Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

• 4860 Respostas
  • 1287458 Visualizações
*

typhonman

• Investigador
  • 5152
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1665 vez(es)
  • +8550/-4173
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #675 em: Janeiro 31, 2011, 09:52:51 pm »
?????????

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6891
  • Recebeu: 7653 vez(es)
  • Enviou: 5219 vez(es)
  • +10195/-2935
« Responder #676 em: Janeiro 31, 2011, 10:12:03 pm »
Citação de: "whiskey01"
Caro Charlie Jaguar,

É verdade que o Saab Gripen é um excelente caça. No entanto é bimotor, o que não interessa, pelo menos à FAP. Parece que a "onda" deles é os caças monomotores. É compreensível, dado que as verbas disponibilizadas para manutenção das aeronaves são poucas, e os caças monomotores necessitam, naturalmente, de menor manutenção, pelo óbvio facto de terem um só motor.
 De caças monomotores à venda e que estamos autorizados a comprar, temos:

-> F-16 Fightning Falcon
-> Dassault Mirage 2000
-> Lockheed Martin F-35 Lightning II

A primeira opção já a temos. A melhoria dos F-16 é a nossa melhor opção. Os pilotos já estão habituados à máquina, é mais barato melhorar do que comprar uns novos e já temos alguns.
A segunda opção também é bastante boa. No entanto, o Governo Português e os outros países da Europa possuem uma certa relutância inexplicável no que toca à compra de aeronaves francesas. Não percebo porquê, sinceramente. Os nossos Alpha Jets e os Puma são franceses, e nunca tivémos razão de queixa de qualquer que seja. Além disso, os Mirage ganharam reputação nas guerras israelitas, nomeadamente a Guera dos Seis Dias, Yom Kippur e na Guerra do Líbano. Obtiveram um desempenho excelente, no entanto, continuamos a querer dar o rabinho aos americanos.
A terceira opção já sei que não aprecia muito. As nossas carteiras também não iam apreciar o facto de ficarem vazias...

Volto a frisar que não podemos escolher qualquer avião. Há padrões definidos para a compra (infelizmente). Com caças tão bons na Europa, como é o caso do Mirage, que seria sem dúvida a minha escolha, caso pudéssemos adquiri-lo, não sei porque é que marramos tanto nos americanos. Então não é óbvio que a manutenção, arranjo e compra de peças extras seriam mais baratas se tivéssemos Mirages, dado que a França está muito mais perto de nós do que os EUA? Infelizmente Charlie Jaguar, os interesses económicos falam mais alto, e alguém ganha se escolhermos os F-16 para Portugal. Chegou-se a um ponto em que já não é Portugal que decide a sua defesa, mas sim os outros países.

Bom, antes de mais urge uma correcção no seu raciocínio, se me permite: o Gripen não é, nem nunca será, bimotor. Certa vez falou-se numa possível versão embarcada com dois motores, mas isso é algo que agora já estará na gaveta. Portanto, é só um motorzito.  :), mas é neste momento uma aeronave prestes a ficar ultrapassada, pese embora os 2000-5, 2000-5 Mk.2, etc, etc. Para isso temos os F-16AM/BM que, como bem diz - e como irá acontecer, diga-se de passagem - estão aí para as curvas e com os futuros upgrades mais capazes se tornarão. É verdade, não disparam 4/6 Micas e/ou 2 Magic II, nem o radar é tão bom, mas neste momento penso estarmos muito bem servidos. É a primeira vez que podemos dizer verdadeiramente que nos encontramos em pé de igualdade com os nossos congéneres europeus em termos de aviões de combate.

Em relação ao Lightning II, que não aprecio muito como fez questão de frisar, de facto é verdade que continuo bastante de pé atrás. Seria necessária uma página inteira de tópico para lhe explicar o porquê deste meu desaguisado com o Lockheed Martin F-35, do preço ao pouco armamento, do ir haver ou não versão downgraded, dos problemas de motor, o projecto em si, etc, etc, era conversa até à Páscoa. Sou apenas um entusiasta, não sou o CEMFA e muito menos político, daí que o facto de eu gostar ou não do F-35 pouco aqueça ou arrefeça a FAP ou o poder político quando chegar a altura de escolher um sucessor à altura dos F-16. Qualquer que seja a escolha no futuro ficarei contente, mas nada me impede de continuar a defender a minha dama e aquele que acho poder vir a ser a melhor solução pós-MLU.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3167/-4573
« Responder #677 em: Fevereiro 01, 2011, 10:59:23 am »
O whiskey01 deve ter-se enganado e colocado Mirage em vez de Rafale.

Ó Charlie Jaguar, minha enciclopédia ambulante, então não sabes que a SAAB ofereceu  no FX-2 a possibilidade de uma versão naval?! :lol:

F-35? Não obrigado.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #678 em: Fevereiro 01, 2011, 12:20:01 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Bom, antes de mais urge uma correcção no seu raciocínio, se me permite: o Gripen não é, nem nunca será, bimotor. Certa vez falou-se numa possível versão embarcada com dois motores, mas isso é algo que agora já estará na gaveta. Portanto, é só um motorzito.  

Tem razão, e peço imensa desculpa pelo meu lapso. Nunca tinha pensado no Gripen, embora continue a pensar que é um bocado carote. Preços à parte, é um excelente caça, sem dúvida. E satisfaz o que queremos. Um caça multi-funções.

Citação de: "Cabeça de Martelo"
O whiskey01 deve ter-se enganado e colocado Mirage em vez de Rafale.

Ó Charlie Jaguar, minha enciclopédia ambulante, então não sabes que a SAAB ofereceu no FX-2 a possibilidade de uma versão naval?!  

Ah pois é, eles concorrem com um caça que ainda não existe tanto para uma coisa como para a outra (FAB e Marinha).  

Mirage em vez de Rafale? Não, eu queria mesmo dizer Mirage 2000... A que propósito quereria dizer Rafale?
Relativamente ao Gripen naval, o Sea Gripen, baseado no Gripen NG, é claro que se eles estão a concorrer com esses caças é porque eles estão já aí a sair. A Saab não ia concorrer com algo que não tem ou que só vai ter daqui a um ou dois anos.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3167/-4573
« Responder #679 em: Fevereiro 01, 2011, 12:46:24 pm »
Talvez porque os mirages já não se fabricam e o que eles estão a produzir e a passo de caracol são as duas versões do Rafale. Se é para substituir os F-16 então que seja por um caça mais avançado, não faz sentido substituir o F-16 por um caça da mesma geração.

whiskey01 vai ao fórum DB para ver o que os Brasileiros pensam do Gripen NG e dessa versão manhosa naval. c34x

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6891
  • +10195/-2935
« Responder #680 em: Fevereiro 01, 2011, 12:51:09 pm »
Ó Charlie Jaguar, minha enciclopédia ambulante, então não sabes que a SAAB ofereceu  no FX-2 a possibilidade de uma versão naval?! :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3167/-4573
« Responder #681 em: Fevereiro 01, 2011, 12:58:49 pm »
Olha que não perdeste muito, o FX-2 ainda não saiu, o F-35 continua a dar problemas (especialmente a versão B), os Franceses ainda não venderam a ninguém o Rafale, os bifes estão na bancarrota e vão parar grande parte da sua Força Aérea e já não vão adquirir os F-35 B e sim os C, os Russos mostraram o seu novo caça.

to continue...

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6891
  • +10195/-2935
« Responder #682 em: Fevereiro 01, 2011, 01:36:12 pm »
Olha que não perdeste muito, o FX-2 ainda não saiu, o F-35 continua a dar problemas (especialmente a versão B), os Franceses ainda não venderam a ninguém o Rafale, os bifes estão na bancarrota e vão parar grande parte da sua Força Aérea e já não vão adquirir os F-35 B e sim os C, os Russos mostraram o seu novo caça.

to continue...

Isso tudo já eu sei e fui acompanhando, apenas não estou é ainda muito por dentro do programa FX-2 brasileiro, só isso.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #683 em: Fevereiro 01, 2011, 02:02:55 pm »
Talvez porque os mirages já não se fabricam e o que eles estão a produzir e a passo de caracol são as duas versões do Rafale. Se é para substituir os F-16 então que seja por um caça mais avançado, não faz sentido substituir o F-16 por um caça da mesma geração.

Tal como o F-16, os Mirages também devem estar a sofrer upgrades. Mas visto desse ponto, acho que é melhor manter os F-16, dado que também estão a passar pelo processo MLU.

whiskey01 vai ao fórum DB para ver o que os Brasileiros pensam do Gripen NG e dessa versão manhosa naval.  

Já agora, diz-me um outro caça naval que a SAAB tenha feito.

Eu creio que a Saab nunca fez um caça naval. Os únicos que conheço desta marca, são o Viggen, o Gripen, o Lansen, o Draken e o Tunnan. Nenhum deles é aeronaval. Três perguntas:
1. O Sea Gripen é manhoso porquê?
2. Porque é que o F-35 é assim tão mau? (Eu sei que já foi dito que a lista de problemas seria grande, mas não poderiam dar assim uma listinha de três ou quatro pontos resumida?)
3. O novo caça russo é o Sukhoi PAK FA certo? É que se for esse, não acredito que eles o vendam a qualquer país. Tirando a Índia que também está a seguir o programa com o Sukhoi/HAL FGFA, os russos vendem isso a mais um ou outro país, e e...

*

nelson38899

• Investigador
  • 5612
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 883 vez(es)
  • +740/-2718
« Responder #684 em: Fevereiro 01, 2011, 03:24:17 pm »
Mais vale esquecer o mirage 2000, como disse o martelo e com razão, a substituir mai vale comprar/alugar um caça de nova geração e não da mesma.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #685 em: Fevereiro 01, 2011, 03:27:45 pm »
Para "alugar" um caça é mlelhor estar quieto. Esses negócios de "Olha eu pago-te 10000 euros e tu emprestas-me essa geringonça" não creio que tenham grande sucesso...

*

Desertas

• Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
« Responder #686 em: Fevereiro 01, 2011, 03:34:47 pm »
Para "alugar" um caça é mlelhor estar quieto. Esses negócios de "Olha eu pago-te 10000 euros e tu emprestas-me essa geringonça" não creio que tenham grande sucesso...

E normalmente  o aluguer de caças são negócios temporários, enquanto o sistema de armas previsto não está disponível .Itália alugou uns f-16 aos Estados Unidos , enquanto não recebiam os typhoon , já os estão devolvendo .

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3167/-4573
« Responder #687 em: Fevereiro 01, 2011, 03:37:16 pm »

to continue...

Isso tudo já eu sei e fui acompanhando, apenas não estou é ainda muito por dentro do programa FX-2 brasileiro, só isso.  :evil:

Aquilo é um hino à incompetência politica... pobre Brasil que merecia melhor. Isso e aos lobbies que se criaram no Brasil, eles ali não brincam em serviço.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23352
  • +3167/-4573
« Responder #688 em: Fevereiro 01, 2011, 03:44:23 pm »
whiskey01 vai ao fórum DB para ver o que os Brasileiros pensam do Gripen NG e dessa versão manhosa naval.  

Já agora, diz-me um outro caça naval que a SAAB tenha feito.

Eu creio que a Saab nunca fez um caça naval. Os únicos que conheço desta marca, são o Viggen, o Gripen, o Lansen, o Draken e o Tunnan. Nenhum deles é aeronaval. Três perguntas:
1. O Sea Gripen é manhoso porquê?

Por isso mesmo, como é que uma empresa que nunca construiu um caça naval pode afirmar que consegue tal proeza?

2. Porque é que o F-35 é assim tão mau? (Eu sei que já foi dito que a lista de problemas seria grande, mas não poderiam dar assim uma listinha de três ou quatro pontos resumida?)

O F-35 é um projecto que vai ter 3 versões diferentes, uma para as Forças Aéreas (substitui o F-16), outra para a aviação naval (substituiu o FA/18) e outra para os Marines (substitui o Harrier). Estão a pedir muita coisa a um único aparelho e o resultado final é que a versão mais complexa (B) está a demonstrar ter tantos problemas de fiabilidade que o projecto sofreu uma pausa de 2 anos para que eles pudessem resolvê-los.

3. O novo caça russo é o Sukhoi PAK FA certo? É que se for esse, não acredito que eles o vendam a qualquer país. Tirando a Índia que também está a seguir o programa com o Sukhoi/HAL FGFA, os russos vendem isso a mais um ou outro país, e e...

Os russos não são os EUA, basta apareceres com dinheiro vivo que eles vendem-te tudo. Mas para Portugal...esquece.

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6891
  • +10195/-2935
« Responder #689 em: Fevereiro 01, 2011, 04:42:26 pm »

to continue...

Isso tudo já eu sei e fui acompanhando, apenas não estou é ainda muito por dentro do programa FX-2 brasileiro, só isso.  :evil:

Aquilo é um hino à incompetência politica... pobre Brasil que merecia melhor. Isso e aos lobbies que se criaram no Brasil, eles ali não brincam em serviço.

Pois, era essa a sensação com que havia ficado depois de ler algumas notícias relacionadas com o programa.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"