Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 595546 Visualizações
*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1305 em: Abril 10, 2010, 05:36:28 pm »
Citação de: "ACADO"
E eu não me arriscaria a ir a beco nenhum com uma coronha recolhida. Ainda não somos o Rambo a disparar da cintura.

E se ele precisar de apontar a arma e disparar...
Na maioria das circunstâncias, não é nem fácil nem aconselhável disparar à altura da cintura, mas fazê-lo - ou melhor ter de o fazer - também não é ser nenhum Rambo. Não me diga que com tanta munição que gasta em treinos, nunca treina o tiro instinctivo com a arma ao nível da cintura ? Até porque parece gostar de atirar em posições bastante "estranhas".

Foi apenas um palpite, já que não sabemos se tinham terreno aberto à sua frente, ou se estavam prestes a entrar num espaço construído. E posso estar errado por pensar dessa forma, mas eu não me arriscaria a entrar num espaço exíguo com uma arma que tem 1 m de comprimento com a coronha estendida.

O que lhe parece mais importante?? é ter a arma pronta a disparar ou estar confortavel ?
Na medida do possível, os dois. Há métodos que podem ser melhores do que outros, mas ninguém é dono da verdade. Se eu lhe entregar uma arma personalizada, com a coronha ajustada para mim, um eventual punho e uma mira em posições que me convêm a mim, duvido que se sinta confortável o suficiente para tirar o máximo de eficácia da arma.

Não está mais confortavel de certeza mesmo que na cabeça dele isso lhe pareça ser verdade
Não vou discutir o que vai ou não vai na cabeça de outra pessoa, que sabe com certeza do seu ofício...

Já agora, é impressão minha ou o Homem não tem bandoleira ????
Pergunta interessante. Pelo pouco que se pode ver, não me parece ter. E a não ter, isso também me faria alguma confusão porque já não se trata de preferências pessoais.

*

ACADO

• Investigador
  • 2596
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-68
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1306 em: Abril 11, 2010, 07:06:33 am »
Citação de: "ShadIntel"
E eu não me arriscaria a ir a beco nenhum com uma coronha recolhida. Ainda não somos o Rambo a disparar da cintura.

E se ele precisar de apontar a arma e disparar...
Na maioria das circunstâncias, não é nem fácil nem aconselhável disparar à altura da cintura, mas fazê-lo - ou melhor ter de o fazer - também não é ser nenhum Rambo. Não me diga que com tanta munição que gasta em treinos, nunca treina o tiro instinctivo com a arma ao nível da cintura ? Até porque parece gostar de atirar em posições bastante "estranhas".

Gostar de treinar a disparar de posições que serão uma possibildade de um confronto armado poderão ser consideradas estranhas no entanto não me vê a disparar sem coronha.
E nunca me verá a disparar da cintura. A mira da frente é sagrada na minha maneira de ver as coisas...

Foi apenas um palpite, já que não sabemos se tinham terreno aberto à sua frente, ou se estavam prestes a entrar num espaço construído. E posso estar errado por pensar dessa forma, mas eu não me arriscaria a entrar num espaço exíguo com uma arma que tem 1 m de comprimento com a coronha estendida.

Pois eu não me arriscaria a ir a lado nenhum sem coronha .
Claro que são maneiras difrentes de ver as coisas... Mas entre conseguir empunhar a arma como deve ser e usa-la sem qualquer estabilidade para mim só existe uma hipotese.
Claro que tem direito a discordar.

O que lhe parece mais importante?? é ter a arma pronta a disparar ou estar confortavel ?
Na medida do possível, os dois. Há métodos que podem ser melhores do que outros, mas ninguém é dono da verdade. Se eu lhe entregar uma arma personalizada, com a coronha ajustada para mim, um eventual punho e uma mira em posições que me convêm a mim, duvido que se sinta confortável o suficiente para tirar o máximo de eficácia da arma.

Não me está a tentar dizer que aquele soldado está a usar uma arma emprestada pois não ??

Não está mais confortavel de certeza mesmo que na cabeça dele isso lhe pareça ser verdade
Não vou discutir o que vai ou não vai na cabeça de outra pessoa, que sabe com certeza do seu ofício...

Até pode saber do oficio, mas às vezes há coisas que se vai aprendendo...

Já agora, é impressão minha ou o Homem não tem bandoleira ????
Pergunta interessante. Pelo pouco que se pode ver, não me parece ter. E a não ter, isso também me faria alguma confusão porque já não se trata de preferências pessoais.

Alguma coisa que concordamos!! ahahaha
Boa.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
« Responder #1307 em: Abril 11, 2010, 07:09:54 pm »
A mira da frente é sagrada na minha maneira de ver as coisas...
E com toda a razão.
Mas imaginemos que a sua arma sofra danos, que ainda se encontre em condições de disparar, mas com os elementos de pontaria partidos / desviados, ou com a coronha danificada ? Ou ainda, que sofra uma lesão impeditiva que não lhe permita apontar nas melhores condições ?
Pode parecer um pouco trivial ou simplista, mas apesar de ser importante saber improvisar, antecipar situações extremas pode ajudar quando a situação fica mesmo apertada.

Mas entre conseguir empunhar a arma como deve ser e usa-la sem qualquer estabilidade para mim só existe uma hipotese.
Claro que tem direito a discordar.
Mas não discordo. Simplesmente nem sempre existe só uma hipótese.
Prefiro ser sempre o mais positivo possível, mas não deixo de ser adepto da lei de Murphy.

Anything that can go wrong, will go wrong

Não me está a tentar dizer que aquele soldado está a usar uma arma emprestada pois não ??
Quanto a isso não sei nada.
Estou apenas a tentar dizer que as suas preferências quanto à configuração de uma arma podem ser muito diferentes das de outro indivíduo. Sem que um ou outro deixe de ter as suas boas razões e de ser eficaz.

Não me vou desviar mais do tópico, porque isto já não tem granda coisa a ver com comentários à fotografia em causa.

*

ACADO

• Investigador
  • 2596
  • +32/-68
« Responder #1308 em: Abril 11, 2010, 07:17:58 pm »

Mas não discordo. Simplesmente nem sempre existe só uma hipótese.
Prefiro ser sempre o mais positivo possível, mas não deixo de ser adepto da lei de Murphy.

Anything that can go wrong, will go wrong

Sim , convém estar preparado pra tudo...
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

nelson38899

• Investigador
  • 5629
  • Recebeu: 938 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +745/-2735
« Responder #1309 em: Abril 14, 2010, 10:34:38 am »
Operação de cerco e busca em MUSAHI

29-03-2010

Decorreu no passado dia 24 de Março uma operação designada de Cerco e Busca, no Distrito de MUSAHI, sob a responsabilidade da Kabul Capital Division (111 KCD), em coordenação com a Polícia de Cabul e com os Serviços de Informações e Segurança Afegãos. A operação teve origem em informações recolhidas no terreno e em apenas 24horas foi preparada, o que permitiu registar assinaláveis progressos na capacidade de planeamento da KCD que, como se sabe, é apoiada pela OMLT nacional.

Responsável pelo cerco e isolamento da área considerada, as forças da 111 KCD (230 militares) encontravam-se em posição, 2 horas antes do início da operação de busca. Os Serviços de Informação e a Polícia, tiveram à sua responsabilidade a revista e busca das habitações, com um total de 280 agentes, dos quais cerca de 20 mulheres.

A OMLT nacional articulou-se em Posto de Comando Avançado, na Área de Operações, e Posto de Comando Principal, na sede da KCD. A força nacional possuía ainda um Posto de Comando Recuado, em KAIA, onde eram asseguradas as comunicações e logística.

A missão foi bem sucedida, tendo sido capturados 3 presumíveis insurgentes e diverso material. Com missões deste tipo visa-se obter maior restrição da liberdade de movimentos dos grupos insurgentes e um acréscimo do sentimento de segurança para população afegã, e que essa evolução positiva resulte da acção das próprias forças afegãs.
http://www.emgfa.pt/pt/noticias/144
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

AtInf

• Membro
  • *
  • 257
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1311 em: Abril 23, 2010, 07:12:52 pm »
Sei que o tópico é a missão Portuguesa mas considerei de algum interesse estes dois videos dos alemães com o Fennek

O nosso pessoal chegou a fazer missões conjuntas com o tipos da "faneca" - garantiam a force protection.

Cumps

*

nelson38899

• Investigador
  • 5629
  • Recebeu: 938 vez(es)
  • Enviou: 891 vez(es)
  • +745/-2735
« Responder #1312 em: Abril 25, 2010, 12:31:22 am »
A sétima missão portuguesa no Afeganistão fez os últimos treinos antes de se deslocar para o teatro de operações que lhe foi atribuído, em Cabul. São 162 militares, na sua maioria comandos, com 5 mulheres no destacamento de apoio. A companhia portuguesa opera  sobre comando turco

Dir-se-ia que o ambiente citadino de Cabul - a primeira prioridade desta missão, sendo a segunda a intervenção como força de reacção rápida -  constituiria uma bênção para os Comandos, que já actuaram em zonas de elevada perigosidade, como Farah ou Khanadar, o "berço dos taliban". Mas não: "Para nós o grande perigo não é o combate directo em zona rural - para isso estamos nós treinados e podemos evitar rotinas, mudar itinerários. Já actuamos em áreas onde conseguimos reduzir a insurgência a actividade zero e fomos elogiados pelo comando americano", contrapõe o 2º comandante da Companhia, Gonçalves Soares. "Agora, em Cabul, onde há milhares de viaturas militares a passar sempre na mesma estrada (Jalalabad Road), onde a explosão de um IED é só uma questão de estar já, ou não, pronto a explodir, aí, eu não consigo evitar a rotina, estou muito mais exposto. "  

Assim, os comandos treinaram especificamente para guerrilha urbana e  para a detecção engenhos explosivos artesanais. Num dos exercícios a que a Visão assistiu, simulou-se a tomada de um laboratório ilegal de drogas sob controlo terrorista num prédio de uma cidade.  Noutro, a explosão, com "mortos", de um IED (Improvised Explosive Device; uma bomba artesanal) que pôs fora de combate um Humvee e a sua tripulação.

Primeiro, há que fugir à "zona de morte" - no caso, o local onde o Humvee foi atingido. Depois, a velocidade de reacção ao fogo é fundamental: "Primeiro reage-se, só depois se dá ordens. Se um grupo está à espera de ordens para reagir, quando elas vierem  já está tudo a rebentar à volta dele e já não é possível dar ordens nenhumas", explica ainda Gonçalves Soares. Impedir o inimigo de tornar a disparar com segurança e reagir, (re)tomar a iniciativa, é para isso que os comandos são preparados. O que acontece muitas vezes quando há baixas, é que os militares ficam paralisados pelo fogo inimigo, conferindo-lhe assim uma vantagem fundamental.
http://aeiou.visao.pt/comandos-em-accao=f553775

Aconselho aceder ao link. Encontra-se lá uma foto-reportagem sobre a preparação. Fico aguardar as criticas do "expert" ACADO
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

corapa

• 261
  • +0/-0
« Responder #1313 em: Abril 25, 2010, 11:58:34 am »
contrapõe o 2º comandante da Companhia, Gonçalves Soares

É o 2º Cmdt do CTCmds, não da CCmds.

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1314 em: Abril 25, 2010, 03:18:37 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao "punho":

Citação de: "markilhas"

uma pequena foto, mais detalhada...abraço

Tanto o "punho" como a mira são as mesmas.

Sim, este punho na Galil tem de estar um pouco chegado à frente (e este está nitidamente bem mais atrás q o outro) se não não se consegue tirar o carregador como deve ser. Por isso é q por vezes se usam punhos curtos neste tipo de armas.

E se o comando de trás está mais confortável com o punho bastante à frente - que até pode ser um punho com bipé -, porque é alto e tem braços longos, ou por uma qualquer razão que desconhecemos.

No entanto, na G3 não precisa de estar lá a frente para nada nem que ele tenha uns braços compridissimos.
Não está mais confortavel de certeza mesmo que na cabeça dele isso lhe pareça ser verdade , já pra não falar que expõe muito mais o cotovelo. E se só lá está para servir de bipé então mais vale por um bipé.
Na maior parte das armas o punho com bipé pode ser posto mais junto ao carregador que é uma posição boa para o bipé e para o punho e assim tira-se real partido do uso deste.

Porquê essa enésima reacção escandalizada na presença de um simples instantâneo que não mostra quase nada das circunstâncias em que foi tirada a fotografia ?

A reacção nem foi muito escandalizada. Calculei que fosse por causa do bipé e por um instante quase que pensei em nem dizer nada. No entanto, achei que era um bom ponto de discussão e cá estamos.
A ideia era esta mesma, perceber porque alguns fazem de uma maneira e outros de outra.

Faz-me bem mais confusão o Homem que anda de coronha encolhida...

Mas será que não pensam !!!
Em realção à foto da Galil c punho, não veem que foi para uma exposição estática e se o punho tivesse mais a frente o garregador batia no chao e ela não se equilibrava.
É so comentadores de bancada!!!

*

ACADO

• Investigador
  • 2596
  • +32/-68
« Responder #1315 em: Abril 25, 2010, 08:23:00 pm »
Citação de: "nelson38899"
A sétima missão portuguesa no Afeganistão fez os últimos treinos antes de se deslocar para o teatro de operações que lhe foi atribuído, em Cabul. São 162 militares, na sua maioria comandos, com 5 mulheres no destacamento de apoio. A companhia portuguesa opera  sobre comando turco

Dir-se-ia que o ambiente citadino de Cabul - a primeira prioridade desta missão, sendo a segunda a intervenção como força de reacção rápida -  constituiria uma bênção para os Comandos, que já actuaram em zonas de elevada perigosidade, como Farah ou Khanadar, o "berço dos taliban". Mas não: "Para nós o grande perigo não é o combate directo em zona rural - para isso estamos nós treinados e podemos evitar rotinas, mudar itinerários. Já actuamos em áreas onde conseguimos reduzir a insurgência a actividade zero e fomos elogiados pelo comando americano", contrapõe o 2º comandante da Companhia, Gonçalves Soares. "Agora, em Cabul, onde há milhares de viaturas militares a passar sempre na mesma estrada (Jalalabad Road), onde a explosão de um IED é só uma questão de estar já, ou não, pronto a explodir, aí, eu não consigo evitar a rotina, estou muito mais exposto. "  

Assim, os comandos treinaram especificamente para guerrilha urbana e  para a detecção engenhos explosivos artesanais. Num dos exercícios a que a Visão assistiu, simulou-se a tomada de um laboratório ilegal de drogas sob controlo terrorista num prédio de uma cidade.  Noutro, a explosão, com "mortos", de um IED (Improvised Explosive Device; uma bomba artesanal) que pôs fora de combate um Humvee e a sua tripulação.

Primeiro, há que fugir à "zona de morte" - no caso, o local onde o Humvee foi atingido. Depois, a velocidade de reacção ao fogo é fundamental: "Primeiro reage-se, só depois se dá ordens. Se um grupo está à espera de ordens para reagir, quando elas vierem  já está tudo a rebentar à volta dele e já não é possível dar ordens nenhumas", explica ainda Gonçalves Soares. Impedir o inimigo de tornar a disparar com segurança e reagir, (re)tomar a iniciativa, é para isso que os comandos são preparados. O que acontece muitas vezes quando há baixas, é que os militares ficam paralisados pelo fogo inimigo, conferindo-lhe assim uma vantagem fundamental.
http://aeiou.visao.pt/comandos-em-accao=f553775

Aconselho aceder ao link. Encontra-se lá uma foto-reportagem sobre a preparação. Fico aguardar as criticas do expert ACADO

Acho que esse tipo de bocas sao escusadas.
Voce tambem poderia criticar, mas assim parece q acha que esta tudo bem com o que se treina nas fotos o que leva a entender q nao aprendeu nada sequer com os comentarios que ja haviam sido feitos antes.

Acho q sao fotos normalissimas de uma unidade do Exercito que nao treina sequer CQB com fogo real ...

*

ACADO

• Investigador
  • 2596
  • +32/-68
« Responder #1316 em: Abril 25, 2010, 08:27:49 pm »
Citação de: "voador"
Em relação ao "punho":

Sim, este punho na Galil tem de estar um pouco chegado à frente (e este está nitidamente bem mais atrás q o outro) se não não se consegue tirar o carregador como deve ser. Por isso é q por vezes se usam punhos curtos neste tipo de armas.

E se o comando de trás está mais confortável com o punho bastante à frente - que até pode ser um punho com bipé -, porque é alto e tem braços longos, ou por uma qualquer razão que desconhecemos.

No entanto, na G3 não precisa de estar lá a frente para nada nem que ele tenha uns braços compridissimos.
Não está mais confortavel de certeza mesmo que na cabeça dele isso lhe pareça ser verdade , já pra não falar que expõe muito mais o cotovelo. E se só lá está para servir de bipé então mais vale por um bipé.
Na maior parte das armas o punho com bipé pode ser posto mais junto ao carregador que é uma posição boa para o bipé e para o punho e assim tira-se real partido do uso deste.

Porquê essa enésima reacção escandalizada na presença de um simples instantâneo que não mostra quase nada das circunstâncias em que foi tirada a fotografia ?

A reacção nem foi muito escandalizada. Calculei que fosse por causa do bipé e por um instante quase que pensei em nem dizer nada. No entanto, achei que era um bom ponto de discussão e cá estamos.
A ideia era esta mesma, perceber porque alguns fazem de uma maneira e outros de outra.

Em realção à foto da Galil c punho, não veem que foi para uma exposição estática e se o punho tivesse mais a frente o garregador batia no chao e ela não se equilibrava.

Acho q nao leu bem o que escrevemos!!
esse punho da Galil esta num sitio relativamente normal e mais para a frente e q nao deveria estar.
O outro na G3 e q esta a frente de mais...

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1317 em: Abril 25, 2010, 09:37:26 pm »
Em relação ao "punho":

esse punho da Galil esta num sitio relativamente normal e mais para a frente e q nao deveria estar.
Entendi muito bem!!! Só para seu esclarecimento e dos demais comentadores que nunca lá estiveram!!!
AQUELA ERA A MINHA ARMA!!! E FIZ MUITO TIRO COM ELA !!!
OUVE ALGUEM QUE DISSE QUE NÃO TINHAMOS TREINO !!! QUE IGNORANCIA SANTO DEUS !!!
E sobre este assunto não falo mais, porque que é muito facil falar sem experiencia de terreno.
O que eu vejo aqui é que a  maioria fala, tece conjecturas mas nunca andou lá !!!
E depois vão buscar comentarios a NET sem saberem porque são ditos e com que finalidade !!!
Há muita coisa que é dita oficialmente com objectivos bem definidos e que são bem diferentes da realidade.
Mas podem continuar a especular, afinal estamos num país livre.
E só têm uma hipotese se não gostam dos meus comentarios.
ELIMINEM-ME !!!

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10879
« Responder #1318 em: Abril 25, 2010, 11:07:36 pm »
Entendi muito bem!!! Só para seu esclarecimento e dos demais comentadores que nunca lá estiveram!!!
OUVE ALGUEM QUE DISSE QUE NÃO TINHAMOS TREINO !!! QUE IGNORANCIA SANTO DEUS !!!
E sobre este assunto não falo mais, porque que é muito facil falar sem experiencia de terreno.
O que eu vejo aqui é que a  maioria fala, tece conjecturas mas nunca andou lá !!!
E depois vão buscar comentarios a NET sem saberem porque são ditos e com que finalidade !!!
Há muita coisa que é dita oficialmente com objectivos bem definidos e que são bem diferentes da realidade.
Mas podem continuar a especular, afinal estamos num país livre.
E só têm uma hipotese se não gostam dos meus comentarios.
ELIMINEM-ME !!!

Tenha calma, homem de Deus. Dê uso ao seu treino, mantenha a calma e seja certeiro.
Você será dos poucos que poderá "miscar" a sério portanto... calma. E vá disparando. :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

ACADO

• Investigador
  • 2596
  • +32/-68
« Responder #1319 em: Abril 26, 2010, 03:37:06 am »

Nao diga que as pessoas nao estiveram num sitio quando nao conhece sequer as pessoas. Voce com certeza nao foi o unico Portugues a sair de Portugal...

Afinal a sua era a G3 ou a Galil ??
Se fez muito tiro ou nao com ela nao esta em questao, voce la sabe os tiros que da e como os da.
Se era a G3 gostava entao de saber porque usava entao o punho tao a frente??
Se era a Galil, como ja tinha dito nao tenho nenhum comentario.

Quanto ao treino ser muito ou pouco, cada um tem os seus padroes de comparacao.
Uma coisa e certa, pelo que se tem visto nos Videos e fotos, muita coisa precisa ser melhorada.
Ha um amigo meu que costuma dizer: "Alguns treinam ate conseguirem fazer bem. Os profissionais treinam ate que nao erram."

Sim, e nao precisa stressar...
Estamos aqui e pra aprender uns com os outros. Todos erramos, todos precisamos saber mais, todos precisamos muito de treinar mais.
Eu, so lhe posso  agradecer o seu contributo a Portugal no estrangeiro. Isso e indescutivel. Bom trabalho.