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Substituiçao dos F-16's

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4335 em: Março 05, 2025, 02:39:43 pm »
Sim. E não é um valor anual.
 

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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4336 em: Março 05, 2025, 06:12:37 pm »
Gostava é de saber como é que o custo dos ST vai ser aparentemente maior que o orçamento na LPM ::)

É um ajuste direto em nome de uma causa maior   :mrgreen:
« Última modificação: Março 05, 2025, 06:12:51 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4337 em: Março 05, 2025, 09:05:36 pm »
Gostava é de saber como é que o custo dos ST vai ser aparentemente maior que o orçamento na LPM ::)

Segundo disse o MDN o financiamento de alguns dos programas em curso não vem (todo) da LPM.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4338 em: Março 05, 2025, 10:34:49 pm »
Ah sim? Porreiro. E que tal fazer o mesmo para outros programas? Ou isso é só para negociatas? Bem que o programa VSHORAD, e não só, podia receber verba adicional. Ah, mas não pode, porque "na LPM só vêm inscritos 39M".  ::)
 
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goncalobmartins

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4339 em: Março 06, 2025, 09:10:07 am »
Citar
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE SUBSTITUIÇÃO INTEGRAL DO RAM COATING DA CONDUTA DE AR DO MOTOR DA AERONAVE F-16 N/C 15106.   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   139.024,88 €   06-03-2025
 
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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4340 em: Março 06, 2025, 01:37:48 pm »
Ah sim? Porreiro. E que tal fazer o mesmo para outros programas? Ou isso é só para negociatas? Bem que o programa VSHORAD, e não só, podia receber verba adicional. Ah, mas não pode, porque "na LPM só vêm inscritos 39M".  ::)

Qual é a parte de " alguns dos programas em curso" que não dá para perceber?
Nem eu nem o MDN disse que é só para o ST.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4341 em: Março 06, 2025, 03:24:07 pm »
Qual é a parte que, dos programas em curso, na sua grande maioria, não recebem essas dádivas financeiras, de verbas extra-LPM, que não deu para perceber?

No programa VSHORAD, cortaram no número de sistemas de mísseis, porque o orçamento era curto. Aí não houve "financiamento extra-LPM" para permitir adquirir as quantidades previstas. Mas para os ST, como que por milagre, já podem fazer.

Que outros programas em curso tiveram esse benefício? Excluindo os que têm "mão" do PRR.
O único em que talvez tenha acontecido isso, é dos CAESAR, onde os franceses nos compraram equipamento como contrapartida. No resto dos programas, a verba inscrita na LPM é incontornável.

E se existe a possibilidade dos programas de aquisição não respeitarem as verbas da LPM, porque é que há LPM?
 
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Malagueta

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4342 em: Março 14, 2025, 08:27:15 am »
https://cnnportugal.iol.pt/videos/os-f-16-estao-na-sua-fase-final-de-vida-a-cnn-portugal-mostra-os-possiveis-substitutos-quase-todos-europeus/67d316eb0cf28cf88767d3d7

Os F-16 "estão na sua fase final de vida". A CNN Portugal mostra os possíveis substitutos - quase todos europeus
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4343 em: Março 14, 2025, 04:09:22 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/videos/os-f-16-estao-na-sua-fase-final-de-vida-a-cnn-portugal-mostra-os-possiveis-substitutos-quase-todos-europeus/67d316eb0cf28cf88767d3d7

Os F-16 "estão na sua fase final de vida". A CNN Portugal mostra os possíveis substitutos - quase todos europeus

Então Portugal nunca teve aviões de combate sem serem norte americanos desde que entrou para a NATO... ok informa-te pah e se calhar terás umas supressas...
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4344 em: Março 14, 2025, 04:28:21 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/videos/os-f-16-estao-na-sua-fase-final-de-vida-a-cnn-portugal-mostra-os-possiveis-substitutos-quase-todos-europeus/67d316eb0cf28cf88767d3d7

Os F-16 "estão na sua fase final de vida". A CNN Portugal mostra os possíveis substitutos - quase todos europeus

Então Portugal nunca teve aviões de combate sem serem norte americanos desde que entrou para a NATO... ok informa-te pah e se calhar terás umas supressas...


Dezenas de Fiat G91

Mas a opção modernizar em V os F16 e saltar para a 6 geração( se forem mesmo para a frente), pode ser interessante. Mas desde que logo de inicio se juntem de alguma forma ao programa, para depois não se atrasarem a começar a receber depois de 2035 . O que é duvidoso pelo histórico de funcionar dos patetas envolvidos
Já agora teria sido excecional estar empernado numa versão patrulha da EPC e vir no futuro a vender os primeiros 4 iates npo. Isto seguindo a novela da 3ª e 4ª série a ser feitos conforme intenções
 

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PTWolf

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4345 em: Março 14, 2025, 07:20:04 pm »
Não temos €apacidade nem know-how para entrar num programa de 6ª geração.

Então do ponto de vista estratégico não me choca nada a entrega dos F16 para a Ucrania, na condição de existir um "desconto" nos F35.
Em paralelo investir num caça 4,5 europeu para diminuir a exposição aos estados unidos e em simultaneo reforçar empresas europeias, enquanto não recebemos os F35, não me parece descabido de todo.

Continuo a achar que a versão mais equilibrada seria o upgade dos F16 para a versao V
 
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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4346 em: Março 14, 2025, 11:37:14 pm »
Para entrar num programa de 6ª geração, não precisamos de know-how propriamente dito, bastando entrarmos como "investidores", com o objectivo de ter em Portugal uma unidade de produção de partes da aeronave que daí vier, e/ou para entrar na produção dos drones Loyal Wingman.

A única questão é obviamente a força de vontade de investir nisto, e claro, que não saiam do programa à mínima dificuldade que surja.

A compra de um caça 4.5G europeu, não tem qualquer nexo. Estamos a falar de gastar um dinheiro absurdo (compra do avião em si, mais tudo o que costuma vir nestes contratos e o custos associados à nova linha logística), para uma solução temporária. Uma estimativa de 2500M, para 24/28 caças europeus em segunda-mão, é muito dinheiro, e esta estimativa é muito por baixo, e não inclui sequer armamento. Por este dinheiro, dá para modernizar a totalidade dos F-16, e adquirir quantidades decentes de armamento.

Se supusermos que se compravam caças em segunda-mão em 2030, dificilmente o FOC desta frota seria atingido antes de 2035.

Passado 10 anos de atingir este FOC (2045), teríamos que avançar para a sua substituição. Ou seja, tanto dinheiro gasto, para ter uma frota durante 10 anos. Isto não faz sentido para nós.

Se há quem considere caro gastar 5000/5500M para comprar logo um lote de 27 F-35, entre 2030/35 (que aguentavam pelo menos até 2070), imaginem pegar num valor de 2500/3000M para um eurocanard em 2030, e passado 15 anos ter que gastar pelo menos 5000M para os substituir, e no meio desta despesa toda, pouco ou nenhum armamento acabou por ser adquirido.

Neste momento, sim, faz sentido adiar a compra de F-35. Mas este adiamento pode e deve ser compensado através da modernização dos F-16 que temos, não comprando outro modelo de caça, num programa bem mais caro.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4347 em: Março 15, 2025, 11:44:37 am »
Para entrar num programa de 6ª geração, não precisamos de know-how propriamente dito, bastando entrarmos como "investidores", com o objectivo de ter em Portugal uma unidade de produção de partes da aeronave que daí vier, e/ou para entrar na produção dos drones Loyal Wingman.

A única questão é obviamente a força de vontade de investir nisto, e claro, que não saiam do programa à mínima dificuldade que surja.

A compra de um caça 4.5G europeu, não tem qualquer nexo. Estamos a falar de gastar um dinheiro absurdo (compra do avião em si, mais tudo o que costuma vir nestes contratos e o custos associados à nova linha logística), para uma solução temporária. Uma estimativa de 2500M, para 24/28 caças europeus em segunda-mão, é muito dinheiro, e esta estimativa é muito por baixo, e não inclui sequer armamento. Por este dinheiro, dá para modernizar a totalidade dos F-16, e adquirir quantidades decentes de armamento.

Se supusermos que se compravam caças em segunda-mão em 2030, dificilmente o FOC desta frota seria atingido antes de 2035.

Passado 10 anos de atingir este FOC (2045), teríamos que avançar para a sua substituição. Ou seja, tanto dinheiro gasto, para ter uma frota durante 10 anos. Isto não faz sentido para nós.

Se há quem considere caro gastar 5000/5500M para comprar logo um lote de 27 F-35, entre 2030/35 (que aguentavam pelo menos até 2070), imaginem pegar num valor de 2500/3000M para um eurocanard em 2030, e passado 15 anos ter que gastar pelo menos 5000M para os substituir, e no meio desta despesa toda, pouco ou nenhum armamento acabou por ser adquirido.

Neste momento, sim, faz sentido adiar a compra de F-35. Mas este adiamento pode e deve ser compensado através da modernização dos F-16 que temos, não comprando outro modelo de caça, num programa bem mais caro.
Isto. Acho que seria a solução mais ponderada e acertiva. Até porque, salvo erro, a partir de 2035 a linha de montagem já poderá estar mais "aliviadas" e ter um prazo de entrega mais curto.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4348 em: Março 15, 2025, 01:15:00 pm »
Taiwan vai receber o block 70. Outros andam perto disso. Nós compramos tucanitos para obviar as carências dos F16 na versão das mais antigas a voar e sem decisão alguma no assunto.
Faz bastante sentido

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4349 em: Março 16, 2025, 10:27:36 am »
O Rafale F5 acompanhado pelo seu drone de combate, previsto para 2035.
O Rafale é o único que não tem componentes us.

"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo