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Substituiçao dos F-16's

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1050 em: Outubro 21, 2016, 02:31:12 pm »
A aquisição dos EH-101 custou perto de 400 milhões de euros e um dos concorrentes era um helicóptero Norte-Americano. Se acrescentar-mos o custo dos contractos de manutenção, então estamos a falar de um belíssimo contracto seja para quem for.

O custo de aquisição e de manutenção dos F-35 por enquanto têm custos quase pornográficos, por isso sim, é pelo custo. Sabendo que o país tem 30 F-16 para substituir a médio prazo, o programa de substituição será sempre com valores altíssimos. O mesmo digo do Rafale e do EFA, por isso ficamos com muito poucas opções.

Este também cativa a minha atenção, mas vamos ver se a linha de montagem ainda vai construir muitos...

http://lockheedmartin.com/us/news/features/2016/Meet-the-F-16V.html
« Última modificação: Outubro 21, 2016, 02:33:05 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1051 em: Outubro 21, 2016, 04:22:40 pm »
Sem duvida que o F-16V seria sempre uma boa opção, no entanto era uma máquina que se colocava no máximo ao nível do Rafale, do Eurofighter e do prometido Gripen NG como caças de 4.5 geração, nenhum destes aviões tem capacidade furtiva como o f-22 ou f-35, apesar de terem algumas características que os permitem terem uma assinatura de radar ligeiramente mais pequena que os caças da 4º geração como é o caso do f-16 MLU/C/D.
No entanto, os nossos parceiros  europeus no desenvolvimento do f-16, já adquiriram ou estão para adquirir o F-35, á excepção da Bélgica, mas mesmo esta já assumiu que quer o F-35, caso portugal não siga pelo mesmo caminho, vá-lá, com o máximo de 5 anos de diferença dos outros, vai ficar isolado no âmbito das missões Nato sejam elas a nível europeu ou mundial. Depois duvido muito que a lockeed mantenha as linhas de produção abertas para o F-16 tendo o F-35 para Produzir... Em todo caso, se portugal adquirir o F-35 será apenas para uma esquadra e com um nº de aviões mínimo possível, entre 12 a 15 aparelhos, 30 sim é impensável .
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1052 em: Outubro 21, 2016, 04:33:09 pm »
O Canada vai lançar um Upgrade do Cf18 na ordem dos 379 milhões que o manterá a voar até 2025. E o F35 não está sozinho na corrida com o Super Hornet à espreita: http://www.theglobeandmail.com/news/politics/breaking-down-the-dogfight-over-canadas-next-fighter-jet/article30495055/
Citar
October 7/16: Canada’s Air Force will request $379 million from the government in order to fund the upgrade of avionics on its CF-18 fighters external link external link. Once installed, the modernization will keep the fighters flying until 2025, giving leaders in Ottawa some much needed breathing room on making a decision on the aircraft’s eventual successor. First bought in 1982, almost $2 billion has been spent on upgrading the fighters since 2001. (Values in USD)

http://www.defenseindustrydaily.com/canada-preparing-to-replace-its-cf-18-hornets-05739/
Já agora, a apresentação da LM do F16V: http://www.defenceaviation.com/2016/09/introducing-f-16v-the-latest-4th-generation-fighter-plane-from-lockheed-martin.html
Citar
Taking its game forward, Lockheed Martin launched an improved version of the popular F-16, The F-16V and claims it to be the most technology advanced, 4th generation Fighter Aircraft in the world today. An option for new productions, as well as upgrades to the existing F-16 s, the F-16 V has a slew of the latest state of the art technological advancements and improvements that include a new radar system, stealth detection capabilities, and electronics design that add a lot of value to the already iconic aircraft.
It is believed that the F-16V was developed towards the up gradation of Taiwan’s aging F-16 fleet, with an eye on the modernisation of the hostile People’s Liberation Army Air Force (Air Force of Mainland China). Taiwan alone plans to upgrade 147 F-16A fighters with the new advancements to keep its fleet current and battle ready. The Aircraft has been put through rigorous simulated flight time tests of more than 27000 hours and the results are being studied to determine the life of the aircraft.
The F-16V incorporates an upgraded mission computer, a state of the art avionics and includes multi-function displays. The Central Pedestal Display helps improve the crew’s situational awareness through Real Time processing of the flight safety data. In addition, the F-16V is also loaded with an upgradable display generator, a link-16 data link, HF/UHH/VHF multiple frequency radio communication support as well as IFF (identification friend or foe) enhancements. The three original computers have been replaced with a single modular mission computer which provides far higher computing power to the avionics and weapons systems in addition to providing accurate targeting, air to air strike performances and information capabilities. According to Lockheed Martin, the F-16V is capable of providing affordable and scalable advanced combat capabilities through its Active Electronically Scanned Array radar. The Central Pedestal Display also provides high-resolution display with color maps, zoom functionality,  and Night vision systems, thereby helping to keep the aircraft in an enhanced state of Battle Awareness.

De longe, para Portugal é a melhor opção.


Saudações
« Última modificação: Outubro 21, 2016, 04:46:02 pm por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1053 em: Outubro 21, 2016, 09:15:48 pm »
A minha opinião é que depende das características que a FAP disser que o novo caça tem que ter.

Se a FAP disser que o mais importante é o avião ser furtivo e que tudo o resto é obsoleto, então vem o F-35, mas como o dinheiro não abunda, vem um número pequeno de aeronaves, uns 12, o que torna complicado a execução de missões internacionais, pelo menos nos moldes actuais, até a própria existência de uma base aérea só para acolher 12 aviões vai ser posta em causa, pode levar a mudanças na distribuição das esquadras pelas bases.

Se a FAP disser que a capacidade furtiva não é essencial, porque por exemplo, Portugal nunca foi um país de 1a linha numa campanha aérea ofensiva, anda mais nos policiamentos aéreos onde essa capacidade pode não ser relevante. Se o número de aeronaves a adquirir for um factor importante, para a FAP fazer destacamentos, então o F-35 também deve ser descartado, pois como se disse acima, não dá para comprar muitos.

Eu acho que a FAP vai optar pela segunda hipótese, um caça não-furtivo, em números de 20 a 30, ou novo ou em 2a mão conforme o que existir no mercado.
« Última modificação: Outubro 21, 2016, 09:17:31 pm por Lightning »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1054 em: Outubro 21, 2016, 09:21:35 pm »
Eu não estou muito por dentro do F-16V, mas é mesmo necessário ser construído na LM? Eu pensava que aquilo era um upgrade que podia ser feito a aviões já construídos.

O F-16V tem a vantagem de ser uma aeronave familiar à FAP em que muita coisa já existe, não é preciso começar do zero.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1055 em: Outubro 23, 2016, 02:22:45 pm »
Antes de 2025 Portugal não irá substituir os F-16 garantidamente pois as previsões económicas e o pagamento dos empréstimos à troika até então vao continuar a obrigar a um orçamento muito apertado. A única opção será suportar os custos dos upgrades ou comprar aeronaves usadas.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1056 em: Outubro 23, 2016, 07:23:58 pm »
Antes de 2025 Portugal não irá substituir os F-16 garantidamente pois as previsões económicas e o pagamento dos empréstimos à troika até então vao continuar a obrigar a um orçamento muito apertado. A única opção será suportar os custos dos upgrades ou comprar aeronaves usadas.

2025 já ai está ao virar da esquina...Mais um par de meses de estás em 2017...Os F-16 da PA I foram recebidos em 1994 mas o negocio foi fechado algures por 1988 e assinada a papelada em 1990...

Se quiseres tomar a decisão em 2025 terás os caças em 2030
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1057 em: Outubro 24, 2016, 09:59:33 am »
Eu não estou muito por dentro do F-16V, mas é mesmo necessário ser construído na LM? Eu pensava que aquilo era um upgrade que podia ser feito a aviões já construídos.

O F-16V tem a vantagem de ser uma aeronave familiar à FAP em que muita coisa já existe, não é preciso começar do zero.
O F16V advém do upgrade dos F16A de Taiwan. Tanto pode ser novo como em aeronaves já existentes. A maior parte do programa vai ser executado pela AIDC, portanto fora dos EUA.   
Citar
Midlife Update

On September 2nd, 2011 it became apparant that the deal for 66 new aircraft wouldn't be executed in the short-term. Although the Taiwanese F-16s are build to MLU standards, they are becoming a bit absolete and certainly compaired with the new hardware mainland CHina has put into place over the past years. To counter this a $5.3 billion deal was put forward to update the existing F-16s. This update would replace the current MMC with the latest available model and some other systems to bring them on to par with the latest block 50/52 models. Most importantly this would also entail replacing the existing AN/APG-66(V)3 radar with an Active Electronically Scanned Array (AESA) radar (being either the Northrop Grumman's Scalable Agile Beam Radar or the Raytheon Advanced Combat Radar), incorporating an Embedded Global Positioning System/Inertial Navigation System and the Terma ALQ-213 Electronic Warfare Management System. This deal also includes delivery of advanced targeting and bomb systems. Including either the Lockheed AN/AAQ-33 SNIPER Targeting System or the Northrop AN/AAQ-28 LITENING Targeting System for the first category and Boeing GBU-31, GBU-38 Joint Direct Attack Munitions (JDAMs) and also GBU-54 Laser-guided JDAM, GBU-10 Enhanced PAVEWAY II or GBU-24 Enhanced PAVEWAY III for the second. Besides that CBU-105 Sensor Fused Weapons and the new Raytheon AIM-9X Sidewinder air-to-air missile have also been approved. Moreover the F-16A/B package will include an engineering and design study on possibly replacing the existing F100-PW-220 engines with F100-PW-229 engines.

http://www.f-16.net/f-16_users_article19.html
A ultima notícia de Maio de 2016: http://www.janes.com/article/60390/taiwan-s-f-16a-b-upgrade-programme-on-schedule-for-2017-start
Citar
Taiwan's Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) has said the upgrade programme for the Republic of China Air Force's (RoCAF's) fleet of F-16A/Bs will begin on schedule in early 2017.

The company said on 7 May it is currently building a hangar large enough to ensure that 24 aircraft per year can be updated.

Taiwan is seeking to upgrade its entire fleet of 144 F-16A/Bs by 2022. While most of the aircraft will be upgraded at AIDC's facility in Taichung, central Taiwan, some of the fighters will be shipped to the US for Lockheed Martin to carry out the upgrade.

When completed, the upgrade programme will see all of Taiwan's F-16A/Bs fitted with Northrop Grumman's APG-83 active electronically scanned array (AESA) fire-control radar, a 6x8-inch centre pedestal display, and an upgraded mission computer.

E sobre o F16V em si: http://www.airforce-technology.com/projects/f-16v-viper-fighting-falcon-multi-role-fighter/
Citar
F-16V development

The F-16V jet fighter was unveiled at the Singapore Airshow in February 2012. The Viper configuration is available as a new production aircraft, while a components upgrade is also being offered to the existing F-16 versions.

Lockheed Martin received a $1.85bn contract from the US Government to upgrade 145 Block 20 F-16A/B aircraft for the Republic of China (Taiwan) Air Force, in October 2012. The upgrades are based on the F-16V version.

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« Última modificação: Outubro 24, 2016, 10:09:30 am por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1058 em: Outubro 24, 2016, 10:18:51 am »
O grande problema da FAP neste momento é o nº diminuto de horas de treino/ missões  que estão a realizar em virtude do orçamento disponível..... mas também é este facto que leva as células dos nossos F-16 a estender o tempo de vida util, porque voam pouco!! Eu vivo a escassos quilómetros da base de Monte Real, e tem semanas que nem nem se ouvem, no entanto o facto de não voarem muito, só poupa como é óbvio a estrutura do avião, porque enquanto sistema de armas os nossos F-16 assim como todos no Mundo, excepto os Block 60 dos árabes, estão a ficar obsoletos nos mais diversos teatros de operações.
Por isso pensar em substitui-los em 2025, para termos aviões "novos" em 2030 não é possível!!
Nós temos Células de F-16 já com 32 anos, os do Peace Atlantis 2, em 2025 terão 41, pelo menos estes terão que ter substituto por esta data, por isso terá que ser planeada a sua aquisição daqui a 3/4 anos no máximo!! Até se pode dar o caso de anteciparmos a compra dos F-35 e ao mesmo tempo "despacharmos" 15/20 F-16 para a Roménia ou Bulgária enquanto eles o querem....

Continuo a dizer que vamos ter F-35, poucos é verdade, 12/15 aparelhos, mínimo para formar uma esquadra de ataque, para estarmos em conformidade com as missões nato e para não ficarmos isolados dentro da Europa. Para uma 2ª esquadra de missões de patrulha/defesa aérea, interdição e luta aérea, penso que vamos adquirir ao AMARC ou directamente á USAF  aviões usados, para uma solução transitória de 10/15 anos, tendo em conta que também temos que substituir os F-16 do PA  1 em 2030,  neste caso, penso que em 2025 teremos disponíveis no mercado os primeiros Super Hornet usados da USNAVY, ou até alguns F-16 C/D Block 50/52 para ai com 20 anos no máximo , ou Gripens C/D que a Suécia queira alienar para abrir espaço ao Gripen NG, que podem servir, até termos mais dinheiro para comprar outra esquadra de  F-35, Penso por isso, que vamos ver a FAP a conviver simultaneamente com F-16 e F-35, assim como está a acontecer nos EUA e nos nossos parceiros europeus, Dinamarca, Noruega e Holanda para Já....
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1059 em: Outubro 24, 2016, 10:49:07 am »
Devido às nossas limitações financeiras, se calhar o ideal é adquirir 30 aviões novos em sistema de leasing e por 30 anos, já com a manutenção incluída, tal e qual como fazem as empresas, porque o custo é diluído pelo tempo esperado que queremos que o avião dure e é muito mais fácil de gerir financeiramente. Dessa forma um custo de 3,5 mil milhões de euros traduziam-se em prestações anuais de 120 milhões, ou mensais de 10 milhões de euros, para a compra de 30 F-35A. Porque se for para gastarem 3,5 mil milhões de euros em material de defesa e pagos a pronto, nesta altura, duvido que a população não caia em cima!!!!

Ainda fazíamos melhor negócio que os brasileiros, que vão pagar 160 milhões de dólares por cada Gripen e vendíamos os F-16 aos Romenos e Búlgaros :)
Ou ficavamos com metade para substituír os Alpha Jet.
« Última modificação: Outubro 24, 2016, 10:51:26 am por Viajante »
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1060 em: Outubro 24, 2016, 10:58:52 am »
O grande problema da FAP neste momento é o nº diminuto de horas de treino/ missões  que estão a realizar em virtude do orçamento disponível..... mas também é este facto que leva as células dos nossos F-16 a estender o tempo de vida util, porque voam pouco!! Eu vivo a escassos quilómetros da base de Monte Real, e tem semanas que nem nem se ouvem, no entanto o facto de não voarem muito, só poupa como é óbvio a estrutura do avião, porque enquanto sistema de armas os nossos F-16 assim como todos no Mundo, excepto os Block 60 dos árabes, estão a ficar obsoletos nos mais diversos teatros de operações.
Por isso pensar em substitui-los em 2025, para termos aviões "novos" em 2030 não é possível!!
Nós temos Células de F-16 já com 32 anos, os do Peace Atlantis 2, em 2025 terão 41, pelo menos estes terão que ter substituto por esta data, por isso terá que ser planeada a sua aquisição daqui a 3/4 anos no máximo!! Até se pode dar o caso de anteciparmos a compra dos F-35 e ao mesmo tempo "despacharmos" 15/20 F-16 para a Roménia ou Bulgária enquanto eles o querem....

Continuo a dizer que vamos ter F-35, poucos é verdade, 12/15 aparelhos, mínimo para formar uma esquadra de ataque, para estarmos em conformidade com as missões nato e para não ficarmos isolados dentro da Europa. Para uma 2ª esquadra de missões de patrulha/defesa aérea, interdição e luta aérea, penso que vamos adquirir ao AMARC ou directamente á USAF  aviões usados, para uma solução transitória de 10/15 anos, tendo em conta que também temos que substituir os F-16 do PA  1 em 2030,  neste caso, penso que em 2025 teremos disponíveis no mercado os primeiros Super Hornet usados da USNAVY, ou até alguns F-16 C/D Block 50/52 para ai com 20 anos no máximo , ou Gripens C/D que a Suécia queira alienar para abrir espaço ao Gripen NG, que podem servir, até termos mais dinheiro para comprar outra esquadra de  F-35, Penso por isso, que vamos ver a FAP a conviver simultaneamente com F-16 e F-35, assim como está a acontecer nos EUA e nos nossos parceiros europeus, Dinamarca, Noruega e Holanda para Já....
Portugal e um conjunto de países não tem capacidade financeira para operar o F35. Não apenas falo do preço de aquisição mas sobretudo do preço de uso operacional. Se a Áustria se vê à rasca com o Thphoon, Portugal teve de alienar 9 F16 reduzindo a frota para 30 e apresenta cada vez mais uma maior redução do número de horas de voo, vai operar como um avião que "dispara" em termos de custo? O aparelho teria de baixar muito tanto o custo de aquisição como de uso (já para não falar da criação de toda uma linha logística, formação de pilotos e pessoal de manutenção, etc).


A LM independentemente de precisar de vender o avião F35 e de Portugal até ser na teoria um cliente, sabe que por razões técnicas (um pais como o Iraque ou Afeganistão, mesmo tendo em conta só a parte técnica teriam capacidade para manter e usar um F35? duvido, pois com aparelhos como o T6 e Spartan já é o que é), mas também que por razões  geopolíticas ou geoestratégicas precisa de uma alternativa ao F35, pelo que, ou lança outro avião ou vê a concorrência, nomeadamente a Boeing com o F18 apanhar uma fatia de mercado: Vejamos mais ao pormenor, sobretudo esta ultima questão:
 - Em África, quanto muito o Egipto ou a África do Sul. No primeiro sobretudo instabilidade política, no segundo falta de dinheiro, já que até parte dos Gripen estão encaixotados. O resto, não estou a ver.
- Na Ásia: Vendas ao Iraque, Paquistão (um dia depois o Chineses tinham o aparelho), Taiwan (dificilmente passaria no congresso, já que os próprios F16C/D têm marcado passo, quanto mais o F35) ou ao Afeganistão (mais tarde precisará de um caça de superioridade aérea e multi-funcional), dificilmente ocorrerão, por motivos políticos e mesmo técnicos. As vendas já referidas dificilmente se estenderão a mais que um ou outro pais, futuramente.
 - Na América tirando o Chile e Canada não estou a ver. O Brasil optou pelo Gripen e outras nações, à medida que vão substituindo modelos como os ainda em uso F5, poderão adquirir Vipers. Dificilmente passarão para o F35, novamente por razões técnicas como políticas.
- Na Oceania, Austrália. Outros países como a NZ em termos doutrinais virados para a protecção dos seus recursos, não gastarão tanto num avião.
- É na Europa onde parte das vendas estão asseguradas, e mesmo assim temos países ainda a comprar o F16, como a Roménia e possivelmente a Hungria. E a LM sabe, que mesmo tendo o F35 para vender e um enorme prejuizo para recuperar (e não sabe qual o valor total da factura pois esta não está encerrada), tem de assegurar Upgrade e uso de uma extensa frota de  ‎4,573 aparelhos construidos. Se não fechar a linha, com aparelhos novos, se esta for encerrada com o que existe na AMARG e operacional, e que não é pouco.

Atenção também ao seguinte: Apesar de ser um projecto dos anos 70, o F16 continua com potencial de desenvolvimento (o próprio F16V o diz). Um caça como o F5, só por estes dias começa a não ter margem de manobra (e mesmo assim os Chilenos e Brasileiros ainda são um "osso duro de roer", principalmente com o recurso a AEW e aos dados enviados para o aparelho via data link, ou mesmo num dogfight). O próprio F35 tem problemas para resolver e a ter em conta o que os chineses afirmam a propósito de um radar que detecta aparelhos furtivos, pode se calhar não ser uma opção tão "coupe d'art" a longo prazo só porque é Stealth.
Citar
Counterstealth technologies, intended to reduce the effectiveness of radar cross-section (RCS) reduction measures, are proliferating worldwide. Since 2013, multiple new programs have been revealed, producers of radar and infrared search and track (IRST) systems have been more ready to claim counterstealth capability, and some operators—notably the U.S. Navy—have openly conceded that stealth technology is being challenged.

These new systems are designed from the outset for sensor fusion—when different sensors detect and track the same target, the track and identification data are merged automatically. This is intended to overcome a critical problem in engaging stealth targets: Even if the target is detected, the “kill chain” by which a target is tracked, identified and engaged by a weapon can still be broken if any sensor in the chain cannot pick the target up.

http://aviationweek.com/technology/new-radars-irst-strengthen-stealth-detection-claims

Saudações

 
« Última modificação: Outubro 24, 2016, 11:14:00 am por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1061 em: Outubro 24, 2016, 11:22:19 am »
Um ponto de vista interessante Mafets.

Já agora, e uma vez que lido mais com números, é mais vantajoso ter mais aviões e menos horas de voo a gastar (para poupar) ou menos aviões e explorá-los até ao tutano?
Julgo que a resposta a essa questão indica-nos o caminho a seguir, novos e poucos ou usados e maior quantidade. Pressupondo que em princípio vamos substituir um avião de 4ª geração, por um superior.......

Abraço
« Última modificação: Outubro 24, 2016, 11:26:36 am por Viajante »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1062 em: Outubro 24, 2016, 12:08:28 pm »
A Finlândia vai desfazer-se de 61 F-18, entre 2020 e 2025. E são aviões que nem sequer têem 20 anos!!!!!

Chegaram à conclusão que não compensa fazer o MLU aos F-18!!!!!

https://www.flightglobal.com/news/articles/finland-kicks-off-fa-18-replacement-process-420255/
http://aviationweek.com/farnborough-airshow-2016/fighter-aircraft-procurement-plans-19-european-countries
« Última modificação: Outubro 24, 2016, 12:12:12 pm por Viajante »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1063 em: Outubro 24, 2016, 12:26:34 pm »
Bom trabalho de pesquisa Mafets.

Sem duvida que um avião tipo F-16 tem invariavelmente menos custos de operar que um F-35, no entanto isso torna-se mais evidente quando temos uma frota grande,  de 30/40+ ... Portugal jamais vai entrar no programa F-35 com esse nº de aeronaves, já disse, no máximo 12 a 15  aviões, mais do que isso é realmente impensável para uma força aérea como a nossa.

Não esquecer que o preço que apresentas do F-35  é sem o "subsidio" do governo americano  á Lockeed Martin para  colmatar no fundo o facto da mesma ter que ir vender o avião por um custo substancialmente mais baixo, está previsto que esse custo seja em 2020 de +/- 75/80 milhões de dólares para a versão de exportação do F-35A, e não dos 98/116 milhões,  não esquecer também que um futuro F-16V terá custos muito acima dos 40 milhões actuais para um F-16 C/D Block 50/52, não vou afirmar com toda a certeza mas li que os Block 60 vendidos aos árabes rondaram os 60 milhões por unidade, por isso se for nesta ordem de grandeza é mais barato adquirir um F/A-18 Super Hornet.... mas também li e vi reportagem que a Boeing dá como certo fecho da linha de produção deste ultimo em 2018 se não houver entretanto encomendas que o justifiquem....
 

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ferreira76

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1064 em: Outubro 24, 2016, 12:52:31 pm »
A Finlândia vai desfazer-se de 61 F-18, entre 2020 e 2025. E são aviões que nem sequer têem 20 anos!!!!!

Chegaram à conclusão que não compensa fazer o MLU aos F-18!!!!!

https://www.flightglobal.com/news/articles/finland-kicks-off-fa-18-replacement-process-420255/
http://aviationweek.com/farnborough-airshow-2016/fighter-aircraft-procurement-plans-19-european-countries

Olha... um bom negócio para Portugal, adquiríamos uns 30 destes, fazia-se um upgrade com radares AESA, e outros aviónicos mais actuais e tínhamos aviões para mais 15 anos.... entretanto vendíamos os F-16 á Roménia, Bulgária ou Hungria (dava para os upgrades) e dava tempo á FAP e ao Governo português para "empurrar para a frente a decisão de qual  avião comprar em 2030/2035