Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 583730 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2566 vez(es)
  • Enviou: 3701 vez(es)
  • +967/-1099
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1485 em: Dezembro 29, 2010, 03:59:28 am »
Citação de: "FoxTroop"
Também em Mostar, tive a muito desagradavel surpresa de verificar que o tradicional poste, com as placas indicativas das cidades e distancias, da unidade espanhola, estava encimado com uma placa recortada com o formato da Peninsula Ibérica, totalmente pintada com as cores de Espanha e com a palavra España estampada a preto na barra amarela. O mais revoltante do quadro era as letras E e S bem dentro do que corresponde ao Território Nacional. Não foi facil conter a malta de derrubar o poste.

Também sei uma historia desse tipo, nos anos 90, quando os primeiros militares da Força Aérea foram aos EUA, à fábrica da Lockheed Martin para receberem formação dos F-16, num dos locais da fábrica tinha um mapa mundo na parede, mas nesse mapa não existia Portugal, era tudo Espanha, então um Português saca de uma caneta e desenha a olho o retângulo de Portugal, ao que parece passado alguns dias já estava lá um novo mapa onde já aparecia Portugal :mrgreen: .

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • Recebeu: 4245 vez(es)
  • Enviou: 2999 vez(es)
  • +3099/-4566
« Responder #1486 em: Dezembro 29, 2010, 11:28:23 am »
Citação de: "Luso"
Reparo que há pessoal que gosta das Oso-Negro. Mas porquê, pelo preço?
São 60 aéreos...
Mal por mal ia para a glock sem a serrinha g-a-y e é metade do preço.
Ou uma Ka-bar em aço carbono e bainha em kydex.
Ou do melhorzinho como a Dumpster Mutt, por USD$70. Esta última merecia bem uma compra por atacado pela unidade. E cortam. E duram.
Mas que escolha faz um militar português para a sua faca?
Uma marca... espanhola.
Deve ser da... calidad!
Calidad e sobretudo... brio.

Quem consegue afiar bem uma Oso?
Sabem já agora como ela é construída?
Conseguem cortar bem com ela ou é só para servir de alavanca e fazer de machadinha?
É que mesmo assim há melhor: olhem a Dumpster.

Mas já me estou a afastar do tópico.
Também, se ninguém falar disto...

Ó chefe, eu cá andava com uma navalha comprada na feira e nunca precisei de mais. :lol:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3099/-4566
« Responder #1487 em: Dezembro 29, 2010, 11:31:38 am »
Citação de: "FoxTroop"

Também em Mostar, tive a muito desagradavel surpresa de verificar que o tradicional poste, com as placas indicativas das cidades e distancias, da unidade espanhola, estava encimado com uma placa recortada com o formato da Peninsula Ibérica, totalmente pintada com as cores de Espanha e com a palavra España estampada a preto na barra amarela. O mais revoltante do quadro era as letras E e S bem dentro do que corresponde ao Território Nacional. Não foi facil conter a malta de derrubar o poste.

Conter? Eu tinha-me encarregue pessoalmente de dar sumiço à dita placa! :roll:  :lol:  :oops:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3099/-4566
« Responder #1488 em: Dezembro 29, 2010, 11:33:56 am »
Citação de: "Lightning"
Também sei uma historia desse tipo, nos anos 90, quando os primeiros militares da Força Aérea foram aos EUA, à fábrica da Lockheed Martin para receberem formação dos F-16, num dos locais da fábrica tinha um mapa mundo na parede, mas nesse mapa não existia Portugal, era tudo Espanha, então um Português saca de uma caneta e desenha a olho o retângulo de Portugal, ao que parece passado alguns dias já estava lá um novo mapa onde já aparecia Portugal :oops:  :lol:

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10638
« Responder #1489 em: Dezembro 29, 2010, 10:50:56 pm »
Não sei onde deve ser colocado este postal, mas aqui não me agrada. Noutro sítio adequado seria melhor mas por agora perde-se o contexto. Senhores Moderadores, por favor...

Martelo, a minha ignorância sobre as necessidades "cuteleiras" militares são totais e apenas faço suposições. É apenas mais um campo de interesse, e a minha experiência resulta apenas de campismo selvagem, alguma limpeza de mato e preparação de lenha (além de amanhar uns peixitos e uns coelhos). Suponho que os militares ainda façam exercícios de campo e que sejam levados a improvisar abrigo, combustível e sei lá que mais. Não falo do uso da faca em combate porque isso parece-me remoto e demasiado cinematográfico, mas vocês é que sabem.
Por aquilo que aqui leio, parece-me que é dada mais importãncia à capacidade de efectuar reparações e preparar a refeição, não sendo aplicado o "cortante" em trabalhos mais pesados. É isso?
Essa aplicação é "real" ou aplicada ao viver diário, inclusive exercícios?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +374/-8757
« Responder #1490 em: Dezembro 29, 2010, 11:42:43 pm »
Luso, a "faca de mato" é, geralmente, apenas um acessório de "moda" e não costuma ter uso nem o pessoal é treinado para a usar. Pessoalmente prefiro um Victorinox ou algo do género. Tinha uma coisa desse tipo, que levava sempre comigo e dava para todas as minha necessidades (desde desmontar o sistema da alça de mira,  pequenas reparações e também dava para fatiar um bocado de queijo ou a chouriça)   :wink:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23299
  • +3099/-4566
« Responder #1491 em: Dezembro 30, 2010, 11:24:02 am »
Não sei onde deve ser colocado este postal, mas aqui não me agrada. Noutro sítio adequado seria melhor mas por agora perde-se o contexto. Senhores Moderadores, por favor...

Martelo, a minha ignorância sobre as necessidades "cuteleiras" militares são totais e apenas faço suposições. É apenas mais um campo de interesse, e a minha experiência resulta apenas de campismo selvagem, alguma limpeza de mato e preparação de lenha (além de amanhar uns peixitos e uns coelhos). Suponho que os militares ainda façam exercícios de campo e que sejam levados a improvisar abrigo, combustível e sei lá que mais. Não falo do uso da faca em combate porque isso parece-me remoto e demasiado cinematográfico, mas vocês é que sabem.
Por aquilo que aqui leio, parece-me que é dada mais importãncia à capacidade de efectuar reparações e preparar a refeição, não sendo aplicado o "cortante" em trabalhos mais pesados. É isso?

Luso eu já respondi a essa questão, eu andava com uma navalha comprada na feira e nunca precisei de mais nada. Houve dois cromos que devem ter visto muito o Rambo e que na semana de campo andavam com uma facalhona de mato cada um (e era mesmo uma FACALHONA)! Eram gozados por todos... :twisted:  :lol:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1492 em: Dezembro 30, 2010, 07:06:08 pm »
Citação de: "corapa"
Li não sei onde, que a cor preto era das mais fáceis de detectar em movimento, pelo olho humano, no seu campo de visão periférico.

Sim, mas nesse caso o factor de detecção é o movimento por si só, dentro do qual algumas cores potenciam a detecção, mas vistas como um todo e não mescladas com outras.
O preto pode ser usado dependendo do contexto e obviamente que neste padrão tipo deserto (muito embora o Afeganistão não seja deserto) não tem muita razão de ser.

Não é preciso movimento pra detectar o preto.
O Preto até de noite é das cores mais faceis de ver.
Quase nada na Natureza é preto.

Sabe o que é um factor de detecção?
E quais são?
Se me responder até podemos abrir o debate, caso contrário é uma perda de tempo.

Se for alguma coisa muito complicada não faço a mínima ideia o que é factor de detecção. Se for apenas aquilo que faz com que seja detectado quando se mexe, é facil !! ahahah
Já agora agradeço que explique.

Sei apenas que uma coisa preta parada ve-se melhor que uma coisa igualmente parada que tenha outras cores de camuflagem.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1493 em: Dezembro 30, 2010, 07:33:17 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Luso eu já respondi a essa questão, eu andava com uma navalha comprada na feira e nunca precisei de mais nada. Houve dois cromos que devem ter visto muito o Rambo e que na semana de campo andavam com uma facalhona de mato cada um (e era mesmo uma FACALHONA)! Eram gozados por todos... :twisted:  :lol:

Se alguém precisar de facas de mato para qualquer serviço tenho lá umas poucas que foram sendo achadas ao longo dos anos.
Umas em bom estado, outras não. Mas em geral é tudo boa qualidade, nunca encontrei os donos e não tenho uso para tanta faca.
Mandem-me uma PM que eu mando fotos e tento fazer um preço simpatico.

E sim, uma faca de mato é uma coisa indespensavel. Nem percebo como militares feitos dizem aqui que serviram sem isso.
Desde para cortar uma corda de rapel até fazer um abrigo ou matar e trinchar um animal em silencio, etc etc etc
E sim, o estilo tambem conta quando toca a agarrar num turba e ameaçar que lhe arrancas os olhos com o facalhão se ele não falar. Muitos deles têm mais medo de facas do que de uma espingarda de assalto.
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1494 em: Janeiro 04, 2011, 08:49:11 am »
Se for alguma coisa muito complicada não faço a mínima ideia o que é factor de detecção. Se for apenas aquilo que faz com que seja detectado quando se mexe, é facil !! ahahah

Sei apenas que uma coisa preta parada ve-se melhor que uma coisa igualmente parada que tenha outras cores de camuflagem.

Pois, mas isso era como estarmos a falar de protese dentária - no final você sabia sempre mais do que eu.
E depois do debate sobre as armas automaticas, em função das suas respostas conclui que não vale a pena explicar-lhe nada pois acha sempre que tem razão.
E por ultimo teria que lhe dar instrução sobre técnica individual de combate e vigilância e contra-vigilância, mas com os seus conhecimentos era como na situação da protese dentária, no final, um sabia sempre mais do que o outro, mas este nunca o iria admitir

:G-beer2:

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1495 em: Janeiro 04, 2011, 12:33:28 pm »
Disseram que não se usa preto na camuflagem... bom o MARPAT Woodland usa preto e é extremamente eficaz. Não tenho queixa absolutamente nenhuma.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1496 em: Janeiro 04, 2011, 08:21:13 pm »

Pois, mas isso era como estarmos a falar de protese dentária - no final você sabia sempre mais do que eu.
E depois do debate sobre as armas automaticas, em função das suas respostas conclui que não vale a pena explicar-lhe nada pois acha sempre que tem razão.
E por ultimo teria que lhe dar instrução sobre técnica individual de combate e vigilância e contra-vigilância, mas com os seus conhecimentos era como na situação da protese dentária, no final, um sabia sempre mais do que o outro, mas este nunca o iria admitir

:G-beer2:

Conversa conversa, mas acabou por não explicar. Se lhe estou a dizer que não sei o que é o factor de detecção, não sei qual é o seu problema em explicar.
Calculo que o Sr. seja do Exercito, certo? Se me perguntar sobre armas automaticas eu também lhe explico com todo o prazer.
Estamos aqui para aprender uns com os outros.

Lembre-se de uma coisa, assim como você acha que eu acho que tenho sempre razão, também eu poderei achar que você acha que tem sempre razão.
Nem me lembro qual foi o debate sobre armas automáticas. Agora uma coisa é certa, eu treino as coisas de que falo sobre armas automáticas...

Não sei porque foi buscar a conversa sobre técnica individual de combate e vigilância e contra-vigilância!!! Mas se quer saber, normalmente quando as outras pessoas sabem coisas que eu não sei sobre a tecnica individual de combate, ou o que quer que seja, não tenho qualquer problema em o admitir. Alias, ha muitos, muitos anos que convivo com pessoas que sabem mais que eu e empenho-me em aprender com eles. Mesmo quando não estou muito acordo, oiço, experiemento e tiro as minhas conclusões. E quando sei perfeitamente que certas coisas não estão bem, ou estão menos bem, não tenho qualquer problema em o dizer.
Agora se o que você sabe sobre isso segue a mesma linha que a minha aí já é muito possível que não.
Aliás, no que toca a técnica individual de combate a maior parte dos soldados estão muito mal preparados. Mas já estou habituado com isso, a maior parte das forças armadas são mesmo assim, preocupam-se com muita coisa menos com soldado individual.  

à, e já agora,
Sei apenas que uma coisa preta parada ve-se melhor que uma coisa igualmente parada que tenha outras cores de camuflagem
, isto que eu disse é alguma mentira??
« Última modificação: Janeiro 04, 2011, 08:42:14 pm por ACADO »

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1497 em: Janeiro 04, 2011, 08:23:52 pm »
Citação de: "Malina"
Disseram que não se usa preto na camuflagem... bom o MARPAT Woodland usa preto e é extremamente eficaz. Não tenho queixa absolutamente nenhuma.

Veja como o preto é a cor que mais se nota...

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1498 em: Janeiro 04, 2011, 08:52:54 pm »

e já agora, num tom jucoso, saber mais que você sobre algumas coisas é possível, mas também o vice versa é, tudo depende do tema.
Mas olhe que eu falaria certamente com muito mais conhecimentos sobre combate com armas de fogo do que sobre protese dentária...

*

Malina

• 531
  • +0/-0
« Responder #1499 em: Janeiro 04, 2011, 09:50:25 pm »
Eu já comprovei a eficácia do MARPAT. Aliás, acredito piamente que se fosse mau o MARPAT ter preto, já o teriam retirado, coisa que não fizeram.

É lógico se colocar alguém com MARPAT numa relva verdejante, o preto irá sobressair, mas garanto que no meio de uma floresta, é uma maravilha.

Quem diz que o preto não se encontra na natureza, nunca andou por uma floresta... e muito menos já olhou para uma a alguma distância. Curiosamente e apesar dessa teoria, testaram o MARPAT num conjunto variado de ambientes e o preto pixelado funcionou muito bem.

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:6u71 ... uv.jpg&t=1
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:H-1F ... at.jpg&t=1
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:erw4 ... bq.jpg&t=1

CADPAT TW, que também possuí preto, onde estão os wallies?:
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:_5nf ... 68.jpg&t=1