Missão militar portuguesa no Afeganistão

• 1824 Respostas
  • 575452 Visualizações
*

lazaro

• 473
  • +0/-0
Re: Missão militar portuguesa no Afeganistão
« Responder #1320 em: Maio 21, 2010, 06:19:16 pm »
Como diz a velha canção do Rod Stewart: sailing, I am sailing .... http://w3.dn.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1573763

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #1321 em: Junho 04, 2010, 08:10:49 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

ricardonunes

• Investigador
  • 5379
  • Recebeu: 529 vez(es)
  • Enviou: 106 vez(es)
  • +587/-9143
« Responder #1322 em: Junho 09, 2010, 10:38:58 am »
Citação de: "ACADO"

Não aceitam civis nas Operações Especiais com mais de 25 anos. Conheço pessoas que quando acabaram o curso foram se voluntariar e não os quiseram porque tinham mais de 25 anos.
É muito dificil ter um Médico formado com menos do que isso. A não ser que já seja militar quando vai tirar o curso.

Há aqui qualquer coisa que não bate bem.

Também acho, há aqui qualquer coisa que não bate bem!

Condições Gerais e Especiais de Admissão

Para apresentar a Candidatura o candidato deve preencher os seguintes requisitos:

As condições gerais são:

• Ter nacionalidade portuguesa;
  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Ter aptidão psicofísica adequada;
  • Não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas;
  • Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;
  • Possuir habilitações literárias adequadas.

As condições especiais são:

Praças - Ter idade não superior a 24 anos para os cidadãos possuidores de habilitações literárias desde o 6.º ano até ao 12.º ano de escolaridade.
Sargentos - Ter idade não superior a 24 anos para os cidadãos possuidores de frequência de Ensino Superior.
Oficiais - Ter idade não superior a 27 anos de idade para os cidadãos possuidores de qualquer licenciatura ou bacharelato (ter idade não superior a 30 anos de idade para os possuidores de licenciatura em Medicina habilitados com internato geral).
www.exercito.pt
Potius mori quam foedari

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
« Responder #1323 em: Junho 09, 2010, 08:20:59 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Citação de: "ACADO"

Não aceitam civis nas Operações Especiais com mais de 25 anos. Conheço pessoas que quando acabaram o curso foram se voluntariar e não os quiseram porque tinham mais de 25 anos.
É muito dificil ter um Médico formado com menos do que isso. A não ser que já seja militar quando vai tirar o curso.

Há aqui qualquer coisa que não bate bem.

Também acho, há aqui qualquer coisa que não bate bem!

Condições Gerais e Especiais de Admissão

Para apresentar a Candidatura o candidato deve preencher os seguintes requisitos:

As condições gerais são:

• Ter nacionalidade portuguesa;
  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Ter aptidão psicofísica adequada;
  • Não estar inibido ou interditado do exercício de funções públicas;
  • Não ter sido condenado criminalmente em pena de prisão efectiva;
  • Possuir habilitações literárias adequadas.

As condições especiais são:

Praças - Ter idade não superior a 24 anos para os cidadãos possuidores de habilitações literárias desde o 6.º ano até ao 12.º ano de escolaridade.
Sargentos - Ter idade não superior a 24 anos para os cidadãos possuidores de frequência de Ensino Superior.
Oficiais - Ter idade não superior a 27 anos de idade para os cidadãos possuidores de qualquer licenciatura ou bacharelato (ter idade não superior a 30 anos de idade para os possuidores de licenciatura em Medicina habilitados com internato geral).
www.exercito.pt

Vá perguntar ao pessoal das "Forças Especiais" ou lá como lhe chamam no recrutamento. Não aceitavam ninguem com mais de 25 anos.
Se quiser tem de entrar para o exercito e só depois tentar ir pra lá. É ridiculo...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Pedro Grilo

• 47
  • +0/-0
« Responder #1324 em: Junho 10, 2010, 02:04:30 pm »
Caros amigos, aproveito este tópico e a oportuna foto colocada do carregamento de um dos nossos HMMWV para ir para o teatro de operações para colocar uma questão que alguns de vocês mais entendidos na matéria me poderão ajudar certamente.

Para aguns que sigam o tópico de modelismo neste forúm, saberão que sou modelista com especial interesse em fazer miniaturas de veículos das nossas Forças Armadas. Neste momento estou precisamente a fazer este HMMWV e estando perto do final da construção tenho uma dúvida:

Qual a arma utilizada nesta versão repleta de antenas, a Browning, ou a MG. Pergunto isto, pois as minhas fotos de referência centram-se nos modelos que desfilaram no 10 de Junho do ano passado e em Sintra aquando das comemorações da BRR. Ora em todas elas é a Browning que está montada na torre, mas considerando a utilização destas antenas, o comprimento do cano desta arma impede a rotação completa da torre sem que a arma embata nas ditas antenas.

Além disso, os primeiros HMMWV blindados com a blindagem Plasan-Sasa que serviram no Afeganistão, em todas as fotos que vi é a MG que equipa as versões com as antenas e as versões com a Browning não têm antenas. Também admito ter tido algum azar nas fotos que vi e não ter encontrado outras configurações, nomeadamente a Browning instalada num HMMWV com as ditas antenas.

Perante isto e para terem uma melhor ideia do que ando a fazer, deixo-vos o link da evolução do meu trabalho deste os primeiros passos até ao ponto que está neste momento no forum da associação de modelismo de que faço parte, a Associação de Modelismo do Montijo:

http://www.ammontijo.com/forum/viewtopic.php?t=2997

Já agora, também não tenho a certeza se a designação oficial deste HMMWV é m1151, ou m1165 se puderem ajudar nisso também era excelente e agradeço! :D

Espero que não seja uma questão muito "off-topic", já que com as minhas miniaturas tento perpetuar em ponto pequeno a história dos nossos veículos militares e este tópico aborda precisamente a realidade militar onde o meu modelo se insere, se considerarem off-topic, desde já a minhas desculpas!
Forte abraço.
Pedro Grilo
Associação de Modelismo do Montijo

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • Recebeu: 4101 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2697/-4485
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Pedro Grilo

• 47
  • +0/-0
« Responder #1326 em: Junho 11, 2010, 02:56:30 pm »
Caro amigo , obrigado pela atenção, mas essas imagens já conheço e são algumas das minhas referências para o modelo que estou a fazer e como eu disse, fotos com a Browning eu tenho, o que não tenho é fotos com o HMMWV com arma na torre em conjunto com as antenas "adicionais" de ECM, ou "empasteladoras de telemóvel" e são essas que estão na foto da revista Mais Alto e em mais uma ou duas que possuo (as antenas são aquelas que parecem um "Pudim branco", uma lâmpada de néon e um "aranhiço" com doze astes). Nesse desfile nenhum dos HMMWV está equipado com estas antenas que refiro.

As antenas "normais" de transmissão colocadas na traseira não afectam o manuseamento da Browning, mas os suportes das outras que referi já afectam. No entanto se for utilizada a MG, a rotação completa da torre já consegue ser feita. (Digo eu, claro!)

Essa é a minha dúvida: Com estas antenas todas "XPTO" que arma equipa a torre. Isto pois gostaria de fazer o meu modelo o mais próximo do utilizado no Afeganistão e pelo que percebo eles foram "evoluindo" em termos de acessórios desde que chegaram.

A primeira vez que os vi foi no 10 de Junho de Santarém praticamente "normais" apenas com a blindagem e os cestos colocados na carroçaria. Depois nas imagens de Sintra eles já possuem os suportes laterais para Jerry cans que não tinham em Santarém e agora as escassas imagens deles a partirem para o Afeganistão e mesmo já lá chegadosvejo que  possuem estas antenas que refiro.

Mais uma vez obrigado pela atenção dispensada a este modelista que procura fazer os seus modelos o mais "reais" possíveis para não haver erros históricos ou técnicos! :D
Forte abraço.
Pedro Grilo

*

Miguel Silva Machado

• Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
« Responder #1327 em: Junho 11, 2010, 03:31:26 pm »
Será isto que pretende?

Uploaded with ImageShack.us
O http://www.operacional.pt está cá é para ajudar! :D
Mas note bem que também usam na torre o Lança Granadas Automático Santa Barbara.
Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2697/-4485
« Responder #1328 em: Junho 11, 2010, 03:37:19 pm »
Posso estar enganado mas a mim parece-me que é a MG-3 na viatura em destaque e a Browning na que vai à frente.

*

Pedro Grilo

• 47
  • +0/-0
« Responder #1329 em: Junho 11, 2010, 04:35:22 pm »
Caros amigos obrigado pela generosa ajuda, e no fundo é "mais ou menos isso", ou seja, essa configuração dos primeiros HMMWV portugueses que foram para o Afeganistão depois de blindados pelos israelitas da Plasan-Sasa, "confirmam" a minha "tese". Se repararem na foto, o carro com as tais antenas "XPTO usa a MG-3, mas o que está à frente com a Browning, não tem essas antenas. Nestes modelos, eu não tenho dúvidas.

Eu tenho dúvidas é nos novos HMMWV que recebemos e que enviámos agora para o teatro de operações e dos quais ainda há poucas fotos (que eu conheça) em pleno território afegão, ou seja completamente operacionais em temros de euipamento de telecomunicações e ECM e com arma na torre.

Resumindo, por uma questão de lógica utilizada nos primeiros HMMWV, penso que o modelo com as antenas terá a MG-3 e a Browning equipará os modelos sem essas antenas. Mas, em termos modelísticos, preferia colocar as antenas e a Browning pois é uma arma mais imponente neste tipo de carros. Contudo, se não tiver uma foto que comprove este tipo de configuração, obviamente optarei por colocar uma MG-3 no meu modelo, pois não quero fugir à realidade no terreno.

Mais uma vez obrigado pelas dicas e já agora Miguel, os meus parabéns pelo trabalho feito no Operacional.pt, site que sigo com atenção, ainda para mais porque temos um grande amigo em comum, o Luis Costa que é um dos meus companheiros de tertúlia modelística de material nacional. Só que neste caso ele ainda não tem muita informação sobre estes carros novos e não chegámos a grandes conclusões. :D
Forte abraço.
Pedro Grilo

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23154
  • +2697/-4485
« Responder #1330 em: Junho 11, 2010, 04:56:27 pm »
Pedro vai ao site da FAP que lá há um video com os Hummer adquiridos para as TACP da FAP no Afeganistão (são os últimos Hummer adquiridos pelas Forças Armadas Portuguesas).

*

Pedro Grilo

• 47
  • +0/-0
« Responder #1331 em: Junho 11, 2010, 05:06:33 pm »
Caro amigo, parecendo que não, é uma versão completamente diferente daquela que estamos a falar.

Apesar de ser um "bicho" lindo que não me importava nada de fazer em miniatura! :D
Forte abraço.
Pedro Grilo

*

voador

• 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1332 em: Junho 11, 2010, 09:57:26 pm »
Caro amigo Grilo podem ser montadas a browning .50, a MG 3 ou o LGA 40mm Santa Barbara.

No entanto se reparar bem existem 2 versões em uso.
A mais antiga M1025A2, com blindagem israelita e com a 1ª torre inventada para este veiculo e posterioremente (o que se ve na foto) Versão M1152 com uma torre mais larga que permite montar um sitema denominado "universal mount" que possui hidraulicos destinados a establizar o tiro. esta versão tem blindagem FRAG 7 de origem US.

*

Pedro Grilo

• 47
  • +0/-0
« Responder #1333 em: Junho 12, 2010, 01:17:08 am »
Caro amigo Voador, passo a passo as minhas dúvidas começam a dissipar-se (eu sabia que podia contar com a ajuda da malta deste forum :D
Forte abraço.
Pedro Grilo

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 871 vez(es)
  • +721/-2703
« Responder #1334 em: Junho 12, 2010, 01:06:44 pm »

Como deves saber no http://forum.modelismo-na.net/viewtopic ... 02&t=14555 existe uma pessoa que passou seis meses no afeganistão e agora quer construir um Hummer. Por isso aconselho a perguntar-lhe
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva