Caros amigos, aproveito este tópico e a oportuna foto colocada do carregamento de um dos nossos HMMWV para ir para o teatro de operações para colocar uma questão que alguns de vocês mais entendidos na matéria me poderão ajudar certamente.
Para aguns que sigam o tópico de modelismo neste forúm, saberão que sou modelista com especial interesse em fazer miniaturas de veículos das nossas Forças Armadas. Neste momento estou precisamente a fazer este HMMWV e estando perto do final da construção tenho uma dúvida:
Qual a arma utilizada nesta versão repleta de antenas, a Browning, ou a MG. Pergunto isto, pois as minhas fotos de referência centram-se nos modelos que desfilaram no 10 de Junho do ano passado e em Sintra aquando das comemorações da BRR. Ora em todas elas é a Browning que está montada na torre, mas considerando a utilização destas antenas, o comprimento do cano desta arma impede a rotação completa da torre sem que a arma embata nas ditas antenas.
Além disso, os primeiros HMMWV blindados com a blindagem Plasan-Sasa que serviram no Afeganistão, em todas as fotos que vi é a MG que equipa as versões com as antenas e as versões com a Browning não têm antenas. Também admito ter tido algum azar nas fotos que vi e não ter encontrado outras configurações, nomeadamente a Browning instalada num HMMWV com as ditas antenas.
Perante isto e para terem uma melhor ideia do que ando a fazer, deixo-vos o link da evolução do meu trabalho deste os primeiros passos até ao ponto que está neste momento no forum da associação de modelismo de que faço parte, a Associação de Modelismo do Montijo:
http://www.ammontijo.com/forum/viewtopic.php?t=2997Já agora, também não tenho a certeza se a designação oficial deste HMMWV é m1151, ou m1165 se puderem ajudar nisso também era excelente e agradeço!
Espero que não seja uma questão muito "off-topic", já que com as minhas miniaturas tento perpetuar em ponto pequeno a história dos nossos veículos militares e este tópico aborda precisamente a realidade militar onde o meu modelo se insere, se considerarem off-topic, desde já a minhas desculpas!