Como vez é um projecto europeu, os Norte-Americanos não têm nada a haver com isto.
Eu estava-me a referir aos UCAV's que vão ser colocados em porta-aviões americanos, como por exemplo, o Northrop Grumman X47B.
Relativamente ao resto, eu creio que essa informação acerca das aeronaves russas é sempre um pouco duvidosa. Um caso hipotético:
Se um país tivesse em dúvida entre adquirir o Su PAK FA ou o F-22 Raptor, convinha neste caso aos americanos que esse país pensasse que os motores russos eram "bêbados". Na verdade, apenas uma pequena porção das especificações das aeronaves militares está disponível ao público. Esse tipo de informação é secreta, até pelo menos a aeronave sair do serviço, e depende sempre muito da situação.
Os caças russos não são só agéis porque conseguem executar a infâme "Cobra de Pugachev". De facto, há caças ocidentais que também executam essa manobra, desde que tenham superficie de asa suficiente para o fazer, tal como o F-18 Super Hornet ou o F-22 Raptor, bem como outras variações de teste, tais como o F-18 HARV ou F-16 VISTA. Não entremos por aí.
Relativamente ao projecto, o F-35 tem dado problemas devido, não só ao curto armamento, mas como ao elevado preço que nínguem consegue entender. Esperava-se que o Lightning II fosse tão stealth quanto o F-22, mas é, na realidade, muito mais propenso a ser detectado nos radares. Algo também duvidoso não só no F-35, como também no F-22, são os porões de armamento. Para poder disparar um missíl, tanto o Raptor como o Lightning II têm de abrir um dos porões de armamento, perdendo, durante um certo tempo (dependendo do tempo que o porão está aberto) a capacidade de stealth. Acontece que em combate, o que pode acontecer é a porta do porão encravar, e todo o conceito em que se baseiam estes aviões desaparece. Portanto não é só a versão B que tem problemas. A versão A e C também. A substituição do Harrier, para mim, é uma idiotice, pelas razões que referiste. Retiram o especializado para colocar o adaptado.