Nadie :
Entenda uma coisa:
A lingua castelhana, não é nem nunca foi uma lingua com prestigio em Portugal. Os sons guturais, lembram a fala dos muçulmanos, e por isso a lingua castelhana sempre foi vista como "grosseira" e pouco educada. É um pouco desagradavel ao ouvido.
Já Afonso X o dizia, quando afirmou que utilizava o Galaico-português para a poesia e o castelhano para fazer contas, porque o castelhano não tinha a mesma "doçura".
Muito dificilmente os portugueses serão obrigados a aprender castelhano à força, e a lingua castelhana em Portugual para os negocios só se for para os negocios do sexo ao longo da fronteira, de resto não estou a ver nada que valha a pena.
Cada vez mais se afirmam as linguas próprias dos vários países da peninsula ibérica. O Catalão será a lingua oficial na Catalunha, e mais tarde ou mais cedo o Castelhano passará a ficar restringido a Castela. É um processo irreversível.
O que não quer dizer que não se deva estudar a lingua.
Pessoalmente penso que é extremamente importante conhecer linguas, mas é um pouco tonto e arrogante, vir explicar-nos que seremos obrigados a aprender castelhano.
Aprenderemos o que for mais conveniuente, e evidentemente a lingua castelhana é importante por causa da américa, mas num país em que a própria lingua castelhana é atacada por razões politicas, eu diria que o futuro não é assim tão brilhante.
Na Europa, as lingua simportantes do meu ponto de vista são:
Inglês: por razões óbvias
Alemão: Que tende a transformar-se numa lingua franca no centro da Europa.
O Francês, tenho dúvidas.
Quem precisar de ter qualquer tipo de envolvimento com a América Latina, então é evidentemente importante aprender Castelhano, mas mesmo na américa latina, por causa do Brasil, é muito grande o interesse pelo português, pelo que em muitos lugares do Uruguai e do Paraguai e mesmo da Argentina, é perfeitamente possível falar português, que os autoctones entendem.
No Paraguai, por exemplo, até há preocupações por causa da presença massiva das TV's rádios e jornais brasileiros que se vêem por todo o país, porque principalmente na parte ocidental, já se houve mais português que castelhano.
Há centenas se não já milhares de escolas a ensinar português em todos os países do Mercosul (este é um tema em que normalmente em Espanha nem sequer se toca)

... porque será...?
O ensino de português na Argentina tem sofrido aumentos exponenciais.
O saber não ocupa lugar.
O castelhano será sem dúvida uma lingua importante, mas de todas as linguas que podem ser "ameaçadas" pelo castelhano, o português é aquela que está melhor protegida e que tem menos razões para preocupação.
Cumprimentos
PS:
Nadie:
Estude um pouco como funciona um Browser.
O Google, identifica a lingua do SEU Browser e apresenta-lhe noticias em castelhano quando você consulta "Portugal" da mesma maneira que eu vejo coisas em Português quando consulto as noticias em castelhano.