Old escreveu:
Pero al ser buques de caracter oceanico pueden encontrarse con ciertas "dificultades" lejos de sus bases para las cueles montar un cañon de grueso calibre o misiles antibuque o un helicoptero armado les da un plus de seguridad y de disuasion que un simple patrullero no tiene.
Pois bem, amigo Old:
No nosso pensamento é capaz de estar a mesma questão. Trata-se de uma questão que, para mim, é comum à Marinha de Espanha e à Marinha Portuguesa.
O principal da questão não são os patrulhas, sejam os Viana do Castelo, Serviola ou Chirleu. São patrulhas e como o Old muito bem diz:
Efectivamente. Para misiones SAR o para patrullas sirven perfectamente os NPO. No hace falta mas.....
A questão a que me refiro reside na tradição, já com muitas décadas, das nossas Marinhas de terem navios intermédios entre as fragatas de topo e os patrulhas. Refiro-me às corvetas ( Jacinto Cândido, Batista de Andrade. Descubierta ) e, recuando um pouco mais, aos avisos, canhoneiras, etç.
Olhando, hoje, para ambas as Marinhas, Espanha têm as" Alvaro de Bazan ", topo de gama nas fragatas da europa, e as " Santa Maria ". Entre estas e os patrulhas o que existe? Nada. Portugal têm as " Vasco da Gama ", não são o top mas são boas fragatas como proximamente o serão também as duas " Karel Doorman ". O que está entre estes navios e os NPO's: Nada.
Navios intermédios com razoável valor militar, abaixo das fragatas e acima dos patrulhas, hoje, não os encontro por aqui. As BAM são, para mim, justamente, estes navios. Patrulhas é que não são. Os NPO são, para mim, patrulhas. Corvetas, fragatas ligeiras, continuam a faltar.
Para remate, concordo que os políticos têm dificuldades em " vender " à opinião pública e aos eleitores a opção por navios de guerra, navios com valor militar, mas os navios de patrulha e fiscalização eleitoralmente " vendem-se " bem. Daí a opção por navios de razoável valor militar, chamando-os de patrulhas, mas bem armados, com radares demasiado sofisticados ( e caros ) para aquelas missões.
Então se se falar em " combate à poluição " é de luxo, esses é que são eleitoralmente bons, mesmo que estejam carregados de artilharia, misseis e radares da última geração. O ambiente está na moda.
Cumprimentos,