Não?
Qual é que efetivamente vai ser o orçamento para a aquisição e operação de novos caças?
Quntas horas é que os pilotos da FAP estão a voar por ano em F-16's?
Esta conversa dos 2% / 3.5% / 5% gastos em defesa é gira, mas basta um "tombozinho" na economia mundial e...
Eu ainda sou do tempo em que a FAP escreveu meia dúzia de relatórios a pedir F-5E's e recebeu A-7A's recauchutados. 
Não.
Estando a falar de um investimento igual ou superior a 5000M, e que a aeronave escolhida terá que durar uns 40 anos, não dá para escolher o avião com base na permissa "custo de operação" e ignorar os critérios essenciais de uma escolha destas.
É natural que com maior complexidade, um meio militar moderno seja mais caro que o anterior. Isso já é uma variável conhecida na maioria dos programas, e há que adaptar as FA a essa realidade.
Por exemplo, delineando prioridades. Se tens medo de não ter dinheiro para operar um 5G ou 6G ao longo da sua vida, então se calhar deves cortar nos programas que não são relevantes ou essenciais. Exemplo, havendo escolas internacionais, e com a FAP a formar tão poucos pilotos de caça anualmente, não faz sentido continuar a querer uma esquadra dedicada, e depois chorar que não há dinheiro.
Penalizar a aviação de caça adquirindo um avião muito inferior por questões "financeiras", mas continuar a fantasiar com 3 brigadas, Chinooks no Exército, NAVPOL na Marinha, esquadra de treino avançado, 10 cargueiros tácticos + esquadra C-295 + a inevitável esquadra de LUS-222, não faz sentido.
Ou existem questões financeiras a ter em conta, e portanto é necessário cortar gorduras, ou então não existem e podemos adquirir o melhor que há sem problema.
Nós sabemos que o problema financeiro da Defesa, é primariamente o orçamento ser muito abaixo do que devia, e a má gestão dos recursos.
PS: é difícil falar dos tempos pós Ultramar, e ignorar que nessa altura, além de termos saído de uma guerra, tínhamos que sustentar umas FA de dimensão "colonial", que de repente já só tinham o actual território onde operar.
Só a quantidade de navios, entre patrulhas, corvetas, fragatas, etc, era muito maior. 7 fragatas, 10 corvetas logo à cabeça. Na FAP operaste 3 modelos de aeronaves de treino a jacto até ao início dos anos 90. É claro que assim não há milagres.