Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (43.7%)
Rafale
21 (15.6%)
Gripen
35 (25.9%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 135

Substituiçao dos F-16's

• 4948 Respostas
  • 1557053 Visualizações
*

sivispacem

• Investigador
  • 1660
  • Recebeu: 936 vez(es)
  • Enviou: 978 vez(es)
  • +462/-594
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4920 em: Setembro 10, 2025, 10:21:38 am »
Ora, aqui vai um tópico para discussão: se a opção portuguesa for entrar um dos programas 6G (o meu voto é no GCAP) e adquirir um eurocanard usado para “aguentar” até 2040-45, qual seria a melhor opção? Rafale, Typhoon ou Gripen?

Pessoalmente, vou fazer o saudoso Gripas orgulhoso… o meu voto vai para a aquisição de Gripen C usados à Suécia e fazer o update para padrão E. Dos três cacas é o mais barato se operar, compensando parcialmente o custo de operação do F-35. Além disso, equipado com radar AESA, suite EW, Meteor, AIM-9X, Taurus e RBS-15, chegaria e sobraria para DCA, QRA, BAP, IAP, AM e mais uns quantos acrónimos…

Let the games begin!

Interessante, esta do upgrade da SAAB aos "SwAF’s Gripen C/Ds" para os manter operacionais até 2035 tinha-me passado ao lado...

Apesar de continuar a querer que seja muito bem explicado os nossos F-16 não terem HV para aguentarem - com modernização - mais 10 / 15 anos.

Exacto!! É uma situação que além de repentina é muito estranha. QUe os sobreviventes do PA II estejam nessa situação até compreendo, afinal já tinham anos de maus tratos em cima (os pilotos da USAF não é como cá, onde parece haver necessidade de um requerimento para manibras acima de 5g's). Mas e os PA I?
E onde estão os 3 F-16 que estão há alguns 3 anos nas OGMA a fazer o MLU? Sempre seria um reforço para a frota actual, digo eu.....
Cumprimentos,

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 326
  • Recebeu: 143 vez(es)
  • Enviou: 98 vez(es)
  • +234/-143
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4921 em: Setembro 10, 2025, 10:43:21 am »
A prioridade devia ser compra de armamento para f16.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1288
  • Recebeu: 452 vez(es)
  • Enviou: 564 vez(es)
  • +336/-1922
« Responder #4922 em: Setembro 10, 2025, 11:00:56 am »
Custo/complementaridade com um G5, aparentemente o GRIPEN estará em vantagem.
Aliado a isso, o "empurrãozinho" político que pode vir da EMBRAER...
Por outro lado, se realmente tivermos intenção (e condições) de entrar já num G6, penso que a decisão do caça G4.5 europeu estará diretamente relacionada com o programa que iremos participar.
E aí cai o GRIPEN...
Independentemente de tudo isto,  comprem o que comprarem (ou não) o importante é municiar convenientemente o que existir e evoluir rapidamente nas ajudas complementares em defesa aérea, sejam radares, baterias A/A, bases aéreas, AWACS...
Porque senão ficamos na mesma.
João Pereira

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 326
  • Recebeu: 143 vez(es)
  • Enviou: 98 vez(es)
  • +234/-143
  • 🙈🙉🙊
« Responder #4923 em: Setembro 10, 2025, 11:11:25 am »
Se os substitutos mais próximos forem Eurofighter Typhoon usados - e como o dinheiro é curto e depois haverá F-35 - não vamos imaginar haver "mundos e fundos" para Tranche mais modernas... o que acham que virá, o pior cenário e o cenário melhor do que esperado? Quais as capacidades de cada hipótese, quais as limitações?
Apesar acabar o Tuphoon um avião fantástico e o melhor dos eurocanards, é também dos mais caros de operar, por isso o meu voto iria para Gripen C usados e atualizados para Gripen E, como digo dois posts acima.

Se a opção for por Typhoon usados enquanto se espera pelo 6G, e supondo que também em uma esquadra de F-35, as principais missões do Typhoon Tranche Tuga seriam ar-ar (QRA, DCA, policiamento no Báltico e na Islândia, etc.), pelo que, do meu ponto de vista, no mínimo teria que ser um Tranche 1 ou Tranche 2 com radar AESA   CAPTOR -E ECTS Mk1. Já nem peço o Ml2 dos Ingleses…
O grande problema é o material está efectivamente no mercado. A Suécia está no olho do furacão e acho difícil vão vender caças, li algures que estavam interessados em contratar pilotos estrangeiros no futuro. Os conflitos multiplicam se pelo mundo mais difícil é comprar material usado

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

LM

• Investigador
  • 3547
  • Recebeu: 1711 vez(es)
  • Enviou: 4512 vez(es)
  • +2543/-150
« Responder #4924 em: Setembro 10, 2025, 11:30:54 am »
A compra - ou aluguer- de um caça "stopgap" para substituir rapidamente os nossos F-16 deverá ter um "objectivo" posterior para quem os disponibiliza... ou a entrada num dos 6G, ou compra de material material ou... etc. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1621
  • Recebeu: 1099 vez(es)
  • Enviou: 483 vez(es)
  • +322/-56
« Responder #4925 em: Setembro 10, 2025, 11:37:17 am »
A compra - ou aluguer- de um caça "stopgap" para substituir rapidamente os nossos F-16 deverá ter um "objectivo" posterior para quem os disponibiliza... ou a entrada num dos 6G, ou compra de material material ou... etc.
Sim, provavelmente, o principal fator decisório de qual o eurocanard usado a comprar passará pelo 6G a que nos juntarmos. A minha questão era simplesmente do ponto de vista operacional. Peço desculpa por não ter sido claro.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7100
  • Recebeu: 7938 vez(es)
  • Enviou: 5456 vez(es)
  • +10209/-2945
« Responder #4926 em: Setembro 10, 2025, 12:52:53 pm »
Pessoalmente, vou fazer o saudoso Gripas orgulhoso… o meu voto vai para a aquisição de Gripen C usados à Suécia e fazer o update para padrão E. Dos três cacas é o mais barato se operar, compensando parcialmente o custo de operação do F-35. Além disso, equipado com radar AESA, suite EW, Meteor, AIM-9X, Taurus e RBS-15, chegaria e sobraria para DCA, QRA, BAP, IAP, AM e mais uns quantos acrónimos…

Let the games begin!

Aqui jaz o camarada JohnM, outrora um estoico defensor do Lockheed Martin F-35 Lightning II, que agora sucumbiu ao Lado Negro da Força, ou melhor, ao Saab Gripen C/D/E/F.  :'(

Paz à sua alma, ou como se diz em Sueco, Må han vila i frid.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

JohnM

• Investigador
  • 1621
  • Recebeu: 1099 vez(es)
  • Enviou: 483 vez(es)
  • +322/-56
« Responder #4927 em: Setembro 10, 2025, 01:13:08 pm »

Let the games begin!

Aqui jaz o camarada JohnM, outrora um estoico defensor do Lockheed Martin F-35 Lightning II, que agora sucumbiu ao Lado Negro da Força, ou melhor, ao Saab Gripen C/D/E/F.  :'(

Paz à sua alma, ou como se diz em Sueco, Må han vila i frid.  :mrgreen:
Nah, nah… não, MESMO! Tudo isto assenta no princípio basilar da aquisição de uma esquadra de F-35A. Eu vou morrer na colina do F-35… :mrgreen:
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 01:54:26 pm por JohnM »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23886
  • Recebeu: 4488 vez(es)
  • Enviou: 3190 vez(es)
  • +3614/-4651
« Responder #4928 em: Setembro 11, 2025, 11:49:18 am »
Só para picar...

Coreia do Sul acelera transformação do KF-21 em caça stealth de 5ª geração com capacidades comparáveis ao F-35
Por Fernando Valduga

A Coreia do Sul está avançando de forma decisiva no programa do caça KF-21 Boramae, que deverá evoluir para a versão KF-21EX, um modelo furtivo de 5ª geração projetado para competir diretamente com aeronaves como o F-35 Lightning II. A transformação do jato, atualmente considerado de 4,5ª geração, tem como objetivo consolidar a autossuficiência tecnológica do país e fortalecer sua indústria aeroespacial.

Durante o Farnborough Airshow 2025, a Korea Aerospace Industries (KAI) revelou os primeiros detalhes do KF-21EX, confirmando que a aeronave receberá compartimentos internos para armamentos, característica fundamental dos caças stealth modernos.

O novo design permitirá transportar mísseis ar-ar de longo alcance como o MBDA Meteor, bombas guiadas de precisão JDAM de até 2.000 libras e bombas de pequeno diâmetro GBU-39, sem comprometer o perfil de baixa observabilidade do jato. Essa modificação é considerada essencial para reduzir a assinatura de radar e aumentar a capacidade de sobrevivência em cenários de alta ameaça.

Além dos armamentos internos, o pacote de melhorias inclui aplicação de materiais absorventes de radar (RAM), sensores integrados à fuselagem, antenas conformais, bicos de escape com design furtivo e a integração de sistemas avançados como radar AESA de última geração, EOTS e EODAS, apoiados por inteligência artificial e links de dados de alta velocidade. Essas características colocam o KF-21EX em patamar semelhante ao do F-35 e em vantagem frente a programas emergentes como o Kaan da Turquia.

O projeto também prevê que o novo Boramae seja o núcleo do Next Air Combat System (NACS), um conceito que combina operações tripuladas e não tripuladas (MUM-T). Nesse modelo, o KF-21EX atuaria em conjunto com drones leais (“loyal wingmen”), capazes de realizar missões de supressão de defesas aéreas, ataques coordenados e guerra eletrônica, permitindo que o caça principal mantenha maior segurança em missões críticas.

Outro ponto central da estratégia sul-coreana é o desenvolvimento de um motor nacional de quinta geração, conduzido pela Hanwha Aerospace, que deverá substituir progressivamente o atual GE F414-GE-400 de origem norte-americana. O projeto, com previsão de amadurecimento até meados da década de 2030, busca oferecer maior eficiência, empuxo e até a capacidade de supercruise — voo supersônico sustentado sem uso de pós-combustão.

No campo dos armamentos, a Coreia do Sul também avança no desenvolvimento de um míssil de cruzeiro de longo alcance, o Cheonryong, além de um míssil guiado com propulsão ramjet canalizada, projetados para equipar o KF-21EX e ampliar a capacidade de ataque de precisão em profundidade. Em junho de 2025, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) anunciou com sucesso o primeiro teste de separação segura desse novo míssil em um FA-50, etapa que abre caminho para sua integração no Boramae.

Segundo o governo de Seul, o orçamento de defesa de 2026 destina cerca de 2,4 trilhões de won (US$ 1,7 bilhão) exclusivamente para o avanço do KF-21, quase o dobro do valor previsto anteriormente. A meta é produzir 120 aeronaves até 2032, com a entrega inicial de 40 unidades Block I até 2028. O Block III/EX, previsto para a segunda metade da década de 2030, será o verdadeiro salto para transformar o Boramae em um caça stealth completo.

...

https://www.cavok.com.br/coreia-do-sul-acelera-transformacao-do-kf-21-em-caca-stealth-de-5a-geracao-com-capacidades-comparaveis-ao-f-35
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, PTWolf, Ghidra

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7100
  • +10209/-2945
« Responder #4929 em: Setembro 11, 2025, 12:09:50 pm »
#teamEurofighterTyphoon  :jaja2: c56x1

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lampuka, Red Baron, Subsea7

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23886
  • +3614/-4651
« Responder #4930 em: Setembro 11, 2025, 12:23:30 pm »
O barulho que esse bicho faz é capaz de deixar muito boa pessoa surda em poucos segundos. Eu pensava que o F-16 era barulhento, mas esse aí...

É um bicho bruto, sem dúvida alguma disso!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

Lampuka

• Investigador
  • 1288
  • Recebeu: 452 vez(es)
  • Enviou: 564 vez(es)
  • +336/-1922
« Responder #4931 em: Setembro 11, 2025, 12:53:33 pm »
Pinta tem 😉😍
João Pereira

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7100
  • +10209/-2945
« Responder #4932 em: Setembro 11, 2025, 12:54:19 pm »
O barulho que esse bicho faz é capaz de deixar muito boa pessoa surda em poucos segundos. Eu pensava que o F-16 era barulhento, mas esse aí...

É medonho! Há 2 anos, na Alemanha, insisti em assistir à descolagem de uma parelha em full AB sem auriculares de proteção... o meu ouvido esquerdo só começou a funcionar uma semana depois.  :mrgreen:

Se chega a Monte Real, vai ser o holocausto nas capoeiras e coelheiras ali à volta. Depois é aturar a senhora do PAN. :mrgreen:
« Última modificação: Setembro 11, 2025, 12:56:38 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23886
  • +3614/-4651
« Responder #4933 em: Setembro 11, 2025, 12:57:01 pm »
Eu ouvi na BA1 à uns bons anos atrás (EFA espanhol).

*

sivispacem

• Investigador
  • 1660
  • Recebeu: 936 vez(es)
  • Enviou: 978 vez(es)
  • +462/-594
« Responder #4934 em: Setembro 11, 2025, 01:00:27 pm »

É medonho! Há 2 anos na Alemanha insisti em assistir à descolagem de uma parelha em full AB sem auriculares de proteção... o meu ouvido esquerdo só começou a funcionar uma semana depois.  :mrgreen:

Se chega a Monte Real, vai ser o holocausto nas capoeiras e coelheiras ali à volta.  :mrgreen:

Um caso real que mais parece uma anedota:

O meu pai era médico-veterinário e era eu miúdo de 8 ou 9 anos fui algumas vezes com ele a explorações agro-pecuárias dos arredores de Lisboa.
Um desses locais era a Kilom, onde se criavam perús, ali muito perto da BA1. Ora o perú é um animal muito sensível, há uma trovoada e morrem logo umas dezenas, uma chatice.
Ora no local onde se encontravam frequentemente eram sobrevoados pelos T-37 C que operavam em missões de treino operacional e dos Asas de Portugal, com o barulho associado.
Era uma verdadeira chacina periódica  ;D ;D
Cumprimentos,