Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4543 Respostas
  • 1284108 Visualizações
*

corapa

• 261
  • +0/-0
Re: Ranger's, Comandos, Paras, etc
« Responder #900 em: Março 25, 2010, 11:37:51 am »
Fico com impressão que já tinhas escolhido as OE. Tinha já um texto a explicar as diferenças entre as duas unidades e as possibilidades de emprego dos Pára-quedistas. Visto que já tinhas escolhido e nem sei muito bem porque é que vieste perguntar, não vou colocar.

Acho que devias colocar, pois é sempre informação válida, para quem vier ler o tópico, eu inclusivé.
Sobre os paraquedistas não tenho informação disponivel e embora facilmente a obtenha (pois estou perto de um antigo Cmdt de Comp Para), acho que deve ser postada por quem está ligado à unidade.

PS: SAS? Ó pessoal não há nenhuma unidade comparável às SAS em Portugal, se estivessemos a falar da SBS, então temos o DAE.

As comparações são sempre relativas e por isso discutiveis e se em relação à organização, funcionamento e recrutamento não temos cá nada igual (até porque os regimentos SAS não são todos iguais), quanto à tipologia de missões, o mais parecido são as Operações Especiais.
Por esse motivo participaram em vários exercicios conjuntos destacamentos de OpEsp e SAS.
Outra curiosidade (embora não venha ao caso), o primeiro curso de sniper feito cá com vista á formação nessa área, foi ministrado por militares do SAS em 1996 no CIOE a oficiais e sargentos do CIOE.

Cumps

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
« Responder #901 em: Março 25, 2010, 11:40:26 am »
Uma unidade contra-terrorista, o GOE? Desculpa mas é uma unidade anti-terrorista, a primeira opção é para unidades como o SAS, KSK, CAG, etc.

São realidades diferentes, afinal o KSK foi feito depois que o GSG-9 não foi capaz de esgatar cidadãos alemães algures em áfrica. Uma coisa é fazer missões em solo pátrio, outro em território hostil.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #902 em: Março 25, 2010, 11:50:40 am »
Citação de: "corapa"
Fico com impressão que já tinhas escolhido as OE. Tinha já um texto a explicar as diferenças entre as duas unidades e as possibilidades de emprego dos Pára-quedistas. Visto que já tinhas escolhido e nem sei muito bem porque é que vieste perguntar, não vou colocar.

Acho que devias colocar, pois é sempre informação válida, para quem vier ler o tópico, eu inclusivé.
Sobre os paraquedistas não tenho informação disponivel e embora facilmente a obtenha (pois estou perto de um antigo Cmdt de Comp Para), acho que deve ser postada por quem está ligado à unidade.

Talvez no futuro, agora fiquei fulo da vida com o rapaz. De qualquer maneira eu prefiro esperar por mais um artigo da "operacional", é que o sô Machado tem muito mais jeito para estas coisas. :twisted:

^^Estava só a brincar ó pessoal. :wink:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #903 em: Março 25, 2010, 11:56:50 am »
Sobre os paraquedistas não tenho informação disponivel

Eu já ia perguntar pelo texto dos Pára-quedistas  :G-beer2: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #904 em: Março 25, 2010, 12:08:36 pm »
Lightning não é para ser mauzinho, mas sempre ouvi dizer que os mais velhos é que sabem. Porque é que não perguntas ao teu pai qual é melhor tropa de Portugal, da europa, do mundo...ok já agora da galáxia? :lol:

Eu proponho um abaixo assinado para o sô Machado fazer um artigo do género. c34x

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #905 em: Março 25, 2010, 12:27:01 pm »
Já agora fica aqui uns livros que dão para uma boa leitura:

Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em alguns livros que eu já li desta temática:

Os Páras na Guerra (1961-63 1968-72) / Joaquim M. Mensurado

Tropas Pára-quedistas / Miguel Machado  e  Sucena Carmo

Guiné 1968 e 1973  Soldados uma vez, sempre soldados! / Nuno Mira Vaz

Enfermeiras Pára-quedistas 1961 - 2002 / Luis António Martinho Grão

É claro que tento sempre adquirir a Revista BOINA VERDE.  c34x

Acerca das Operações Especiais (Rangers) há sempre o CIOE, da guerra do ultramar até aos dias de hoje".

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #906 em: Março 25, 2010, 01:43:08 pm »
nepia, ainda tenho muitas duvidas... sempre tive aquele impulso de saltar de um aviao e tudo isso, e o facto de o meu pai ter sido pára tambem me puxa bastante para isso. E pensava ate pouco que os rangers portugueses eram do genero dos americanos, so considerei os rangers por ter visto videos no youtube dos rangers portugueses e por o meu irmao me contar historias de um amigo ranger... mas ainda tenho muitas duvidas...

AGORA quanto ao GOE, acho que deviam fazer parte do exercito e nao da psp. Na minha opiniao era mais razoavel que os GOE fossem candidatos de forças de elite e nao da psp que por vezes nunca frequentaram o exercito, e nao tem a mesma bagagem que os militares das forças especiais...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #907 em: Março 25, 2010, 02:18:01 pm »
Citação de: "White_lynx"
nepia, ainda tenho muitas duvidas... sempre tive aquele impulso de saltar de um aviao e tudo isso, e o facto de o meu pai ter sido pára tambem me puxa bastante para isso. E pensava ate pouco que os rangers portugueses eram do genero dos americanos, so considerei os rangers por ter visto videos no youtube dos rangers portugueses e por o meu irmao me contar historias de um amigo ranger... mas ainda tenho muitas duvidas...

Se o que queres é saltar de um avião há cursos civis, além disso há mais unidades a saltarem de um avião para além dos Pára-quedistas (Operações especiais, UPF(?), DAE e futuramente um DMS. Olha em relação às histórias que ouviste do amigo do teu irmão, deves ter uma análise critica a essas histórias (ou de qualquer outra pessoa em relação à tropa), a maior parte são exageros ou puras petas. Uma coisa que eu tenho que te dizer de caras, não vás para a tropa por causa de alguém, vi camaradas a ficarem pelo caminho e eram filhos, irmãos, etc; de Pára-quedistas. Alguns ficaram bastante afectados e desmotivados para tudo por causa disso. Não te esqueças que a maior parte do pessoal não chega ao fim.

AGORA quanto ao GOE, acho que deviam fazer parte do exercito e nao da psp. Na minha opiniao era mais razoavel que os GOE fossem candidatos de forças de elite e nao da psp que por vezes nunca frequentaram o exercito, e nao tem a mesma bagagem que os militares das forças especiais...

Se fosse assim bastava adaptar as Operações Especiais do exército para essa função. Depois há a questão que muitos dos militares que pertencem às Tropas Especiais nem na PSP conseguiam entrar, sabes porquê? Porque não tens as habilitações literárias para isso. E acima de tudo há a questão de que no CTOE entram para o curso de Operações Especiais civis, ou seja, pessoas sem qualquer experiência anterior de vida militar, enquanto que um agente do GOE poderá ou não ter experiência a esse nível, já passou pelo curso de agentes e na maior parte das vezes está à anos na PSP. Um exemplo contrário, é a Companhia de Precursores (Pára-quedistas), para pertenceres a essa companhia primeiro tens que ser Pára-quedista pronto e só depois é que te podes dar como voluntário para o Curso de Auxiliar de Precursor. O GOE é uma unidade policial e não militar, com tudo de positivo e negativo que isso acarreta. Há ainda o GIOE da GNR que fazem o Curso de Operações Especiais em Lamego e que são considerados Rangers por inteiro, já as missões são básicamante iguais ao do GOE da PSP.

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #908 em: Março 25, 2010, 02:37:52 pm »
Eu sei disso, mas salvo erro os exercicios em questão nunca foram com o 22 SAS Regiment, mas sim com os regimentos SAS da Territorial Army (21/23 SAS Regiment).

Os snipers foram inicialmente formados com auxilio a instrutores das SAS, logo a seguir um Capitão foi ao RU fazer o reputadissimo curso de snipers dos RMC. Por tanto o curso que é feito em Lamego deve "transpirar" a "made in UK" (o que até é bom...afinal tudo o que vem de fora é que é bom)...  
´
Um foi com elementos do 22, os restantes com os reservistas.
Exactamente, a nossa escola é a inglesa, fruto dessas opcções (não discutindo qual a melhor ou pior), mas alguma tinha que ser, não havendo no exercito doutrina nessa área.

Apesar de esses textos "teóricamente" estarem muito bem, há "aqui e ali" coisas que na prática não acontecem, mas no geral está bom e gostei

Por lapso esqueci-me de referir que estava a citar e não a escrever algo da minha autoria.
Ou seja, o que coloquei é a transcrição fiel do que é apresentado pela unidades em questão.
Agora se tudo aquilo acontece ou não, sabemos que é sempre discutivel, pois em alguns casos é necessário  que ocorra uma situação que possibilite executar determinado tipo de missão, o que pode nunca acontecer.

Cumps

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #909 em: Março 25, 2010, 02:47:09 pm »
claro que nao é saltar de para-quedas que eu quero so. eu quero ir para a tropa para proteger o pais e o mundo, nao sou daquele pessoal que vai simplesmente a procura de acçao nem nada disso. e nao quero ficar pela tropa, quero tirar um curso superior, tava a pensar em enfermagem, mas pelo que sei nao da poa tirar curso de oficial com enfermagem, o que acho muito mal, pois um enfermeiro e um licenciado como os outros, e acreditem ou nao e tao importante como um medico...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #910 em: Março 25, 2010, 02:54:20 pm »

Um foi com elementos do 22, os restantes com os reservistas.
Exactamente, a nossa escola é a inglesa, fruto dessas opcções (não discutindo qual a melhor ou pior), mas alguma tinha que ser, não havendo no exercito doutrina nessa área.

Uma curiosidade acerca dos nossos snipers, houve um artigo que saiu à já algum tempo sobre os snipers do CTOE, onde a meio do artigo estava um sniper português a gabar os alemães como sendo os melhores do mundo. :shock:

Deve ter sido à pala de algum exercicio internacional (penso eu de que).

Pessoalmente acredito que os instrutores dos SAS vieram a Portugal porque as espingardas são de origem britânica e foi dois em um (aprende-se a ser sniper com militares que já usam a espingarda em questão à anos).

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #911 em: Março 25, 2010, 02:56:06 pm »
claro que nao é saltar de para-quedas que eu quero so. eu quero ir para a tropa para proteger o pais e o mundo, nao sou daquele pessoal que vai simplesmente a procura de acçao nem nada disso. e nao quero ficar pela tropa, quero tirar um curso superior, tava a pensar em enfermagem, mas pelo que sei nao da poa tirar curso de oficial com enfermagem, o que acho muito mal, pois um enfermeiro e um licenciado como os outros, e acreditem ou nao e tao importante como um medico...

Se é assim, porque não vais estudar e depois vais para a tropa, olha que um 2º Furriel ganha melhor do que um "soldado raso". Tenho a certeza que se encontrava vaga para ti tanto nos Páras como nos Rangers.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #912 em: Março 25, 2010, 03:46:12 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Lightning não é para ser mauzinho, mas sempre ouvi dizer que os mais velhos é que sabem.

:mrgreen: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • +2708/-4491
« Responder #913 em: Março 25, 2010, 03:50:27 pm »
E quem sou eu para discordar?! :G-beer2:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #914 em: Março 25, 2010, 03:55:07 pm »
Agora se tudo aquilo acontece ou não, sabemos que é sempre discutivel, pois em alguns casos é necessário  que ocorra uma situação que possibilite executar determinado tipo de missão, o que pode nunca acontecer.

Exacto, era ai que eu queria chegar, não estou a por em causa a capacidade da unidade em fazer um certo tipo de operação, mas é claro que a haver algum tipo de operação especial que não seja do ambito do Exército, por exemplo em que sejam infiltrados por meios navais, a Marinha nunca permitiria que fosse outra unidade além do DAE, ou se a Força Aérea colocasse helicopteros a efectuar CSAR, seria concerteza com uma equipa da UPF, tal como os FAC no Afeganistão também são PAs da Força Aérea.

Acho que só existiria a possibilidade de serem os "Rangers" a fazerem essas missões se o ramo responsável (Marinha e Força Aérea) declarasse que os seus elementos (DAE, UPF e FACs) estão ocupados com outras operações ou que não os tem em numero suficiente que a missão exige.