DC, a tua análise é uma comédia.
Deduzo então que qando o Putin sair de cena também podemos voltar à diplomacia com os russos, por que o Putin é que é o maluco-mor e nem sequer tem grande legitimidade naquela ditadura.
O Trump bem ou mal, foi eleito pelos americanos, está difícil de entender isso? Continua a fazer de conta que isto é apenas uma crise passageira, que se deve apenas ao cabeça laranja e que vai ficar tudo bem como dantes assim que ele sair.
Confia Joca.
Não se pode apoiar a França (ou qq outro europeu) sem ponderar bem a situação, mas ai de quem renegue o Tio Sam, nem que ele nos espezinhe, será sempre o nosso querido tio.
Neste dia, estavas "num daqueles dias", ou és só boneco?
Interpretação claramente não é o teu forte, mas daí a ires fazer falsas equivalências e deduções erradas, vai uma grande distância.
Na Rússia, a questão não é o Putin sair de cena, é quando ele sair, se o que vem a seguir é igual, pior, ou um líder democrático que revoluciona o país. A Rússia de Navalny, se ele ainda fosse vivo, e a Rússia com Medvedev, são duas coisas completamente diferentes. Logo, as relações diplomáticas que devíamos ter com aquele país, vão variar consoante o líder.
O Trump foi eleito, por ter juntado populismo, com propaganda mentirosa, e conseguindo atrair tudo o que era nichos. Foi eleito em grande parte, por culpa do contexto económico global em que a administração anterior teve azar de calhar (Covid + conflito de larga escala), tendo o laranja aproveitado tudo isto para apontar as culpas à administração anterior. Ainda hoje o vemos a usar o Biden como scapegoat de tudo.
Mas na tua cabeça, quem votou no Trump, votou porque queria p Canadá como 51o Estado, e apoia uma invasão da Gronelândia, ou mais uma guerra no MO.
Mas tu provavelmente achas que toda a gente que vota no Chega é racista. Ou que se tivéssemos o azar de ter o Chega no poder, e decidissem invadir Espanha, isto representava a vontade de todo o povo português.

Também deves achar que a última votação na UNSC acerca da guerra na Ucrânia, que viu a actual administração americana a alinhar-se com a Rússia, contrariando por completo a administração anterior, é o que o povo americano pretendia.
Quando o gajo sair de cena, vai mudar muita coisa, alguma coisa, ou nada? Não sabemos. Agora, faz sentido um afastamento definitivo dos EUA, ao invés de tentar manter relações decentes com os democratas, com os republicanos não-MAGA, e com o povo?
O fraturar das relações entre os dois principais blocos ocidentais, só beneficia a China, a Rússia e os restantes membros do "Eixo".
Mas confia Joca, que o que é correcto é cortar relações com os gajos.
E onde é que eu disse que se podia apoiar os EUA em qualquer situação, mas os franceses não?
Não devemos apoiar os interesses de ninguém cegamente. Ponto.
Quanto muito essa tua insinuação teria que ser direccionada ao Lampuka, já que ele é que insinuou que os interesses franceses, serão interesses europeus, sem sequer questionar nada.
Queres um exemplo de interesses franceses? Olha os gajos a quererem que toda a gente na Europa compre Rafales em vez de F-35. Isto é em interesse de quem? Da Europa queres ver...
Queres um exemplo do que é apoiar ou não os interesses de um país? Devíamos apoiar os EUA contra a China, mas não devíamos apoiar de forma alguma uma possível acção militar no Panamá. Devíamos apoiar Marrocos na defesa do Sara Ocidental contra a Argélia, não deviamos apoiar Marrodos numa acção de "land grab" contra a Argélia. Cada caso é um caso.
Mais alguma dúvida, ou é desta que aprendes primeiro a interpretar as coisas antes de opinar?