Só para picar...
Coreia do Sul acelera transformação do KF-21 em caça stealth de 5ª geração com capacidades comparáveis ao F-35Por Fernando Valduga

A Coreia do Sul está avançando de forma decisiva no programa do caça KF-21 Boramae, que deverá evoluir para a versão KF-21EX, um modelo furtivo de 5ª geração projetado para competir diretamente com aeronaves como o F-35 Lightning II. A transformação do jato, atualmente considerado de 4,5ª geração, tem como objetivo consolidar a autossuficiência tecnológica do país e fortalecer sua indústria aeroespacial.
Durante o Farnborough Airshow 2025, a Korea Aerospace Industries (KAI) revelou os primeiros detalhes do KF-21EX, confirmando que a aeronave receberá compartimentos internos para armamentos, característica fundamental dos caças stealth modernos.

O novo design permitirá transportar mísseis ar-ar de longo alcance como o MBDA Meteor, bombas guiadas de precisão JDAM de até 2.000 libras e bombas de pequeno diâmetro GBU-39, sem comprometer o perfil de baixa observabilidade do jato. Essa modificação é considerada essencial para reduzir a assinatura de radar e aumentar a capacidade de sobrevivência em cenários de alta ameaça.

Além dos armamentos internos, o pacote de melhorias inclui aplicação de materiais absorventes de radar (RAM), sensores integrados à fuselagem, antenas conformais, bicos de escape com design furtivo e a integração de sistemas avançados como radar AESA de última geração, EOTS e EODAS, apoiados por inteligência artificial e links de dados de alta velocidade. Essas características colocam o KF-21EX em patamar semelhante ao do F-35 e em vantagem frente a programas emergentes como o Kaan da Turquia.

O projeto também prevê que o novo Boramae seja o núcleo do Next Air Combat System (NACS), um conceito que combina operações tripuladas e não tripuladas (MUM-T). Nesse modelo, o KF-21EX atuaria em conjunto com drones leais (“loyal wingmen”), capazes de realizar missões de supressão de defesas aéreas, ataques coordenados e guerra eletrônica, permitindo que o caça principal mantenha maior segurança em missões críticas.

Outro ponto central da estratégia sul-coreana é o desenvolvimento de um motor nacional de quinta geração, conduzido pela Hanwha Aerospace, que deverá substituir progressivamente o atual GE F414-GE-400 de origem norte-americana. O projeto, com previsão de amadurecimento até meados da década de 2030, busca oferecer maior eficiência, empuxo e até a capacidade de supercruise — voo supersônico sustentado sem uso de pós-combustão.
No campo dos armamentos, a Coreia do Sul também avança no desenvolvimento de um míssil de cruzeiro de longo alcance, o Cheonryong, além de um míssil guiado com propulsão ramjet canalizada, projetados para equipar o KF-21EX e ampliar a capacidade de ataque de precisão em profundidade. Em junho de 2025, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) anunciou com sucesso o primeiro teste de separação segura desse novo míssil em um FA-50, etapa que abre caminho para sua integração no Boramae.
Segundo o governo de Seul, o orçamento de defesa de 2026 destina cerca de 2,4 trilhões de won (US$ 1,7 bilhão) exclusivamente para o avanço do KF-21, quase o dobro do valor previsto anteriormente. A meta é produzir 120 aeronaves até 2032, com a entrega inicial de 40 unidades Block I até 2028.
O Block III/EX, previsto para a segunda metade da década de 2030, será o verdadeiro salto para transformar o Boramae em um caça stealth completo....
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