nepia, ainda tenho muitas duvidas... sempre tive aquele impulso de saltar de um aviao e tudo isso, e o facto de o meu pai ter sido pára tambem me puxa bastante para isso. E pensava ate pouco que os rangers portugueses eram do genero dos americanos, so considerei os rangers por ter visto videos no youtube dos rangers portugueses e por o meu irmao me contar historias de um amigo ranger... mas ainda tenho muitas duvidas...
Se o que queres é saltar de um avião há cursos civis, além disso há mais unidades a saltarem de um avião para além dos Pára-quedistas (Operações especiais, UPF(?), DAE e futuramente um DMS. Olha em relação às histórias que ouviste do amigo do teu irmão, deves ter uma análise critica a essas histórias (ou de qualquer outra pessoa em relação à tropa), a maior parte são exageros ou puras petas. Uma coisa que eu tenho que te dizer de caras, não vás para a tropa por causa de alguém, vi camaradas a ficarem pelo caminho e eram filhos, irmãos, etc; de Pára-quedistas. Alguns ficaram bastante afectados e desmotivados para tudo por causa disso. Não te esqueças que a maior parte do pessoal não chega ao fim.
AGORA quanto ao GOE, acho que deviam fazer parte do exercito e nao da psp. Na minha opiniao era mais razoavel que os GOE fossem candidatos de forças de elite e nao da psp que por vezes nunca frequentaram o exercito, e nao tem a mesma bagagem que os militares das forças especiais...
Se fosse assim bastava adaptar as Operações Especiais do exército para essa função. Depois há a questão que muitos dos militares que pertencem às Tropas Especiais nem na PSP conseguiam entrar, sabes porquê? Porque não tens as habilitações literárias para isso. E acima de tudo há a questão de que no CTOE entram para o curso de Operações Especiais civis, ou seja, pessoas sem qualquer experiência anterior de vida militar, enquanto que um agente do GOE poderá ou não ter experiência a esse nível, já passou pelo curso de agentes e na maior parte das vezes está à anos na PSP. Um exemplo contrário, é a Companhia de Precursores (Pára-quedistas), para pertenceres a essa companhia primeiro tens que ser Pára-quedista pronto e só depois é que te podes dar como voluntário para o Curso de Auxiliar de Precursor. O GOE é uma unidade policial e não militar, com tudo de positivo e negativo que isso acarreta. Há ainda o GIOE da GNR que fazem o Curso de Operações Especiais em Lamego e que são considerados Rangers por inteiro, já as missões são básicamante iguais ao do GOE da PSP.