Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
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F-35
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Rafale
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34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

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Substituiçao dos F-16's

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #630 em: Novembro 12, 2010, 09:29:34 pm »
Citação de: "Fvieira"
Citação de: "whiskey01"
Vender os F-16? A nossa melhor opção é fazer melhorá-los. Toda a gente fala em vende-los, mas se os tivessem visto como eu os vi no outro dia da varanda da minha casa, a fazer a escolta ao presidente chinês, talvez pensassem como eu pensei: "Como é que eu propus a substituição deste belo pedaço de engenharia?" (O ruído dos motores até me deu arrepios). O F-16 MLU é a nossa melhor escolha.

Boas,

Desculpa whiskey, mas acho que realmente a melhor opção não é melhorá-los , mas sim vende-los, pois tal como o edu disse no ultimo post, cada vez temos mais aviões e menos pilotos.

Alem disso, vender esses aviões so teria vantagens , isto a meu ver claro. :D

Hey, calma lá, eu sou completamente contra a venda de F-16's, para mim o problema não é aviões a mais, é pilotos a menos. Tem é de se fazer algo, tomar alguma medida, para que hajam mais pilotos, de preferência mais pilotos que aviões, só assim temos todos os nossos recursos completamente aproveitados.

No meu ponto de vista (se houvesse dinheiro, que não há e por isso o meu ponto de vista não é válido) devia-se começar já a escolher um novo caça para comprar nos proximos 5 a 10 anos e assim durante algum tempo iriamos operar uma frota mista de F-16 e o outro caça a ser escolhido. Quando o F-16 fosse retirado já os nossos pilotos, engenheiros e técnicos estariam completamente adaptados ao novo caça.
 

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Fvieira

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #631 em: Novembro 13, 2010, 12:11:40 pm »
Sim, tens uma certa razão, mas como disses-te é preciso que haja pilotos , que é coisa que neste momento nao temos basicamente, é preciso urgentemente de formação para novos pilotos.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #632 em: Novembro 13, 2010, 02:15:45 pm »
O essencial é manter os pilotos na FAP, o problema é que os salários são muito baixos comparados com a TAP e eles abandonam a TAP. Querem parar a sangria? Paguem!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #633 em: Novembro 13, 2010, 03:30:27 pm »
Em relação aos pilotos de F-16 li algures que nem são esses os que mais saiem para ir para companhias aéreas, até porque as companhias aéreas nem são esses os pilotos que perferem. As companhias aéreas perferem pilotos de C-130 e C-295 pois já têm formação em aeronaves multimotores, e são justamente esses os que mais saiem para as companhias aéreas.

Talvez uma solução passe por abrir mais de 20 vagas por ano para o curso de PILAV. Todos os anos há cerca de 800 candidatos a ao curso de PILAV, desses só entram 20 o que corresponde a cerca de 2.5% de todos os que concorrem, abram concurso para 30 ou 40 e talvez se resolva parte do problema, aumentem também o tempo de obrigatoriedade em permanecer nas fileiras para quem tira o curso de PILAV na Força Aérea.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #634 em: Novembro 13, 2010, 03:48:07 pm »
O problema é que podes formar 100 Pilotos por ano, mas se eles não ficam lá, de nada adianta. Podes exigir o que quiseres, se os salários forem tão incrivelmente diferentes entre a vida militar e a civil, eles vão continuar a sair e a pagar a compensação à FAP (porque compensa).
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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Edu

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #635 em: Novembro 13, 2010, 04:09:34 pm »
Eu não sei exactamente quanto é o valor da compensação, mas quando fiz a PAM na academia falavam em qualquer coisa como 500.000€, se o valor for mesmo esse será que compensa? É que mesmo que se vá para a TAP a ganhar 15.000€ ainda são precisos quase 3 anos para pagar a compensação, quando se se tirar o curso de piloto numa escola de pilotagem que não fica em mais de 100.000€ o mesmo curso paga-se em menos de um ano...
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #636 em: Novembro 13, 2010, 05:04:27 pm »
Acho que esses valores são demasiado altos.

 :arrow: http://www.aae.pt/Info_aae_pdf/info_ATP(A)_PT%20(10)w.pdf

Citar
Custo Total (Entrada Inicial + Mensalidades): ................................... 67.000,00 €

E os valores de compensação à FAP parecem-me também demasiado elevados, mas posso estar errado.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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whiskey01

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #637 em: Novembro 13, 2010, 10:53:50 pm »
Sinceramente, não percebo essa da "falta de pilotos". Candidatos não faltam. Se estão com falta de pilotos, porque é que abrem tão poucas vagas? Este ano ainda abriram menos vagas que o ano passado (passaram de 20 para 16). Alguém me pode explicar?
 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #638 em: Novembro 13, 2010, 11:07:56 pm »
Como a memória é curta...no presente tópico à um mês e seis dias atrás: viewtopic.php?f=27&t=5206&start=585#p195873

Citação de: "PereiraMarques"
Como sei que é uma questão recorrente, coloco aqui os resultados finais das candidaturas aos Mestrado Integrados da AFA, referentes ao ano lectivo 2010/2011.

Chamo especial atenção para a especialidade de PILAV, em que das 16 vagas existentes apenas foram ocupadas 15 (e não existem candidatos suplentes). Portanto não se preocupem muito com a história das médias do secundário, porque podem ter 20 a Matemática, mas se não tiveram aptidão física (e psicológica), nem passarem no Estágio de Selecção de Voo e na Prova de Aptidão Militar, não entram.

http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/n ... ETCMAM.pdf


http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/n ... AM.pdf---- (cortar parte do ----)

Se até as vagas existentes ficam por ocupar... :roll:
 

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Luso-Efe

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #639 em: Novembro 14, 2010, 01:13:22 am »
Citação de: "Edu"
Hey, calma lá, eu sou completamente contra a venda de F-16's, para mim o problema não é aviões a mais, é pilotos a menos. Tem é de se fazer algo, tomar alguma medida, para que hajam mais pilotos, de preferência mais pilotos que aviões, só assim temos todos os nossos recursos completamente aproveitados.

No meu ponto de vista (se houvesse dinheiro, que não há e por isso o meu ponto de vista não é válido) devia-se começar já a escolher um novo caça para comprar nos proximos 5 a 10 anos e assim durante algum tempo iriamos operar uma frota mista de F-16 e o outro caça a ser escolhido. Quando o F-16 fosse retirado já os nossos pilotos, engenheiros e técnicos estariam completamente adaptados ao novo caça.

X 2.  :G-beer2:

Em relação ás vagas, que entrem os quinze, mas isso não é desculpa para não termos mais caças.

Se este ano uma vaga não foi ocupado, isso não quer dizer que para o ano não haja ocupação dessas ou de mais ainda, caso fossem disponibilizadas.

Venham de lá os caças, os pilotos seria o menor dos problemas, só havia que os formar, e mais importante impedir que saíssem para a aviação civil da maneira que saem.

A actual legislação facilita a saída, e depois isso é  usado como justificação para não podemos ter mais caças porque não temos pilotos suficientes.

Com todo o respeito que os pilotos Portugueses me merecem, este regime devia ser alterado, e os pilotos da FAP deviam ser muito mais bem remunerados para impedir este assédio da aviação civil.

Na minha opinião, deviam ser mais bem remunerados, e o tempo de fidelização tinha que aumentar, deviam ficar amarrados á FAP até aos 50 anos ou perto disso, depois se quisessem sair para a aviação civil que o fizessem, que fossem conhecer o mundo aos comandos de um Airbus da tap.
Com esta medida nunca mais se punha esta questão.

Pior do que isso, pelo que vejam estão a falar em vender aviões e que vamos ficar apenas com 30.

A reduzir desta maneira daqui a 20 anos estamos reduzidos a zero.

Em 81 a FAP foi equipada com 50 A7-P, operacionais ate 99, alguns anos a actuar em conjunto com o primeio lote de F-16 que veio em 94, ou seja, por essa altura tinhamos cerca de 60 aeronaves caça contando com as aeronaves perdidas, visto que se perderam aeronaves A7-P.

Os A7-p foram abatidos em 99, e dai para cá ficamos com os 40 e tal aeronaves, 20 que vieram entre 94 e 96, e depois vierem os F-16 encaixotdos que nunca chegaram a ser modernizados para MLU.

Pelos vistos, agora vamos ficar apenas com 30 F-16 Mlu, e fala-se de vender aviões.

Com certeza alguns dirão que é melhor ter 30 F-16 Mlu do que um numero supeior e alguns por modernizar.

Pois bem é verdade, mas por ser melhor não é o ideal.

O ideal seria ter pelo menos 60 / 70 aeronaves, repartidas por 2 bases, é que nunca se deve ter os ovos todos na mesma cesta.

A pequenez de portugal a nivel da defesa nacional, é tão grande quando se ve que um pais muito mais endividado do que nós, a grécia acaba de adquirir 30 F-16 C/D block 52.

Ou seja, por este andar daqui a 20 anos estamos reduzidos á insignificância, e temos uma vintena de eurofighter's castelhanos na base aérea de Ovar no âmbito da Nato.

Pois, os do costume podem ser tentados a dizer que a Grécia tem um problema chamado Turquia.

Pois bem, se esse problema se põe para os Gregos no âmbito NATO, então Portugal tem um problema igual ou pior chamado Castela.

A tvi já está ai para amaciar as mentes dos tugas.

Mas para que falar de defesa nacional se o que se pretende é a morte de Portugal.

Em relação ao numero de aeronaves caça que o pais tem, esse numero apenas se pode apelidar de anedótico.

Deviam ser muitos mais, pelos menos 60 ou 70.

Portugal tinha que ter muitos mais caças, e não é necessariamente para andar à mocada com os vizinhos, por que isso é um cenário que não se põe ao nível da NATO, mas não podemos pensar que o mundo vai ficar imutável para sempre, e que “pax americana” vai durar toda a vida, e tal como diz o ditado, um dos erros mais frequentes do homem moderno é pensar que as coisas passadas não se voltarão a repetir.

E a própria NATO pode vir a enfrentar ameaças, como devem saber a tensão entre a Turquia e Israel tem aumentado muito principalmente depois do caso da frota com ajuda humanitária para Gaza, e fala-se que Israel tem planos para atacar o Líbano novamente, por isso e como aquilo é um barril de pólvora não se pode por totalmente de parte um conflito entre os Turcos e Israel, e isso significaria a morte da NATO pelo menos nos moldes que a conhecemos hoje em dia.

Por tudo isto, não podemos brincar com a defesa nacional, e ter a componente de defesa aérea entregue a apenas 40 caças F-16, muitos deles por modernizar para MLU, quando ao lado termos um vizinho que tem neste momento cerca de 160 caças e tem mais 60 eurofighter’s encomendados, isto para não falar na componente aero-naval, aqui contam com um porta aviões com 20 aviões harrier’s embarcados, e preparam-se para lançar outro porta aviões com mais vinte caças embarcados, Harrier’s ou F-35.

Ou seja, fazendo as contas, estes tipos neste momento estes tipos têm 150 caças mais 20 da componente naval embarcados no príncipe das Astúrias, contra cerca de 40 de Portugal e alguns por modernizar, o que dá uma desvantagem de mais de 4 para um.

Pior, caso se confirme a noticia que vamos ficar apenas com 30 caças e tendo em linha de conta que Castela tem mais 60 eurofighter encomendados, a que se juntarão mais 20 harrier ou F-35 a embarcar no segundo porta aviões castelhano, Juan de borbon, então ai os números disparam para 240 aviões caça contra 30 portugueses, o que lhes dá uma vantagem avassaladora de 6/1.

Portugal está muito abaixo do que devia estar e do que o tratado armas convencionais (CFE) nos permite, nesta componente Portugal poderia ter 160 caças, contra 310 do vizinho.

Ou seja, vamos ficar a menos de 1/5 do que nos era permitido, enquanto castela com 240 caças se aproxima de 4/5 do permitido.

Uma enorme discrepância.

Não podemos brincar com a defesa nacional, tal como disse o presidente cavaco na cerimónia do 10 de Julho ultima, os períodos em que se descurou na história Portuguesa a defesa nacional, corresponderam invariavelmente a épocas em que a soberania este em causa, e agora não é diferente.

Se países com a dimensão do nosso, alguns muito mais pequenos, e com um pib equivalente tem centenas de aviões de combate porque motivo Portugal tem apenas 40 e tal, e muitos ainda para por modernizar para MLU, o que os torna quase obsoletos pelos padrões actuais.

A Dinamarca, a Grécia, a Bélgica, a Holanda tem centenas de aviões de combate Portugal tem 40 e tal, vejam aqui.

http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Danish_Air_Force

http://en.wikipedia.org/wiki/Hellenic_Air_Force

http://en.wikipedia.org/wiki/Belgian_Air_Component

http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Neth ... _Air_Force

Mas que é isto, isto é uma vergonha, são países ao nível de Portugal, tanto economicamente, como populacionalmente e a nível territorial muito inferiores.
E não vale a pena virem para aqui dizer que estes países tem um pib muito superior ao nosso, e por isso mesmo ficam já aqui estes dados.

A Bélgica tem um PIb ligeiramente superior ao nosso, 300 e tal biliões contra os nossos 255 biliões, e tem 70 caças F-16 sob os padrões MLU.

Sendo assim, em comparação com eles devíamos ter perto de 60, e temos 40 e tal, e muitos por modernizar para MLU.

Em relação Holanda, esses tem um Pib superior ao nosso, quase o dobro, e têm quase 110 caças, para não falar nos apaches, sendo assim nós em comparação e já que falas de Pib's deviamos ter pelo menos 60.

A Dinamarca tem um pib inferior ao nosso, nem chega 200 biliões, e tem 60 F-16.

Ou seja, e por este termo de comparação, pelo Pib, estamos bem abaixo do que devíamos em comparação com estes países, o número mínimo era 60 caças.

A Grécia, têm um pib superior ao nosso, na ordem dos 400 biliões, mas têm quase 300 caças entre F-16, Mirages, A-7 P, ou seja estamos muito abaixo do que deviamos.

Depois o argumento de que a Grécia tem um problema chamado Turquia não colhe, que eu saiba a Turquia faz parte da Nato tal como a Grécia.

E se os Gregos têm um problema chamado Turquia, nós não temos um menor, chamado Castela.

Ou seja, mediante esta análise comparativa, tendo em conta os países com dimensão demográfica semelhante á nossa e o PIB, e desta análise excluo a área territorial, e ai teríamos grande vantagem, mas analisando apenas a população e o PIB chega-se à conclusão que Portugal devia ter no mínimo 60/70 caças de combate, a Dinamarca um pais com u Pib menor que o nosso e com menos população que Portugal tem 60 caças e combate.

Portugal devia ter no mínimo uns 60 ou 70, e se fossem mais não estorvavam nada, seriam muito bem vindos.

Se não os há é porque o estado esta interessado que assim seja, não lhes paga como deve ser e depois possibilita que eles vão para o sector privado, que o remunere como deve ser e impeça estas saídas que se tem verificado nos últimos anos.

Quando se gastam milhares de milhões de euros em TGV iberistas, não percebo porque não se pode ter mais um esquadra operacional com pelo menos mais 20 meninos destes, baseados na OTA ou em Ovar.

É que muita gente esquece-se que ter os caças baseados todos no mesmo sitio não é nada aconselhável, não se deve por os ovos todos no mesmo cesto e esta temática já foi explorada aqui no fórum, num hipotético conflito com Castela, bastava um ataque maciço para acabar com a nossa componente aérea e por a base de Monte real inoperacional.

E Portugal tem mais 2 bases que podia receber outra vintena de caças, fosse a Ota ou Ovar, onde não temos nada, é que qualquer dia se não nos pomos finos os castelhanos estão a oferecer-se á NATO para colocar lá uma vintena de eurofighter's, ou pensam que isto é um cenário irrealista, não tarda nada o canal castelhano, a TVI, está ai a lançar está ideia para o ar, para ver se amacia as mentes dos tugas, é um cenário não muito provável, mas que não pode ser afastado de todo.

Cumprimentos.
« Última modificação: Novembro 14, 2010, 01:22:50 am por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #640 em: Novembro 14, 2010, 02:53:48 am »
Citação de: "Edu"
Eu não sei exactamente quanto é o valor da compensação, mas quando fiz a PAM na academia falavam em qualquer coisa como 500.000€, se o valor for mesmo esse será que compensa? É que mesmo que se vá para a TAP a ganhar 15.000€ ainda são precisos quase 3 anos para pagar a compensação, quando se se tirar o curso de piloto numa escola de pilotagem que não fica em mais de 100.000€ o mesmo curso paga-se em menos de um ano...


Ainda voltando à questão da saída de pilotos da FAP para a aviação civil…    

Não sei se os valores das compensações são mesmo esses mas, deixo uma pergunta algo manhosa:

Será que quem paga as compensações são os próprios pilotos?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #641 em: Novembro 14, 2010, 06:40:12 pm »
A memória não é curta, não vi foi esse tópico. Pois eu não estava a perceber essa história e queria esclarecer essa dúvida. Obrigado pela resposta. Estou no 12º ano e vou-me candidatar a PILAV. Se sou admitido ou não, aí a pintura é que muda.

Em relação aos F-16, eles que fiquem. É dos melhores caças jamais feitos. É pequeno, robusto, rápido e uma plataforma de armas esplêndida, portanto não percebo essa vontade de "despachar" os F-16.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #642 em: Novembro 15, 2010, 12:40:52 am »
Citação de: "whiskey01"
A memória não é curta, não vi foi esse tópico. Pois eu não estava a perceber essa história e queria esclarecer essa dúvida. Obrigado pela resposta. Estou no 12º ano e vou-me candidatar a PILAV. Se sou admitido ou não, aí a pintura é que muda.

Em relação aos F-16, eles que fiquem. É dos melhores caças jamais feitos. É pequeno, robusto, rápido e uma plataforma de armas esplêndida, portanto não percebo essa vontade de "despachar" os F-16.

É assim mesmo, fico contente por ver um jovem de 18 anos com este espirito de patriotismo, pelos vistos esta geração não está totalmente moranguisada e estupidificada.

Obviamente que a solução não passa por vender, passa por modernizar para padrões MLU todos os caças F-16 da FAP, tanto os do Peace atlantis I, como os encaixotados do Peace Atlantis II, e mesmo assim, o número é de 41 ou 42 salvo erro, se estiver enganado façam favor de me corrigir, o que fica muito abaixo daquilo que podiamos e deviamos ter, como deixei provado através da análise comparativa com outros paises danossa dimensão que deixei anteriormente.

Cumprimentos e bem haja.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #643 em: Novembro 15, 2010, 12:55:14 am »
Das 45 células recebidas, duas foram destruídas em acidentes (2002 - 15111 e 2008 - 15140) e duas têm problemas estruturais impossíveis de reparar ou com reparação muito difícil/dispendiosa. Os exemplares referidos no último caso são utilizados como exposição estática à porta de armas da BA5 (15150) e nas exposições itinerantes da FAP (15100).



 

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Luso-Efe

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #644 em: Novembro 15, 2010, 02:01:43 am »
Ok.

Confirmam-se os 41.

Pois bem, há que os modernizar a todos para padrões Mlu e começar a pensar na aquisção de outra esquadra, isto é que era!

Mas potente mesmo, era um primeio ministro que anunciasse mais 25 F-16 C/D , nem precisava de ser F-35.

Os 10 helicópteros NH-90 para a UALE.

O tão falado Navpol, que já vem com mais de 10 anos de atraso.

Mais 2 submarinos, e passo a explicar, o número de submarinos devia ser 4, porque com isto podeiamos ter sempre um em cada vertice do triangulo estratégico Português, ou seja, continente, madeira e açores, e um em manutenção/stand-by.

Começar já apensar que as fragatas tanto da classe vasco da gama e como bartolomeu dias daqui a 10/15 anos estão fora dos padrões minimos e que é preciso começar a pensar no futuro nesta área.

E porque não um destroyer, para alem disos não esquecer que perdemos uma valência muito importante, os draga-minas.

E mais 50 leopard's para o exército, penso que faziam falta, é que passamos de 100 M-60 para 37 leopard, um numero ridiculo, alguns dirão que é melhor 37 leopard's é melhor que 100 m-60, não sei se será, mas pode ser que sim, mas por ser melhor não é o ideal.

Reduzir os tanques para um terço não me parece bem apesar da superidade dos leopard, penso que o numero deviasse situar perto dos 70.

Mas quando olhamos para a lei de programação militar, e vemos que no mapeamento finaceiro é sempre a diminuir o investimento, isto para não falar no rombo que o orçamento levou com os pec's, alguns dirão que é melhor acordar e que isto é tudo um sonho.


Mas não tinha que ser, podia ser bem real, mas para isso Portugal tinha que ser governado por um patriota que tivesse orgulho no seu pais e nas suas forças armadas, infelizmente não é isso que se passa, somos antes desgovernados por ministros que se declaram iberistas e por um Pm que tem como principal prioridade a Espanha, Espanha, Espanha.

E não esquecer que já é hora de equipar a FAP com 6 ou 8 canadair's, acabar com mamadeira das firmas espanholas no aluguer dos canadair's, com o que já se gastou a alugar 2 canadair's, o EC-HET e o EC-HEU, aviões estes que já passaram por diversas firmas espanholas e alugados a Portugal desde 2000 já se tinha comprado 6 canadair's, para mais esclarecimentos repoto-vos para este tópico.

viewtopic.php?f=10&t=9414&start=30

Cumprimentos.

 :snipersmile:
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

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