Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4543 Respostas
  • 1284064 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #840 em: Agosto 31, 2009, 03:08:50 pm »
Citação de: "Trafaria"
Eu concordo plenamente, de resto isso é uma evidencia ... para quem não anda distraído, é claro!

Trafaria,

Cada um tem a sua opinião, eu discordo, a minha opinião é que "durante" a guerra colonial os Pára-quedistas não eram inferiores em nada a qualquer outra unidade portuguesa, talvez até superiores em certas caracteristicas.

O que, na minha opinião, afectou o espirito de corpo dos Pára-quedistas foi as diversas reorganizações que aconteceram "após" a guerra colonial, o fim do Regimento de Caçadores Pára-quedistas depois do 25 de Abril e a transferencia dos Pára-quedistas da Força Aérea para o Exército nos anos 90.

Mas isso, apesar de mau para a moral, demostra que os Pára-quedistas são uma força capaz de se adaptarem às circunstâncias de cada época, os Pára-quedistas desde que foram formados em 1956, nunca foram extintos, foram-se adaptando.

Mas como eu sou muito distraido :wink: , gostava que me mostrasse essa evidencia...

(sem assunto)
« Responder #841 em: Agosto 31, 2009, 04:32:21 pm »
Os Comandos foram desactivados, porque certos politicos e militares tinham
medo deles, nao se esqueça que os Comandos pertencem ao Exercito
quanto aos Paras pertencem a FA, mas foram activados uns anos depois
pois faziam falta!!!!
Quanto a guerra do Ultramar eu nunca disse que os Paras eram inferiores,
mas eu disse que trabalhei com eles e os fuzos, que quando partiam para
TO eram Companhias e nos pequenos  grupos de 25 homens e as vezes
menos tinha-mos uma maior margem de manobra, por isso muitas vezes
desenrascamos , sobretudo em zonas densas, porque tambem iamos
menos carregados , e mesmo hoje os Comandos adaptam-se a qualquer
terreno, faça frio faça calor .
CABO PORTO 1°CABO CMD GRUPO DE COMANDOS "OS APACHES"

COMANDO Uma maneira de ser

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #842 em: Agosto 31, 2009, 05:26:42 pm »
Eu sou uma pessoa com uma ligação pessoal e familiar aos pára-quedistas desde a sua fundação. Não gosto de dizer mal dos meus, e não disse, nunca digo.

O facto de os comandos – como foi referido lá para trás – serem a única força a sair da guerra colonial com uma aura mística é uma evidência. Eu sei que isto custa muito a muita gente mas é uma verdade indesmentível.  

Quem lê, quem estuda, quem se interessa pelo tema não tem disso duvida nenhuma. Essa aura é consubstanciada por estudos sérios, pela história e pela análise desapaixonada que depois destes anos todos já é possível fazer… e que vai sendo feita. (aqui evitei propositadamente referir opiniões de combatentes e outros que por lá passaram sem combater, como eu).

As próprias publicações das forças armadas são disso testemunho, e nestes casos essas afirmações e outras da mesma natureza em literatura oficial são muito bem ponderadas, nunca saem ao acaso ou por acaso.

Também me parece aqui que as pessoas não sabem e não compreendem bem o significado de "aura" ou "aura mística".

O pós guerra contribuiu para dar uma outra imagem dos comandos, que não apagou nem substituiu a que conquistou no ultramar. Essa imagem foi a de simpatia e justiça, mais o apego aos valores democráticos e patrióticos.
Páras e comandos estiveram nessa altura em posições opostas muitas vezes, sendo a mais famosa a do célebre 25 de Novembro. Dum lado os páras em apoio e em conluio com o Partido Comunista e do outro os Comandos ao lado de Ramalho Eanes e das forças democráticas.
Foi uma experiencia triste e de má memória para as forças armadas portuguesas e uma nódoa em especial na história dos páras.
A democracia de hoje devemo-la sobretudo aos comandos, mas isso é outra história.
::..Trafaria..::

(sem assunto)
« Responder #843 em: Agosto 31, 2009, 05:53:32 pm »
Ao Camarada Trafaria,
Como disse de principio trabalhei com muitos Paraquedistas, ou seja com
as 3 companhias sediadas em Luanda, antes de irem para Belas
tinha 1 familiar meu na 3a. Companhia, sempre foram Homens corajosos
e bons combatentes, mas nos como Grupos tinhamos mais facilidade de
manobra que uma companhia, mas infelismente a muita gente que nunca
combateu e que nunca nos viu nos os Comandos a ir ao "Carvao" como se
dizia na giria militar do nosso tempo, mas contudo seja Comandos Paras
Fuzos e mesmo a tropa dita normal , ao fim e ao cabo eramos todos "Carne
para Canhao", nao sou Autista nem Vaidoso mas sim ORGULHOSO  de ter
servido a minha Patria como COMANDO
Saudaçoes
AUDACES FORTUNA JUVAT
MAMA SUME

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #844 em: Agosto 31, 2009, 05:53:55 pm »
Sr  PEREIRA GARCEZ,
Sinceramente penso que a desactivação do Regimento de Comandos (que não a extinção especialidade, pois penso que continuou a ser ministrada a alguns oficiais e sargentos, bem como a forças dos PALOP), foi honestamente bem pensada e veio no seguimento e como consequência da normalização democrática.

Tentaram acabar com comandos e páras e criar uma força única dai resultante que honrasse a história e a tradição de ambas sem ofender nenhuma. Não o conseguiram plenamente mas parece que o esforço nesse sem tido também não os deve ter cansado muito.

Hoje voltámos a ter páras e comandos mas parece que ambos são um “arremedo” do que foram.

(sem assunto)
« Responder #845 em: Agosto 31, 2009, 06:19:58 pm »
Caro Camarada,
Desculpe mas nao concordo com o termo "arremedo", pois tenho visitado
as tropas COMANDO e acho que é muito duro , este ano so acabaram o
curso 24 homens, entretanto os comandos estao a formar Fuzileiros para
fazerem parte de um Groupforce  para a protecçao dos nossos militares
no Afeganistao, Grupo esse formado por 20 Comandos e 20 Fuzileiros
Existe uma força que é composta por Comandos Paras e OP,E que é a BRR
BRIGADA DE REACCAO RAPIDA e que sao muito bons .Quanto à desactiva-
çao dos Comandos foi meramente Politico, pois se hoje estamos em De-
mocracia foi graças aos Homens de Jaime Neves que travaram certos
senhores que queriam fazer de Portugal  CUBA , Quanto aos Comandos
que estavam a tirar o curso foram todos transferidos para outras Unidades.
nas tres frentes de combate tivemos quasi 10% de mortos sobre a tota-lidade ou seja 357 mortos , e portanto os Comandos como tropa de
Elite é jovem pois a especialidade COMANDO começou em Dezembro62
como CONTRA GUERRILHA , e os primeiros a usarem o Crachat e a tira
COMANDO no braço foi em 63 curso tirado no CI 16 Quibala Norte, no
qual eu fiz parte.
Um abraço

*

TMEsteves

• 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #846 em: Setembro 01, 2009, 01:35:00 am »
Pereira Garcez, de certeza que essa dos comandos estarem a treinar Fuzileiros deve ter lido num jornal que citava um oficial comando.
Já que anda muito ligado aos comandos tente falar com os que andam a treinar directamente com os Fuzileiros e ouça o que eles dizem sobre o pessoal Fuzileiro, se calhar vai ficar um bocado admirado e confuso sobre quem é que anda a treinar e a aprender com quem!

*

Dead_Corpse

• 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #847 em: Setembro 01, 2009, 10:15:36 am »
Citação de: "TMEsteves"
Pereira Garcez, de certeza que essa dos comandos estarem a treinar Fuzileiros deve ter lido num jornal que citava um oficial comando.
Já que anda muito ligado aos comandos tente falar com os que andam a treinar directamente com os Fuzileiros e ouça o que eles dizem sobre o pessoal Fuzileiro, se calhar vai ficar um bocado admirado e confuso sobre quem é que anda a treinar e a aprender com quem!

´
É bem verdade o que disse... falo regularmente com os camaradas Fuzileiros que estão de partida e realmente todos se iriam admirar com a realidade...

*

Subillaumbra

• 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #848 em: Setembro 01, 2009, 11:49:30 am »
Com o devido respeito e não querendo ofender ninguêm, esta discussão parece de crianças. Meus caros todos aprendem com todos. Se Comandos e Fuzileiros são tropas especiais, com funções algo diferentes, tenho a certeza de que, quando em contacto, aprendem uns com os outros.

Eu estive na Engenharia, fui sapador, embora não tenha sido de uma tropa especial ou de operações especiais, não tenho dúvida que poderia ensinar alguma coisa de explosivos a um Comando, Fuzileiro, etc. A não ser que ele fosse também sapador.

Sejam é bons nas funções que vos são confiadas, militares ou não. Até um Comando gosta de chegar à caserna e ter uns lençois lavadinhos à sua espera, por isso precisa do pessoal da lavandaria.

Ás vezes parece-me que tentam comparar coisas de natureza diferente. Comandos, Páras, Fuzos, Operações Especiais, Cavalaria, Infantaria, Engenharia, etc., etc.  Todos têm o seu lugar e a sua função.

Venho a este forum no intuito de aprender alguma coisa e garanto-vos que com este tipo comentários não aprendo nada. Falem das vossas esperiências, se tiverem de criticar alguma tropa ou unidade, façam-no mas esquadrado numa situação concreta.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #849 em: Setembro 01, 2009, 01:24:25 pm »
Bem dito!

Presumo que se trata da preparação para uma missão no exterior. E onde é que residiria o problema de os Comandos transmitirem a sua experiência aos fuzileiros?

E quem diz os comandos diz outra força qualquer... com essa ou outra experiencia valida e util para trnsmitir.

Posso garantir-vos que lá fora - pelo que vi e ouvi - de uma maneira genérica as tropas ditas "regulares" fazem esse tipo de trabalho tão bem feito como os seus camaradas das "especiais", nao é por ai que vem ou se nota a diferença.
Se formos para um tipo de missão muito especifico será diferente, mas diferente para todos e em todas as direcções... mas nao me referia a esses casos.

*

Dead_Corpse

• 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #850 em: Setembro 01, 2009, 08:42:24 pm »
Citação de: "Subillaumbra"
Com o devido respeito e não querendo ofender ninguêm, esta discussão parece de crianças. Meus caros todos aprendem com todos. Se Comandos e Fuzileiros são tropas especiais, com funções algo diferentes, tenho a certeza de que, quando em contacto, aprendem uns com os outros.

Eu estive na Engenharia, fui sapador, embora não tenha sido de uma tropa especial ou de operações especiais, não tenho dúvida que poderia ensinar alguma coisa de explosivos a um Comando, Fuzileiro, etc. A não ser que ele fosse também sapador.

Sejam é bons nas funções que vos são confiadas, militares ou não. Até um Comando gosta de chegar à caserna e ter uns lençois lavadinhos à sua espera, por isso precisa do pessoal da lavandaria.

Ás vezes parece-me que tentam comparar coisas de natureza diferente. Comandos, Páras, Fuzos, Operações Especiais, Cavalaria, Infantaria, Engenharia, etc., etc.  Todos têm o seu lugar e a sua função.

Venho a este forum no intuito de aprender alguma coisa e garanto-vos que com este tipo comentários não aprendo nada. Falem das vossas esperiências, se tiverem de criticar alguma tropa ou unidade, façam-no mas esquadrado numa situação concreta.

Caro camarada, concordo em tudo o que disse, mas pergunto-me... será que alguém acredita sem sombra de duvida que as palavras proferidas pelo senhor tenente-coronel (O segundo comandante da Escola de Tropas Comandos, tenente-coronel Gonçalves Soares, revelou que dos 40 militares que fazem parte da próxima unidade «Force Protection», metade serão fuzileiros, que estão a ser treinados pelos comandos portugueses, na serra da Carregueira, em Sintra) foram inocentes???

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #851 em: Setembro 01, 2009, 10:41:41 pm »
E quem é que lhe garante que os galões de Tenente-coronel são uma vacina e garantia anti-parvoíce ou que pelo facto de ser titular desse posto está livre de dizer asneiras?

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #852 em: Setembro 02, 2009, 08:26:30 am »
E quem é que lhe garante que os galões de Tenente-coronel são uma vacina e garantia anti-parvoíce ou que pelo facto de ser titular desse posto está livre de dizer asneiras?

:Palmas: palavras sábias

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #853 em: Setembro 02, 2009, 11:08:08 pm »
Obrigado Ranger pelas suas amáveis plavras. :lol:

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #854 em: Setembro 04, 2009, 09:34:40 pm »

Não é parvoíce mas amor em excesso à camisola, como aliás abunda também aqui no forumdefesa.