cabeça de martelo:
Para mim o atraso é muito simples, não é as limalhas, ou a incompetência seja de quem for, mas sim o governo que não quer avançar com o dinheiro...por isso é que há atrasos 
Eu acho que o cabeça está cheio de razão.
No fundo o problema é esse.
Quando os 2 NPOs' forem entreges, eles virão com a factura.
E quanto mais depressa forem entregues, mais rapidamente se iniciará a construção dos 2 seguintes, etc.
Ou seja:
Ao atrasar a entrega dos 2 primeiros, todo o programa ficará atrasado, em cadeia, e o Estado pagará mais tarde.
Como ninguem quer assumir isso às claras, arranjam-se planos secretos de que os ENVC não serão capazes de dar conta, a Marinha inventa nacessidades e outras coisas, os ENVC respondem que a Marinha não lhes entrega os planos atempadamente para que os navios fiquem concluidos para que possam ser entregues ao dono da obra, e no final será o Estado que adia o pagamento.
Pelo meio, ninguém explica a necessidade de decorrerem 12 meses para que se limpem as supostas limalhas de ferro que tornavam os famosos motores inoperacionais.
Entretanto a fiscalização e patrulhamento das nossa águas permanecerá a cargo das velhas corvetas e dos poucos
Cacine que restam, e que aliás até estão melhor armados que o s NPO's.
Só é pena estarem muito velhos, porque do ponto de vista militar, estávamos mais bem servidos com uma BdA que com um NPO, que não passa de um arrastão pintado de cinza, e com uma pobre peça de 40mm na proa a fazer lembrar os navios piratas do sudeste asiático.