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Substituiçao dos F-16's

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #840 em: Novembro 09, 2011, 11:37:56 pm »
Reportagem da SIC, do programa Sobreviventes, sobre o Tenente-Coronel Pereira e o seu acidente com um F-16.

http://www.emfa.pt/www/galeriaMostraVideo.php?lang=ptpt&file=videos/sic_08nov_sobreviventes.flv&codG=2560

PS: Só quero corrigir um erro da reportagem, no inicio diz que é o 2º acidente com caças na história da Força Aérea, o que está errado, porque outros caças antes do F-16 também tiveram acidentes, é sim o 2º acidente com o avião F-16.
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #841 em: Novembro 11, 2011, 09:09:58 am »
Citar
Governo autoriza 17,5 milhões de euros para manutenção dos F 16

O Comando da Logística da Força Aérea foi autorizado pelo Governo "a iniciar o procedimento tendente à celebração de contrato para o fornecimento debens e serviços para as aeronaves F­16 da Força Aérea, até ao montante de 17,5 milhões de euros".

Numa portaria assinada pelos ministros das Finanças e da Defesa, a celebração deste contrato é autorizada considerando que "a Força Aérea tem necessidade de assegurar a operacionalidade da frota F­16, nomeadamente de todos os sistemas das aeronaves" e tendo em conta "a vantagem de um criterioso planeamento que permita a prontidão e o aproveitamento integral nas missões a que se destinam".

De acordo com a portaria, os encargos orçamentais resultantes da assinatura do contrato não poderão exceder em 2011 os 531.020 euros, em 2012 os 5.613.002 euros, no ano seguinte 8.983.857 euros e em 2014 os 2.372.121 euros.

A importância fixada para o ano de 2011 encontra-se cabimentada, refere a portaria, que prevê ainda que as importâncias fixadas para os anos de 2012, 2013 e 2014 podem ser acrescidas dos saldos que se apurarem na execução orçamental dos anos anteriores.

O diploma publicado hoje em Diário da República refere ainda que os encargos financeiros serão satisfeitos por verbas adequadas do orçamento da Defesa Nacional, Departamento da Força Aérea, para aqueles quatro anos.

"A orçamentação das despesas em cada ano será precedida da apresentaçãode programas anuais de execução, elaborados de acordo com as normas definidas pelo Ministério das Finanças, através da Direcção-Geral do Orçamento, ficando sujeita ao que vier a ser legalmente fixado pelo Governo em termos de disponibilidade orçamental anual", é ainda referido.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=517651
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mad20001

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #842 em: Dezembro 17, 2011, 03:02:38 pm »
Substituição dos F-16??
Lembram-se em que ano é que foram retirados os F-86?
Os F-16 ainda têm muitos e muitos e muitos anos de serviço pela frente na FAP...

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #843 em: Dezembro 17, 2011, 03:22:42 pm »
Em Portugal e no mundo. Vai ser como o Mig-21, centenas de variantes e actualizações.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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junger

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #844 em: Fevereiro 11, 2012, 03:12:55 am »
Citação de: "mad20001"
Substituição dos F-16??
Lembram-se em que ano é que foram retirados os F-86?
Os F-16 ainda têm muitos e muitos e muitos anos de serviço pela frente na FAP...

precisamente por nos lembrarmos é que ninguém quer que se repita.
Os F-16 tem de ser substitidos dentro dos próximos 10 anos.
A alternativa é uma profunda modernização, o que envolve riscos muito grandes.

O problema é que não há grandes alternativas dado que o F-35 é um pesadelo financeiro, o Gripen não é suficientemente evoluido face ao F-16 e os restantes são todos demasiado caros ou são russos.

Talvez os chineses...
 

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vmpsm

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #845 em: Fevereiro 11, 2012, 06:29:07 pm »
Se calhar é melhor começarmo-nos a mentalizar que vamos acabar por perder essa capacidade militar no futuro.

Da maneira como as coisas estão não estou a ver a Força Aérea Portuguesa a operar este tipo de aeronaves.
 

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Instrutor

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #846 em: Fevereiro 13, 2012, 05:30:46 pm »
Daqui a uma duzia de anos prevejo três hipóteses a considerar:

1º F-16 Block ?? 70/80 algo mais avançado ao actual block 60/70
2º Grippen (uma nova geração mais avançada)
3º Eurotyphoon ou Rafale em 2ª mão da Alemanha e/ou França
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #847 em: Fevereiro 16, 2012, 03:59:18 pm »
F-16V: uma possível solução?  :arrow: http://www.lockheedmartin.com/us/news/p ... F-16V.html[/quote]
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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raphael

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #848 em: Fevereiro 17, 2012, 10:23:03 am »
Quando modernizarem o avião não se esqueçam também do armamentoe tê-lo pelo menos em quantidade suficiente. Porque ter passarões a voar só para treino... :twisted:
Um abraço
Raphael
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Jorge_Costa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #849 em: Maio 28, 2012, 10:02:12 pm »
Uma pergunta de um leigo:
 Qual é o problema dos aviões Russos? Tem capacidades aerodinâmicas que os Americanos ainda não possuem, agora a níveis de equipamento de combate é que estou na dúvida se serão melhores ou piores.
 

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HSMW

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #850 em: Maio 28, 2012, 10:32:23 pm »
Vejam este vídeo para uma noção das necessidades das aeronaves para os futuros conflitos.
Vale a mesmo a pena ver tudo.
 :arrow: viewtopic.php?f=15&t=10292#p224235
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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afonsinho

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #851 em: Maio 29, 2012, 11:12:14 am »
Citar
Uma pergunta de um leigo:
Qual é o problema dos aviões Russos? Tem capacidades aerodinâmicas que os Americanos ainda não possuem, agora a níveis de equipamento de combate é que estou na dúvida se serão melhores ou piores.
Resposta de um leigo:
Os criticos dizem que industria russa nao consegue manter a mesma qualidade entre peças produzidas, e que os eletronicos (como radares, etc) sao inferiores ao ocidentais. Sem tirar o facto de serem aviões maiores e logo com um maior RCS.
Sao tam bem muito mais manobraveis, o que implica um maior treino por parte do piloto para poder utilizar ao maximo esta caracteristica. Mas sao é muito mais baratos e bonitos!!! Como sao maiores sao tambem capazes de uma maior autonomia e de transportar mais carga. Actualmente quase todos os modelos russo possuem ou podem possuir motor vectorial, que os torna numas maquinas em termos de manobrabilidade exceptionais quer a baixa ou alta velocidade.

Na minha opiniao o aviao russo é um aviao de "guerra aberta" enquanto os avioes Americanos sao aviaoes (cada vez mais) de "operaçoes pontuais". Qual o melhor? Aquele que a propaganda fizer dele o melhor XD
 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #852 em: Junho 14, 2012, 07:15:28 pm »
Citação de: "Jorge_Costa"
Uma pergunta de um leigo:
 Qual é o problema dos aviões Russos? Tem capacidades aerodinâmicas que os Americanos ainda não possuem, agora a níveis de equipamento de combate é que estou na dúvida se serão melhores ou piores.

Creio que isto já foi debatido algures neste tópico, mas aqui vai mais um reforço ao que o afonsinho disse.

Para começar, Portugal faz parte da NATO. A NATO não é só uma aliança militar do género "se nós formos atacados, tu vens cá dar uma mãozinha". Vai muito mais fundo que isso, incluindo tratados de armamento, isto é, estipulações de números militares, tipos de equipamento, etc... Os países estão proibidos por tratados internacionais assinados entre países de todo o mundo, NATO ou fora dela, de possuírem mais do que um determinado número de determinados equipamentos bélicos. Sumariamente, faz-se um estudo de qual o número de aviões de combate, carros de combate e tudo o resto necessários para assegurar a segurança de um país, tudo isto de acordo com a sua condição diplomática, posição estratégica e, claro, poder económico. Portugal, neste momento, não garante nenhum destes mínimos, sendo que a nossa dotação de combate actual numa situação de invasão do território nacional é ridiculamente baixa. Isto para te dar uma ideia geral de como funcionam estes tratados.

Ao sermos um país da NATO, Portugal garante que, em caso de necessidade de compra de aviões (neste caso), quer eles sejam de transporte ou de combate, o país terá sempre preferência pela compra de equipamento de países NATO, que supostamente nos poderiam providenciar aeronaves e peças a preços mais baixos, ou pelo menos preços que não seriam praticados a países fora da NATO.

Não se trata de melhor qualidade, mas sim de questões diplomáticas. Os russos têm excelentes aviões de combate, como é o caso do Su-35 Flanker e do Su PAK FA, com excelente manobrabilidade e capacidade de carga. Mas acima de tudo isto está a cordialidade para com os teus aliados. Imagina só a imagem com que ficavas se trabalhasses na Microsoft e aparecesses lá com um Mac debaixo do braço.

Além disto, os Russos não andam propriamente de mãos dadas com a NATO. Durante quantos anos andámos nós e os nossos aliados a matutar planos para retaliar contra os soviéticos? Não somos só nós que sabemos disto, eles também sabem. Pessoalmente, não creio que ganharia uma grande empatia com um grupo de pessoas que se juntava quase mensalmente para engendrar (e treinar) maneiras de me destruir! Para todos os efeitos, a Rússia é uma potencial inimiga da NATO. Se não és dos nossos, não confio em ti.

No fim, acaba também por ser uma questão de bom senso: Se a NATO entrasse em guerra com os russos, a componente aérea ia logo ao ar. No caso de avaria ou dano, ias pedir as peças para os teus Sukhois ou MiG's a quem? "Olhem, dá para emprestar aí umas peçinhas para podermos bombardear a vossa malta?". Há que pensar em todos os cenários possíveis. Ainda que, neste momento, a NATO tenha boas relações com a Rússia (ou, pelo menos, não se detestam), não se pode tomar a paz como algo garantido. Afinal de contas, para que outro propósito serve a NATO senão a manutenção da mesma?
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #853 em: Junho 14, 2012, 08:21:38 pm »
Citação de: "whiskey01"
Os países estão proibidos por tratados internacionais assinados entre países de todo o mundo, NATO ou fora dela, de possuírem mais do que um determinado número de determinados equipamentos bélicos. Sumariamente, faz-se um estudo de qual o número de aviões de combate, carros de combate e tudo o resto necessários para assegurar a segurança de um país, tudo isto de acordo com a sua condição diplomática, posição estratégica e, claro, poder económico. Portugal, neste momento, não garante nenhum destes mínimos, sendo que a nossa dotação de combate actual numa situação de invasão do território nacional é ridiculamente baixa. Isto para te dar uma ideia geral de como funcionam estes tratados.

Esse tratado não é com os paises todos do mundo, vai perguntar à China se tem :mrgreen: , esse tratado vem dos tempos da guerra fria e era entre o bloco NATO e o bloco de Leste, de modo a existir um "equilibrio" de forças entre os dois lados, de modo a que um dos lados nunca tivesse clara superioridade sobre o outro lado, ao haver o tal equilibrio, haveria paz pois nenhum dos lados teria força o suficiente para vencer o outro.

Esse tratado em especifico, é o tratado de armas convencionais na Europa
http://en.wikipedia.org/wiki/Treaty_on_ ... _in_Europe

Há outros como por exemplo, armas nucleares, armas estratégicas, etc
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #854 em: Junho 14, 2012, 10:38:49 pm »
Correcto. E esses mesmos países fora da Europa podem ter o que quiserem, a Turquia na parte asiática do país faz o que quer, idem para a Rússia (cuja maioria do território país se encontra mesmo na Ásia), os EUA no seu território nacional ou noutros territórios fora da Europa, etc.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 ... APYQjX8AKI