Completamente off-topic e por isso peço desde já desculpa...mas...este novo camuflado do exército afegão não parece uma espécie de versão digital dos nossos antigos camuflados, nomeadamente do anteriormente utilizado pelos fuzileiros?? Quando digo versão não estou a querer dizer que isso foi feito intencionalmnte ou assim, apenas quero dizer que ao olhar para ele (e não apenas nestas fotografias - já tinha visto fotos no military-photos) foi o que me veio à cabeça, em algumas fotos, especialemente a uma distáncia "média", não assim tão próximo, achei-os um tanto ou quanto semelhantes..apenas "digitalizados.
Sei que não será propriamente a problemática mais importante no que toca a equipamento nas nossas forças (todos os nossos problemas fossem os camuflados..ainda que um fardamento de má qualidade possa de facto ser um problema importante), e ainda que não tenha uma opinião muito formada, e muito menos fundamentada, quanto à adopção de camuflados digitais, que parece estar a tornar-se numa tendência (resta saber é se é uma tendência fundamentada - espero e creio que de certa maneira sim - ou se não passa de mais uma espécie de moda), caso as nossas forças optassem pela adopção de novos padrões digitais (e novos cortes tipo ACU por exemplo..que parecem mais funcionais em alguns aspectos - disposição de bolsos nomeadamente), se este padrão, ou semelhante, serviria os nossos interesses? Quando digo interesses estou-me a referir à adequação do padrão às nossas principais e previsíveis áreas de actuação, nomeadamente e principalmente se se adequariam aos diversos tipos de vegetação presentes no nosso território? De relembrar que, embora não apareça nestas fotos, este novo camuflado afegão está também disponível numa versão "deserto".
Gostaria apenas de dizer para finalizar que isto é só um "suponhamos", não estou de maneira nenhuma particularmente interessado em promover a defesa ou não da substituição dos camuflados actuais por uma versão digital. Como disse não disponho de informação técnica fundamantada que me permita ter uma posição pró ou contra a substituição, assim como já disse anteriormente, não me parece de todo ser a questão mais preocupante no que toca a equipamentos nas nossas forças.
Foi só uma achega..espero não ser bombardeado pelo exercício de pensamento. e mais uma vez peço desculpa por ser off-topic.