Rangers, Comandos, Paras, etc

• 4543 Respostas
  • 1284121 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
Re: Ranger's, Comandos, Paras, etc
« Responder #915 em: Março 25, 2010, 04:06:20 pm »
Até porque uma das missões que também aparece como sendo das possibilidades de emprego pela Companhia de Precursores é exactamente CSAR.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #916 em: Março 25, 2010, 05:28:52 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E quem sou eu para discordar?! :G-beer2: .

Também temos que ter em consideração que são épocas diferentes e com necessidades diferentes, por exemplo um BIPara tem uma capacidade de apoio de combate e de serviços superior a um BCP (nem me estou a referir ao uso de material mais moderno que isso seria injusto comparar para o BCP, mas sim à organização dos Batalhões).

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #917 em: Março 25, 2010, 05:33:12 pm »
Até porque uma das missões que também aparece como sendo das possibilidades de emprego pela Companhia de Precursores é exactamente CSAR.

Pois, mas quando os precs se formaram os Pára-quedistas ainda eram da Força Aérea, por isso é normal que tivessem essa capacidade que é de interesse da Força Aérea, é como o DAE na Marinha, eles não efectuam só funções de apoio às Forças de Fuzileiros, também podem operar autonomamente em operações de interesse da Marinha (abordagem a navios por exemplo).

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #918 em: Março 25, 2010, 07:42:57 pm »
Exacto, era ai que eu queria chegar, não estou a por em causa a capacidade da unidade em fazer um certo tipo de operação, mas é claro que a haver algum tipo de operação especial que não seja do ambito do Exército, por exemplo em que sejam infiltrados por meios navais, a Marinha nunca permitiria que fosse outra unidade além do DAE, ou se a Força Aérea colocasse helicopteros a efectuar CSAR, seria concerteza com uma equipa da UPF, tal como os FAC no Afeganistão também são PAs da Força Aérea.

Acho que só existiria a possibilidade de serem os "Rangers" a fazerem essas missões se o ramo responsável (Marinha e Força Aérea) declarasse que os seus elementos (DAE, UPF e FACs) estão ocupados com outras operações ou que não os tem em numero suficiente que a missão exige.

Isto acontece porque infelizmente nas nossas FFAA todos são bons em tudo e todo sabem fazer de tudo - a eterna guerra do protoganismo.
Por exemplo: Porque motivo é que as operações especiais não podem fazer o guiamento (à semelhança do que acontece com os ingleses e americanos), sendo a unidade que tera militares no terreno em situação para tal.
Porque a Força Aérea não admite dar essa missão ao Exército.
Actualmente o TACP é composto por PA qualificados, mas por exemplo na primeira missão do Kosovo, um dos FAC era um piloto, ou seja, a Força Aérea gasta uma fortuna a formar um piloto, para depois o mandar para terra, guiar os outros pilotos - qual a lógica disto? para mim, nenhuma.
Há alguns anos atrás, uma determinada unidade do Exército, pediu à Armada para infiltrar uma unidade por submarino, durante um exercicio num curso de qualificação (na altura o DAE ainda caminhava lentamente para a unidade que é actualmente).
Resposta da Armada: impossivel até porque esse planeamento teria que ser feito com dois anos de antecedencia.
Então porque carga de água iria agora o Exército começar a utilizar os submarinos?
E podia contar aqui muitas mais histórias que se passaram entre ramos e unidades, mas não vale a pena.
A mentalidade instalada, não nos deixa admitir que o nosso vizinho faça algo melhor do que nós, se nós o podemos fazer tambem.

Cumps

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #919 em: Março 25, 2010, 10:29:10 pm »
Pois, e a tal coisa que me chateeou na conversa do meu pai, a dizer que os para-quedistas eram os melhores... Na minha opiniao isto e uma infantilidade. Os militares tem de  saber a sua função e a razao pela qual a fazem. Deixar que aqueles que "fazem melhor" façam a sua funçao e no fundo salvar vidas...

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #920 em: Março 26, 2010, 01:10:25 am »
Citação de: "corapa"
Isto acontece porque infelizmente nas nossas FFAA todos são bons em tudo e todo sabem fazer de tudo - a eterna guerra do protoganismo.
Por exemplo: Porque motivo é que as operações especiais não podem fazer o guiamento (à semelhança do que acontece com os ingleses e americanos), sendo a unidade que tera militares no terreno em situação para tal.
Porque a Força Aérea não admite dar essa missão ao Exército.

Na América e no Reino Unido também são militares da Força Aérea, mas não é exclusivo, podem também ser dos Marines e do Exército.
http://en.wikipedia.org/wiki/Tacp
http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_term ... controller

Em Portugal acho que tem a sua lógica, se os aviões são da Força Aérea, se as bombas são da Força Aérea, se a instrução é dada pela Força Aérea, talvez o pessoal da Força Aérea seja o mais qualificado a fazer isso...

Actualmente o TACP é composto por PA qualificados, mas por exemplo na primeira missão do Kosovo, um dos FAC era um piloto, ou seja, a Força Aérea gasta uma fortuna a formar um piloto, para depois o mandar para terra, guiar os outros pilotos - qual a lógica disto? para mim, nenhuma.

Para já há aqui uma confusão é que o TACP não tem só PAs, também tem outros militares como operadores de comunicações, os PAs são normalmente é os FACs, se você acha que a lógica de estarem lá pilotos é nenhuma, parece que a Força Aérea também acha o mesmo, por isso é que eles agora já não fazem isso, possivelmente foi mais a necessidade do desenrasque que levou a isso do que qualquer outra coisa, mas se ler o link que eu postei sobre o TACP americano, está lá escrito que o TACP pode incluir um piloto como oficial de ligação com as unidades terrestres.

PS: Há algo no seu texto que me deixa confuso, inicialmente diz que infelizmente nas nossas Forças Armadas todos são bons em tudo e que sabem fazer tudo, mas depois critica o facto das Operações Especiais do Exército não fazerem "tudo".

PS2: Agora lembrei-me de outra :lol: , porque motivo é que os Comandos e os Pára-quedistas não tem os seus proprios snipers/atiradores designados integrados nas suas Companhias e tem que levar para o Afeganistão equipas de snipers dos "Rangers"? É que na América praticamente qualquer unidade tem os seus proprios atiradores de elite (Rangers, Marines, etc, etc)

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #921 em: Março 26, 2010, 10:08:19 am »
Na América e no Reino Unido também são militares da Força Aérea, mas não é exclusivo, podem também ser dos Marines e do Exército.
http://en.wikipedia.org/wiki/Tacp
http://en.wikipedia.org/wiki/Joint_term ... controller

Em Portugal acho que tem a sua lógica, se os aviões são da Força Aérea, se as bombas são da Força Aérea, se a instrução é dada pela Força Aérea, talvez o pessoal da Força Aérea seja o mais qualificado a fazer isso...

Exactamente, podem ser SAS, Special Forces, Navy Seal, etc. não é exclusivo da força aérea como cá.
Não obrigatoriamente, mas mesmo que o seja, não quer dizer que os outros não o possam fazer desde que formados para tal.
Sabia que essa formação já foi dada cá a militares portugueses do exército, por militares estrangeiros do exército, que o fazem no seu pais.

Para já há aqui uma confusão é que o TACP não tem só PAs, também tem outros militares como operadores de comunicações, os PAs são normalmente é os FACs, se você acha que a lógica de estarem lá pilotos é nenhuma, parece que a Força Aérea também acha o mesmo, por isso é que eles agora já não fazem isso, possivelmente foi mais a necessidade do desenrasque que levou a isso do que qualquer outra coisa, mas se ler o link que eu postei sobre o TACP americano, está lá escrito que o TACP pode incluir um piloto como oficial de ligação com as unidades terrestres.

Caro Ligthning, não há confusão nenhuma, eu apenas referi somente os PA, por estarmos a falar dos FAC.
Posso acrescentar, que já cumpri missões em diferentes TOs, onde havia TACP, com quem lidava diariamente, como tal, não tenho qualquer duvida de quem os pode integrar.
No caso do oficial de ligação, já estamos a falar de uma função completamente diferente, que implica conhecimentos de táctica própria e não apenas de técnica.

PS: Há algo no seu texto que me deixa confuso, inicialmente diz que infelizmente nas nossas Forças Armadas todos são bons em tudo e que sabem fazer tudo, mas depois critica o facto das Operações Especiais do Exército não fazerem "tudo".

Este é um dos "problemas" da troca de ideias por escrito, que por vezes leva a interpretações erradas.
Provavelmente não terei sido o mais explicito, mas no fundo o que eu quero dizer é que por exemplo: se há missões que as operações especiais podem cumprir, como o caso do FAC, porque não habilitalas a tal?  só porque são do exército, já não o podem fazer? Porque razão a força aérea terá que ter uma unidade especifica para tal, quando o exército tem uma força que podera estar inflitrada (no ambito das suas missões de reconhecimento) perto desse mesmo objectivo a destruir.
Repare uma coisa, eu não sou contra a existencia das unidades, isto se estivermos a falar de umas FFAA com uma dimensão, que não é a nossa.  
Se se podem optimizar os recursos humanos e materiais, porque investir em várias unidades, quando menos unidades podem cumprir as mesmas missões, desde que habitilitadas para tal.
E depois anda toda a gente a queixar-se que falta isto e aquilo; se os recursos, que são poucos, ainda tem que ser divididos por muitos, então algo há-de faltar.
Outro exemplo, porque razão o exército há-de ter hélicopteros, se a força a aérea pode cumprir essa missão (como o faz há decadas)?
Se tivessemos umas FFAA com essa dimensão e dinheiro para tal, eu era o primeiro a dizer que sim senhor, gostava muito de ter a aviação do exérctio, mas não temos nem uma coisa nem outra; tambem por esse motivo o GALE/ UALE, não passa de virtual. :wink:

Cumps

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #922 em: Março 26, 2010, 02:45:33 pm »
Exactamente, podem ser SAS, Special Forces, Navy Seal, etc. não é exclusivo da força aérea como cá.
Não obrigatoriamente, mas mesmo que o seja, não quer dizer que os outros não o possam fazer desde que formados para tal.
Sabia que essa formação já foi dada cá a militares portugueses do exército, por militares estrangeiros do exército, que o fazem no seu pais.

Caro Ligthning, não há confusão nenhuma, eu apenas referi somente os PA, por estarmos a falar dos FAC.
Posso acrescentar, que já cumpri missões em diferentes TOs, onde havia TACP, com quem lidava diariamente, como tal, não tenho qualquer duvida de quem os pode integrar.
No caso do oficial de ligação, já estamos a falar de uma função completamente diferente, que implica conhecimentos de táctica própria e não apenas de técnica.

Este é um dos "problemas" da troca de ideias por escrito, que por vezes leva a interpretações erradas.
Provavelmente não terei sido o mais explicito, mas no fundo o que eu quero dizer é que por exemplo: se há missões que as operações especiais podem cumprir, como o caso do FAC, porque não habilitalas a tal?  só porque são do exército, já não o podem fazer? Porque razão a força aérea terá que ter uma unidade especifica para tal, quando o exército tem uma força que podera estar inflitrada (no ambito das suas missões de reconhecimento) perto desse mesmo objectivo a destruir.
Repare uma coisa, eu não sou contra a existencia das unidades, isto se estivermos a falar de umas FFAA com uma dimensão, que não é a nossa.  
Se se podem optimizar os recursos humanos e materiais, porque investir em várias unidades, quando menos unidades podem cumprir as mesmas missões, desde que habitilitadas para tal.
E depois anda toda a gente a queixar-se que falta isto e aquilo; se os recursos, que são poucos, ainda tem que ser divididos por muitos, então algo há-de faltar.
Outro exemplo, porque razão o exército há-de ter hélicopteros, se a força a aérea pode cumprir essa missão (como o faz há decadas)?
Se tivessemos umas FFAA com essa dimensão e dinheiro para tal, eu era o primeiro a dizer que sim senhor, gostava muito de ter a aviação do exérctio, mas não temos nem uma coisa nem outra; tambem por esse motivo o GALE/ UALE, não passa de virtual. :wink:

Eu não estou de nenhum modo a dizer que você está errado, concordo com grande parte das coisas que escreveu, pelo que tenho lido e visto nas Forças Armadas de outros paises, há duas vertentes, uma é que cada ramo tem as suas missões e deve ser organizada com as unidades que acha correcto para efectuar essas missões independentemente dos outros ramos, este é o caso de Portugal, em que há diversas unidades na Marinha, na Força Aérea e no Exército especializadas numa função que não são o seu ambiente (unidades terrestres na Marinha e na Força Aérea, unidades aéreas na Marinha e no Exército). Outro caso é dos paises em que tudo o que é em terra é do Exército, tudo o que navega é da Marinha e tudo o que voa é da Força Aérea e essas unidades (terrestres, navais e aéreas) tem a responsabilidade de todas as operações nesse ambiente que é o caso por exemplo da Bélgica (na Bélgica não existem ramos militares mas Componentes, mas penso que se pode usar como exemplo), em que só tem uma unidade de operações especiais e só tem uma unidade de infantaria ligeira/Pára-quedista/Choque/Force Protection/etc que são os Pára-Comandos, por exemplo são os Pára-Comandos que fazem Force Protection aos C-130 Belgas no Afeganistão sendo uma operação de interesse da componente aérea e não da componente terrestre.

São conceitos...

Eu pessoalmente penso que nos Estados Unidos isso acontece devido a duas razões.

Uma é o simples tamanho das suas unidades de combate (o Exército tem 10 divisões, os Marines tem 3 divisões e ainda há um sem numero de unidades independentes mais pequenas), é lógico que o TACP da Força Aérea não deve ter efectivos para colocar equipas nessas unidades todas, da mesma forma que as Forças Especiais não tem snipers suficientes. Isso levou a que cada unidade tivesse os seus TACPs e atiradores especiais, tornando-se autonoma nessas capacidades.

Outra razão para mim, é as diferentes necessidades dos diversos ramos militares, por exemplo quando foi a invasão do Iraque, as forças terrestres avançaram praticamente em simultaneo com os ataques aéreos, mas se a Força Aérea (que quer assegurar superioridade aérea) acha que o alvo prioritário é os radares, as Batarias de defesa aérea, as aeronaves no chão, etc, o Exército e os Marines já acham que a prioridade é o apoio aéreo próximo às suas unidades, a destruição das unidades terrestres inimigas que se lhes opõe, etc, por isso acho perfeitamente normal que haja equipas TACP da Força Aérea, do Exército, etc, que vão "iluminar" os alvos que os diferentes comandantes acham importantes, porque depois até pode ser o mesmo avião que larga uma bomba no aerodromo iluminado pelo TACP da Força Aérea e depois larga outra bomba no batalhão de guarda republicana mais ao lado iluminado pelo TACP do Exército.

Acho perfeitamente normal nos Estados Unidos :lol: .

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #923 em: Março 26, 2010, 05:53:10 pm »
Tanta asneira que aqui se diz !!!

Ignorancia pura !!!

Já não tenho paciencia para ensinar.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23176
  • Recebeu: 4111 vez(es)
  • Enviou: 2887 vez(es)
  • +2708/-4491
« Responder #924 em: Março 26, 2010, 05:57:37 pm »
Citação de: "voador"

Ignorancia pura !!!

Caro Voador, isto é um fórum, há muitas pessoas e todas com as suas idéias. se vê alguém a dizer algo que não corresponda à verdade ou que você defende como solução mais viável para as Forças Armadas Portuguesas, então diga. Se não for assim, o fórum não avança e acabamos a andar às voltas. O debate é sempre de salutar.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • +942/-1084
« Responder #925 em: Março 26, 2010, 07:37:22 pm »
Citação de: "voador"

Ignorancia pura !!!

Caro Voador, isto é um fórum, há muitas pessoas e todas com as suas idéias. se vê alguém a dizer algo que não corresponda à verdade ou que você defende como solução mais viável para as Forças Armadas Portuguesas, então diga. Se não for assim, o fórum não avança e acabamos a andar às voltas. O debate é sempre de salutar.

Eu dou sempre o beneficio da duvida a toda a gente, principalmente em relação a temas que não domino, então este aqui dos TACPs acho que me deixei levar pela imaginação e posso muito bem ter dito algumas bacoradas porque também estavamos a falar do campo do imaginário e não da realidade.

Mas então o que vou dizer agora é a realidade actual em relação aos TACPs nas FAs portuguesas e isso é, os TACPs são só da Força Aérea e são compostos por FACs, operadores de comunicações, (talvez condutores mas não tenho a certeza) e um sargento mecânico de electrónica, acho que isto ninguém me pode desmentir.

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #926 em: Março 26, 2010, 10:02:46 pm »
Por lapso esqueci-me de referir que estava a citar e não a escrever algo da minha autoria.
Ou seja, o que coloquei é a transcrição fiel do que é apresentado pela unidades em questão.

Cumps

Suponho que esses textos são de um documento produzido pela Divisão de Planeamento de Forças do EME. Esse documento procura separar águas quanto a Comandos, Páraquedistas e OE's.

*

fabio418

• 1
  • +0/-0
Duvidas Praça-Comandos
« Responder #927 em: Março 27, 2010, 04:07:34 pm »
Boas,
Eu gostaria que alguem me ajudasse nas minhas duvidas porque ao visitar este forum vi que ha muita gente amigavel por aqui...
Tenho 18 anos e ando no 12ºano e gostaria de entrar nos Comandos como oficial mas nao sei se consigo acabar a Matematica A e nao quero perder mais nenhum ano a acabar uma disciplina. Queria fazer um RC como praça por um ano até acabar a Matematica (caso nao consiga claro) e depois de a acabar tentar entrar nos Comandos. Queria saber a vossa opiniao sobre isto ou entao algumas sugestoes diferentes... Estava a tentar entrar como praça na infantaria e gostaria de saber qual a disponibilidade que nos dao para sair, ou seja, quanto tempo nos deixam sair ou entao quantos dias porque nao quero perder a minha vida pessoal totalmente.
Agradeço desde já
Cumprimentos :)

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #928 em: Março 27, 2010, 10:38:55 pm »
Para o curso de Oficiais como RV/RC só com o Bacharelato ou Licenciatura.

*

White_lynx

• Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #929 em: Março 28, 2010, 08:12:13 pm »
Pessoal, alguem me sabe dizer que tipo de missoes os rangers tem tido no afeganistao?