Acho que não estamos a assim tanto em desacordo....se leres melhor o meu post e o teu, vais verificar isso.
É verdade .
Os F-16 OCU voaram em conjunto com os A7P entre 1994-1999, (e eu sou um felizardo porque pude assistir a isso todas as semanas desses 5 anos, vivo na Marinha Grande, por isso perto da BA5), desde logo 2 aviões, duas realidades completamente diferentes, por isso num futuro operar F-35 e F16 simultaneamente era algo que não iria ser estranho para a Fap.... Também não fazia sentido comprares F-16 usados (aviões tampão com lhe chamas) para lhe fazeres MLU, podes comprar direto a versão C/D bloco 50/52 que consegue ser ligeiramente superior ao MLU, se fosse agora só terias disponiveis bloco 30/40 e ai sim o MLU fazia sentido.
Está certo, eu estava a pensar mal pois estava a dizer que os A-7P tinham acabado mal chegaram os 20 F-16OCU, mas na verdade ainda voaram em conjunto até 1999.
Eu quando falei na 2ª esquadra de F-16 MLU, estava a falar nos nossos, tantar aproveitar os que estivessem melhor, um bocado como se fizeram com os A-7P, não acredito muito em comprar aviões só para 10 anos, por isso é que falei no leasing.
Nem em 2030 nem nunca, Portugal não vai ter dinheiro para comprar direto 30 aviões de uma vez só.... nunca aconteceu, excepto a quando dos A7P,(30+30 aparelhos)mas como sabem era com dinheiro dos EUA em virtude da exploração da base das Lajes, em que cada avião já modernizado, na altura ficou em 4.7 milhões usd , numa altura que o F-16A custava 16.5 milhões usd.
Por isso, cada vez estou mais convicto que a substituição do F-16 vai ser como a compra dos mesmos, uma tranche de aviões novos, se for o F-35 estamos a falar de 12/15 aparelhos no máximo, e se der até pode ser em leasing, se bem que só tenho ouvido falar em leasing em negócios de Gripens, e depois, acho que vamos aproveitar F-16 C/D BLOCO 52, porque são os que têm motor Pratt&Whitney, que a USAF vai largar a partir de 2025, as células mais recentes está claro, como solução transitória de 10 anos, até termos dinheiro para outro avião novo, e se os conseguirmos baratinhos até lhe podemos fazer um upgrade para radar AESA pelo menos.
É ponto assente para mim.... não vamos comprar nenhuns eurocanards, sejam eles gripens, eurofighter ou rafales, não está nem nunca esteve no ADN da FAP este tipo de aviões de combate, neste assunto estamos muito americanizados, e não somos só nós, para Paises como a Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica era tão facil comprar o Caça da Vizinha Suécia e nem mesmo assim....