Caro Mcalberto.
este é um fórum sério.
Se eu lhe disser que o Partido Comunista é anti-democratico, você vai-me dizer que basta ler o jornal "Avante" para verificar que eu estou errado?
Por amor de Deus. A Revista da Marinha é o Orgão de Comunicação da corporação e dirá o que for mais conveniente!!!
Mas também lhe digo que o que a revista da marinha disse anteriormente foi:
O NPO destina-se prioritariamente à realização de tarefas de Interesse Público, decorrentes das missões da Marinha, nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacionais, entre as quais se destacam:
• Execução de operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da Busca e Salvamento no mar;
• Patrulha, vigilância e fiscalização, no exercício da autoridade do Estado, das águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional;
• Apoio, protecção e controlo das actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar e subsolo marinho;
• Colaboração na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima;
• Execução de acções de socorro e assistência, designadamente em colaboração com o Serviço Nacional de Protecção Civil, em situações de catástrofe, calamidade ou acidente;
• Colaboração com as autoridades civis na satisfação das necessidades básicas e na melhoria da qualidade de vida das populações.
=============
Tendo em consideração o tipo de missões para as quais está concebido, o NPO não disporá de qualquer sistema de combate, sendo apenas dotado com uma única peça de artilharia convencional de 40 mm, de comando local. O sistema de sensores será muito simplificado, de natureza eminentemente comercial, merecendo especial relevo o multisensor electro-óptico, capaz de detecção, gravação e registo de imagem nas condições atmosféricas mais adversas, incluindo a banda infra-vermelha. O sistema de comunicações internas e externas terá características idênticas à de um navio militar propriamente dito, constituindo-se de certa maneira como a excepção à regra.
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_dez2002/pag24.html
Isto é o que diz a revista da marinha.
A única coisa com uma leve característica militar é o sistema de comunicações do navio. Será que os Estaleiros de Viana do Castelo não sabem instalar o sistema de comunicações, que é SEGUNDO A PRÓPRIA MARINHA o único sistema realmente com características militares a bordo?
Mcalberto, ponha uma coisa na cabeça:
Um VW carocha pintado de verde-azeitona, é um VW militar, mas não é um tanque de guerra.
estamos a tratar de navios militares, com especificações próprias para esse fim. Deve estar a fazer confusão com navios de combate.
Quer-nos explicar, o que é que muda para que um navio deixe de ser um navio de combate para passar a ser um navio militar?O que muda, é que um navio para militares, pode ser baseado num casco civil (como o casco do NPO) e se for pintado de cinzento melhor.
Será o sistema de comunicações (q
ue repito, a própria marinha afirma ser a excepção à regra num navio que só tem sistemas civis) que transforma o NPO num navio militar embora não de combate?.
= = =
A verdade objectiva, e não a especulação, é que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, pela voz do seu presidente acusaram a Marinha Portuguesa de ser a única responsável pelos atrasos.
Isto são factos.
Até há semanas atrás caro mcalberto, eram apenas zunzuns e mentiras especulativas.
Chega de areia para os olhos.
Eu até posso entender as suas preocupações mcalberto, mas um dos problemas deste país, é que nos calamos com facilidade, porque um senhor doutor qualquer é que sabe.
Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo, e neste caso do NPO, começa a haver demasiadas coisas que não batem certo, e outras que são preocupantes sob outros aspectos, quiçá muito, mas muito mais graves que os atrasos provocados pela Marinha...