Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575403 Visualizações
*

Dead_Corpse

• 42
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1350 em: Julho 17, 2010, 09:30:53 am »
No elemento de apoio, nos formadores e no elemento de protecção de força.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #1351 em: Agosto 03, 2010, 10:26:18 am »
A noticia já é antiga, mas na minha opinião ainda tem valor;

O Exército vai receber, por empréstimo, 23 viaturas “Hummer”, semelhantes às que tem usado no Afeganistão, para emprego neste teatro de operações durante a nova missão que está a começar em Março de 2010.

A decisão de enviar esta força foi tomada depois do conselho favorável Conselho Superior de Defesa Nacional, de 9 de Julho de 2009, mas o número de viaturas deste tipo existentes em Portugal e em serviço no Afeganistão pelas OMLT portuguesas não era suficiente. Assim, e estando em curso um processo de escolha da nova viatura táctica deste tipo, foi optada, a solução de solicitar por empréstimo aos EUA.

Esta é a terceira vez, nos últimos anos, que Portugal se vê obrigado a utilizar viaturas de países amigos para suprir as suas necessidades urgentes (Iraque, em 2003, GNR equipada com viaturas italianas, e Afeganistão, em 2005, Exército equipado com viaturas espanholas).

http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=553
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

dc

• Investigador
  • 9801
  • Recebeu: 5011 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5354/-1056
« Responder #1352 em: Agosto 03, 2010, 12:03:57 pm »
Boas

O governo adia o concurso do programa VTLB (viaturas tacticas ligeiras blindadas) por causa dos cortes orçamentais
e depois vão renovar o parque de viaturas do governo em novecentas e tal viaturas administrativas entre elas
BMW, Mercedes e Audis que provavelmente costaram o mesmo dinheiro do programa VTLB caso o mesmo fosse para a frente. :G-bigun:
Fazendo as contas a pelo menos 40 mil euros X 900 carros = 36 milhoes de euros em carros para o governo :oops:
mesmo assim fiz uns descontos ao governo se não o preço subia ainda mais porque provavelmente o carro mais
barato custou esses 40 mil euros.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1353 em: Agosto 03, 2010, 10:09:01 pm »
Citação de: "dc"
Boas

O governo adia o concurso do programa VTLB (viaturas tacticas ligeiras blindadas) por causa dos cortes orçamentais
e depois vão renovar o parque de viaturas do governo em novecentas e tal viaturas administrativas entre elas
BMW, Mercedes e Audis que provavelmente costaram o mesmo dinheiro do programa VTLB caso o mesmo fosse para a frente. :G-bigun:
Fazendo as contas a pelo menos 40 mil euros X 900 carros = 36 milhoes de euros em carros para o governo :oops:
mesmo assim fiz uns descontos ao governo se não o preço subia ainda mais porque provavelmente o carro mais
barato custou esses 40 mil euros.

Os carros do Governo sao a Renting!! nao funciona bem assim ...
Mas sim, gasta-se dinheiro a mais pra essas coisas.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #1354 em: Agosto 03, 2010, 11:47:29 pm »
Citação de: "nelson38899"
A noticia já é antiga, mas na minha opinião ainda tem valor;

Esta noticia pode perder algum valor porque Portugal vai brevemente deixar de contribuir com uma QRF no AFG. Veremos as necessidades de viaturas em termos futuros face aos compromissos nacionais recentemente assumidos. Stay tunned

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • +721/-2703
« Responder #1355 em: Agosto 06, 2010, 05:15:27 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

dc

• Investigador
  • 9801
  • Recebeu: 5011 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5354/-1056
« Responder #1356 em: Agosto 25, 2010, 10:07:22 am »
Boas
Não sabia que tinhamos hummers versão ambulância blindada no afeganistão.
Alguém sabe se é um dos veiculos emprestados pelos americanos?
http://lh3.ggpht.com/_xPw2iM5mJFw/TGsEb ... imgmax=800

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • +721/-2703
« Responder #1357 em: Agosto 25, 2010, 02:28:34 pm »
Citação de: "dc"
Boas
Não sabia que tinhamos hummers versão ambulância blindada no afeganistão.
Alguém sabe se é um dos veiculos emprestados pelos americanos?
Agostinho da Silva

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8056
  • Recebeu: 1376 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5277/-242
« Responder #1359 em: Setembro 07, 2010, 12:52:06 pm »

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
« Responder #1360 em: Setembro 07, 2010, 10:50:09 pm »
Citação de: "PereiraMarques"

A piscina que se vê em 2º plano era um local onde os Taliban tinham o hábito de fazer execuções públicas. Um sitio de má memória situado num ponto alto em Kabul com uma vista indiscritivel.

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #1361 em: Setembro 08, 2010, 12:54:21 pm »
Completamente off-topic e por isso peço desde já desculpa...mas...este novo camuflado do exército afegão não parece uma espécie de versão digital dos nossos antigos camuflados, nomeadamente do anteriormente utilizado pelos fuzileiros?? Quando digo versão não estou a querer dizer que isso foi feito intencionalmnte ou assim, apenas quero dizer que ao olhar para ele (e não apenas nestas fotografias - já tinha visto fotos no military-photos) foi o que me veio à cabeça, em algumas fotos, especialemente a uma distáncia "média", não assim tão próximo, achei-os um tanto ou quanto semelhantes..apenas "digitalizados.

Sei que não será propriamente a problemática mais importante no que toca a equipamento nas nossas forças (todos os nossos problemas fossem os camuflados..ainda que um fardamento de má qualidade possa de facto ser um problema importante), e ainda que não tenha uma opinião muito formada, e muito menos fundamentada, quanto à adopção de camuflados digitais, que parece estar a tornar-se numa tendência (resta saber é se é uma tendência fundamentada - espero e creio que de certa maneira sim - ou se não passa de mais uma espécie de moda), caso as nossas forças optassem pela adopção de novos padrões digitais (e novos cortes tipo ACU por exemplo..que parecem mais funcionais em alguns aspectos - disposição de bolsos nomeadamente), se este padrão, ou semelhante, serviria os nossos interesses? Quando digo interesses estou-me a referir à adequação do padrão às nossas principais e previsíveis áreas de actuação, nomeadamente e principalmente se se adequariam aos diversos tipos de vegetação presentes no nosso território? De relembrar que, embora não apareça nestas fotos, este novo camuflado afegão está também disponível numa versão "deserto".

Gostaria apenas de dizer para finalizar que isto é só um "suponhamos", não estou de maneira nenhuma particularmente interessado em promover a defesa ou não da substituição dos camuflados actuais por uma versão digital. Como disse não disponho de informação técnica fundamantada que me permita ter uma posição pró ou contra a substituição, assim como já disse anteriormente, não me parece de todo ser a questão mais preocupante no que toca a equipamentos nas nossas forças.

Foi só uma achega..espero não ser bombardeado pelo exercício de pensamento. e mais uma vez peço desculpa por ser off-topic.

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1362 em: Setembro 08, 2010, 05:39:12 pm »
a mim pessoalmente parece-me uma copia do camuflado italiano.

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #1363 em: Setembro 08, 2010, 05:46:00 pm »
Caro alphaiate percebo o que quer se dizer se estiver a comparar..digamos assim..o padrão pixelizado. Mas as cores do "vegetato", o camuflado italiano, são  diferentes, conferindo-lhe uma tonalidade "mais clara". Eu no meu post estava-m precisamente a referir às cores, tons e sua conjugação. As deste camuflado afegão, no meu entender claro, assemelham-se bastante às utilizadas no antigo camuflado dos fuzileiros.

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1364 em: Setembro 09, 2010, 09:41:40 am »
Compreendo o que quer dizer... é uma mistura entre o padrão italiano e o canadiano :) o resultado até é interessante, embora eu não seja de todo fã de padrões digitais!