aí os russos"  8)

Daí não me admirasse nada que o mosquitinho fosse o escolhido, por ser "bom, bonito e barato", que é música para os ouvidos dos políticos que vão passar o eventual cheque.

Gostava muito de estar enganado, mas a realidade teima em não me meter em ilusões.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5179 em: Outubro 01, 2025, 02:30:44 pm »
Por curiosidade "técnica": o Gripen é mesmo bom na "bolha eletrónica 360º"? Destaca-se face aos F16V, Eurofighters? É mais fácil de "melhorar" por software?  Ou apenas se destaca por ser mais pequeno e/ou menos logisticamente pesado?   

As especificações técnicas não estão disponíveis para o público, mas se alguém acreditar que o avião da SAAB é efetivamente superior em termos electrónicos relativamente a programas substancialmente maiores e mais dispendiosos... tenho uma ponte que vendo baratinho...
É mais pequeno, relativamente barato, consegue descolar e aterrar num "guardanapo".

Ao nível da Electronic Warfare (EW) parece que dão cartas, pelo menos os alemães acreditam nisso.

Solução "mais melhor boa", comprar Typhoons da versão que os alemães vão fazer agora com o "Arexis Electronic Warfare (EW) sensor suite". :mrgreen:

Os Typhoon ECR foram cancelados. A Alemanha comprou F-35 para a missão.

Mas podemos sempre comprar os PODs.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5180 em: Outubro 01, 2025, 03:41:36 pm »
Às vezes ter um uso mais restrito que os "bestsellers" pode, talvez, ajudar a ser pior compreendido por adversários e ter menos contramedidas criadas para o afectar?

Outra coisa é que, pelos vistos, não se tem de ter Gripen para poder ter pods com as suas capacidades eletrónicas?

Arexis core capabilities

• Threat detection
Digital Radar Warning Receiver (RWR) with spherical coverage gives high POI and robust positioning, even during evasive manoeuvring.

• Electronic attack
Suppression of enemy air defence (SEAD) through Electronic Attack using high powered AESA jammers with the latest DRFM technology.

• Prevention of detection
Wideband DRFM with directed jamming of enemy fighters and modern AEW radars.

• Multi threat handling
Precise direction finding combined with steerable AESA ECM antennas enables effective jamming of numerous simultaneous threats

Adaptable – can be fitted to all fighters and is easy to integrate due to a highly modular design

 :arrow: https://www.saab.com/contentassets/b04bbc0285b24996ace22a31be6b10d9/saab-0255_arexis_folder_final_211005.pdf

É sueco, precisas apenas disto:


 :mrgreen:
« Última modificação: Outubro 01, 2025, 03:46:11 pm por Cabeça de Martelo »
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Kalil

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5181 em: Outubro 01, 2025, 03:53:31 pm »
Se eu tivesse acertado no link do meu post (já corrigi) já podias saber mais  :bang:

=>  https://www.saab.com/pt-br/markets/brasil/programa-gripen-brasileiro/transferencia-de-tecnologia

Citar
Um bom exemplo disso é a AEL Sistemas, uma empresa de Porto Alegre (RS) que é beneficiária do Programa Gripen brasileiro, que se tornou um dum importante fornecedor da Saab em 2018, exportando displays de cockpit de alta tecnologia para equipar caças Gripen. Todos os pedidos futuros do Gripen E/F terão os três displays - Wide Area Display (WAD), Head-up Display (HUD) e Helmet Mounted Display (HMD) desenvolvidos pela AEL Sistemas em Porto Alegre.

Obrigado. Mas não me parece que isso justifique o dinheiro que gastaram e a obtenção de um caça inferior.

Das seis opções apresentadas ao concurso FX-2, a proposta da SAAB era a menos dispendiosa (tanto em termos de aquisição como em termos de operação).
Em termos de ser superior ou inferior... na prática a FAB a operar Mirage 2000C/D, F-5E e AMX já não conseguia manter um número de horas de voo por piloto minimamente próximos das 160h/ano  devido a falta de verbas, quantas é que iam conseguir se em vez do aparelho Sueco tivessem escolhido o Rafale ou o Super Hornet?
Não adianta de nada comprar o "supra sumo da batateira" se não existe orçamento para o operar.
Com a "oferta" (paga) de uma linha de montagem no Brasil, alguma participação industrial Brasileira no programa e a (quase) inexistente ameaça militar externa... a vitória do Gripen no Brasil torna-se facil de explicar.

Não se aplica cá, em Portugal. Não vejo a relevância, tirando empurrar para a negociata que alguns andam a impingir
Não?
Qual é que efetivamente vai ser o orçamento para a aquisição e operação de novos caças?
Quntas horas é que os pilotos da FAP estão a voar por ano em F-16's?
Esta conversa dos 2% / 3.5% / 5% gastos em defesa é gira, mas basta um "tombozinho" na economia mundial e...
Eu ainda sou do tempo em que a FAP escreveu meia dúzia de relatórios a pedir F-5E's e recebeu A-7A's recauchutados.  ;)

Se este tema fosse levado a sério era fundamental que a FAP dissesse qual o número mínimo de aviões necessário, e qual o tecto máximo de um custo de operação sustentável ao longo da vida util dos mesmos, para o número de horas voo que será necessário anualmente.
Qualquer que fosse a opção final, deveria responder a esses critérios.



 

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5182 em: Outubro 01, 2025, 06:11:32 pm »
Venho cá de tempos a tempos ver aqui o tópico, folgo em saber, que ainda existe uma discussão saudável sobre o futuro caça da FAP.

Continua-se a discutir razão e política, e ainda bem porque esta decisão vai ser sempre política.

Mas a única opção da razão é o F35, não mudou nada, é o melhor avião disponível para compra, e agora com Israel a provar, mais uma vez, que mesmo um número limitado destes caças, é um multiplicador de força imbatível, é caso para dizer "job done".

O mote do F35 continua o mesmo, não é para quem quer, é para quem pode.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain

Law of inverse relevance: the less you intend to do about something, the more you have to keep talking about it - YM
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5183 em: Outubro 02, 2025, 08:58:46 am »
Às vezes ter um uso mais restrito que os "bestsellers" pode, talvez, ajudar a ser pior compreendido por adversários e ter menos contramedidas criadas para o afectar?

Outra coisa é que, pelos vistos, não se tem de ter Gripen para poder ter pods com as suas capacidades eletrónicas?

Arexis core capabilities

• Threat detection
Digital Radar Warning Receiver (RWR) with spherical coverage gives high POI and robust positioning, even during evasive manoeuvring.

• Electronic attack
Suppression of enemy air defence (SEAD) through Electronic Attack using high powered AESA jammers with the latest DRFM technology.

• Prevention of detection
Wideband DRFM with directed jamming of enemy fighters and modern AEW radars.

• Multi threat handling
Precise direction finding combined with steerable AESA ECM antennas enables effective jamming of numerous simultaneous threats

Adaptable – can be fitted to all fighters and is easy to integrate due to a highly modular design

 :arrow: https://www.saab.com/contentassets/b04bbc0285b24996ace22a31be6b10d9/saab-0255_arexis_folder_final_211005.pdf

É sueco, precisas apenas disto:


 :mrgreen:

O que tu foste lembrar 🤫🫣🤐😵‍💫

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5184 em: Outubro 03, 2025, 08:40:47 pm »
Aqui está o melhor substituto do F-16AM, o F-16V Block 70.


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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5185 em: Outubro 04, 2025, 01:54:05 pm »
Não?
Qual é que efetivamente vai ser o orçamento para a aquisição e operação de novos caças?
Quntas horas é que os pilotos da FAP estão a voar por ano em F-16's?
Esta conversa dos 2% / 3.5% / 5% gastos em defesa é gira, mas basta um "tombozinho" na economia mundial e...
Eu ainda sou do tempo em que a FAP escreveu meia dúzia de relatórios a pedir F-5E's e recebeu A-7A's recauchutados.  ;)

Não.

Estando a falar de um investimento igual ou superior a 5000M, e que a aeronave escolhida terá que durar uns 40 anos, não dá para escolher o avião com base na permissa "custo de operação" e ignorar os critérios essenciais de uma escolha destas.

É natural que com maior complexidade, um meio militar moderno seja mais caro que o anterior. Isso já é uma variável conhecida na maioria dos programas, e há que adaptar as FA a essa realidade.

Por exemplo, delineando prioridades. Se tens medo de não ter dinheiro para operar um 5G ou 6G ao longo da sua vida, então se calhar deves cortar nos programas que não são relevantes ou essenciais. Exemplo, havendo escolas internacionais, e com a FAP a formar tão poucos pilotos de caça anualmente, não faz sentido continuar a querer uma esquadra dedicada, e depois chorar que não há dinheiro.

Penalizar a aviação de caça adquirindo um avião muito inferior por questões "financeiras", mas continuar a fantasiar com 3 brigadas, Chinooks no Exército, NAVPOL na Marinha, esquadra de treino avançado, 10 cargueiros tácticos + esquadra C-295 + a inevitável esquadra de LUS-222, não faz sentido.

Ou existem questões financeiras a ter em conta, e portanto é necessário cortar gorduras, ou então não existem e podemos adquirir o melhor que há sem problema.

Nós sabemos que o problema financeiro da Defesa, é primariamente o orçamento ser muito abaixo do que devia, e a má gestão dos recursos.


PS: é difícil falar dos tempos pós Ultramar, e ignorar que nessa altura, além de termos saído de uma guerra, tínhamos que sustentar umas FA de dimensão "colonial", que de repente já só tinham o actual território onde operar.

Só a quantidade de navios, entre patrulhas, corvetas, fragatas, etc, era muito maior. 7 fragatas, 10 corvetas logo à cabeça. Na FAP operaste 3 modelos de aeronaves de treino a jacto até ao início dos anos 90. É claro que assim não há milagres.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5186 em: Outubro 04, 2025, 11:07:58 pm »
Este artigo é todo ele uma verdadeira obra de ficção, com algumas passagens que rondam claramente a comédia. ::)

https://www.avionslegendaires.net/2025/10/actu/le-portugal-sur-la-piste-du-dassault-aviation-rafale-f4/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5187 em: Outubro 04, 2025, 11:25:52 pm »
Este artigo é todo ele uma verdadeira obra de ficção, com algumas passagens que rondam claramente a comédia. ::)

https://www.avionslegendaires.net/2025/10/actu/le-portugal-sur-la-piste-du-dassault-aviation-rafale-f4/

Para um caça capaz de aguentar 15 anos até chegar o SCAF, é um upgrade de F-16 para o block 70 !

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5188 em: Outubro 05, 2025, 03:18:54 pm »
Citar
E depois do F-16? Milhares de milhões para defender o céu
Ministros, embaixadores e empresas multiplicam as missões de charme para venderem o sucessor do caça da Força Aérea Portuguesa.

Sérgio A. Vitorino, Jornalista
05 de outubro de 2025 às 01:30

É das ‘guerras’ que nos últimos meses mais mexem com as Forças Armadas Portuguesas. Não envolve soldados. Mas há trincheiras figuradas; e a contagem de espingardas na grandeza dos milhares de milhões de euros. A substituição do caça de defesa aérea F-16, na Força Aérea desde 1994 e que em áreas que garantem a sobrevivência dos pilotos já tem uma asa na obsolescência, tem mobilizado a vinda de ministros estrangeiros a Portugal, visitas de embaixadores e ações de charme de empresas. Estados Unidos da América, Suécia e França já se posicionaram. Prometem todos o mesmo: o melhor aparelho e as melhores vantagens para a Força Aérea, indústrias e universidades portuguesas.

A Força Aérea fez saber, ao longo dos últimos anos, que apenas admitia que o F-16 fosse sucedido pelo seu substituto natural, o F-35, da mesma fabricante, e de todos em pista o único que pertence à 5.ª geração e tem capacidade furtiva. Todos os outros são da geração 4,5. Mas a decisão - que será sempre política e, como se sabe, muitas vezes deixa de lado a razão - ainda não foi tomada. O F-16 é usado por Portugal para a sua defesa aérea, bem como em missões da NATO de policiamento no Báltico.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/e-depois-do-f-16-milhares-de-milhoes-para-defender-o-ceu

Infografia presente nesta peça do CM: https://cdn.cmjornal.pt/files/e-depois-do-f-16-milhares-de-milhoes-para-defender-o-ceu
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5189 em: Outubro 05, 2025, 04:41:39 pm »
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