Ainda bem que para falar de história você está cá.
Eu somente referi que a ajuda deles não foi oferecida, eles não vieram a correr em nosso auxilio, estavam a passar pela zona, e em troca de uns bons trocados...venha lá disso. Mas concordo que dá para classificar de ajuda.
Um exemplo que me esqueci de referir, os genoveses e italianos ajudaram Portugal no periodo dos descubrimentos...relembro que as investidas iniciais ...até à zona da GUiné eram realizadas por vezes por capitais estrangeiros à frente de navios portugueses. Já naquela altura a falta de recursos humanos para sustentar a expansão era evidente...pelo menos ao nível de conhecimentos. É claro que esta ajuda não foi gratuita..foi mais a troco de coroas, terras e títulos. Até Colombo trabalhou para nós antes de se partir à descoberta das Américas..
Continuando, obrigado por palavras tão dóceis, mais um pouco e chamava-me ignorante, mas isso não podia ser...um moderador a insultar directamente um colega fórista. Eu sei bem o sangue derramado para que um pedaço de terra se chamasse Portugal e não Espanha, portanto é escusado descurso paternalista! Mas de resto concordo que muita juventude não sabe o que está por trás deste país.
Apesar disso, eu continuo com a minha ideia de Espanha e dos espanhóis. Mas realmente é impressionante..segundo suas palavras, essas ideologias castelhanas...presumo que também o nosso sistema político/maçónico defenda algo contra Espanha....estas conspirações...
Essa tentativa de os "espanhóis" o tentarem calar a meus olhos parece apenas a tentativa deles de argumentarem contra, de uma forma ou de outra. Da mesma forma eles podem dizer que voce "os silencia"..
Gostos e opiniões variam.....a minha está dita, e enquanto não ver o exército espanhol a invadir Portugal mantenho a minha opinião. Nessa altura mando envelope correio azul para sí, a dizer...parabens...estava certo e eu errado...e Portugal é que vai pagar...
Até lá, volto a afirmar que está muito pegado ao passado. Já tinha dito e volto a afirmar, que devemos conhecer o passado para prepararmos o futuro...mas não podemos simplesmente ficar "pregados" nele. Espanha não tem ideias de nos invadir. Alemanha e França não tencionam voltar a guerrear e esperar que a Inglaterra se abstenha..
Para além que volto a reafirmar que a própria ideia é pouco honrosa para a sociedade europeia. O facto de não aprendermos com o passado e voltarmos às belas guerras europeias, que no ultimo século ocorreram num palco maior.
A não ser que muita coisa mude neste mundo que conhecemos...o sistema económico (sim..qual a vantagem de Espanha de ter Portugal? não é muito grande quando comparada a riscos políticos, sociais, etc..), o sistema político....fim da UE e Nato...e sabe-se lá mais o quê..
Cumprimentos