-19 F-16MLU "V" ?
Se tal vier a acontecer [operação simultânea F-16 e F-35], os Falcon serão MLU com as derradeiras OFP e mais nada. Ao menos que se adquirisse algum armamento mais moderno e sensores para os F-16 que posteriormente transitariam para os F-35A, mas tal é neste momento uma incógnita se é que se virá a concretizar algum dia. Com o F-35 terão forçosamente de se comprar pelo menos novos mísseis ar-ar, ar-solo e SDB.
Ainda a este propósito, alguém aqui perguntou se os AIM-9L/I-1 que a FAP dispõe poderiam ser utilizados pelo F-35A, e a resposta é não. Desde o Block 3F que os Lightning II podem empregar o AIM-9X Block I e II (e ASRAAM), mas não o modelo Lima ou Mike. Ao contrário do F-22A que andou muito tempo armado com AIM-9M-9 e só recentemente passou para o X-Ray, o F-35A utiliza de raíz o último Sidewinder. O Lima/Mike foi um grande salto tecnológico há 40 anos atrás tendo tido a sua hora de glória às mãos dos Sea Harrier nas Falklands e também ao serviço de Israel no conflito do Líbano, no entanto é altura de seguir em frente para o X, ASRAAM ou IRIS-T, sendo que este último não será brevemente ou de todo integrado no F-35 ao contrário do que foi planeado inicialmente.
Convêm garantir a comunicação entre ambas as plataformas, alguem me sabe dizer quanto custa o upgrade para "V"
O Red Baron já te respondeu à primeira parte da pergunta, eu respondo à segunda: a preços de 2017, o upgrade de 30 MLU para Viper custaria cerca de 500M€, ou seja, perto de 17M€ por aeronave. Ninguém está a ver isso acontecer até porque a FAP já o descartou, além da idade até dos PA I começar a pesar num possível upgrade pois 25 anos são, apesar de tudo, 25 anos de operação. Viper novos ficariam entre 90 a 110M€ a unidade, e para isso de facto mais vale dar o salto e ir já para a 5ª geração.
https://www.dn.pt/portugal/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.htmlAlém disto, convinha termos um reabastecedor, A-310 MRTT, por exemplo, para dar apoio a deslocações para teatros de operações, assim como operação no nosso triângulo, em conjunto com o futuro ? P-8A "Poseidon" e MALEs ?
Se não comprarmos um A330 MRTT (o que, sejamos francos, acho bastante improvável), pelo menos que nos juntemos ao programa NATO MRTT-C (Multi Role Tanker Transport Capability) como já fizeram o Benelux, Alemanha, Noruega e recentemente a República Checa.
https://www.nato.int/nato_static_fl2014/assets/pdf/pdf_2019_10/20191022_1910-factsheet-mrts.pdfO Boeing P-8 Poseidon será muito certamente o substituto do P-3C CUP+, mas só lá para 2035/2040.

A confirmarem-se os rumores, quando poderiam chegar os F-35? Não será para breve, na melhor das hipóteses no final da próxima década quando os Peace Atlantis I tiverem à volta dos 35 anos de serviço, o que face ao fim das actualizações para o MLU os tornará nessa altura verdadeiramente obsoletos e talvez apenas próprios para missões ASFAO caso não se invista entretanto na modernização da panóplia de armamento e sensores (AIM-9X, AIM-120D, SDB, Sniper, etc).
Quantos serão? Tal como adiantei aqui os rumores falam de um número entre as 8 a 14 unidades. Como aconteceu inicialmente tanto com o A-7P como com o F-16, é costume a FAP encomendar em torno de 20 aeronaves que, a 80M€ cada, daria algo como 1600M€ fora tudo o resto, e por isso é pouco provável que numa primeira instância venham tantos aparelhos. Resta por isso saber ao certo quanto valerão as Lajes na mesa das negociações para se começar a delinear a melhor estratégia a seguir.