U209PN

• 3660 Respostas
  • 1095687 Visualizações
*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
Re: U209PN
« Responder #1530 em: Janeiro 11, 2010, 09:56:59 pm »
Citação de: "sivispacem"

Meu Caro,

Os torpedos já chegaram a Portugal, todas as versões. As minas foram somente escolhidas quais vão ser adquiridas, se forem. Os misseis a seu tempo... tal como o submarino...
Tenham calma que só o CEMGFA é que sabe que o submarino vem em Janeiro, de resto toda a gente sabe que é entre o 1º e o 2º trimestre deste ano, mas não digam nada ao Senhor.

Obrigado SSK,

E fico com curiosidade de saber o que é que vão fazer aos velhinhos L3, se é que ainda estavam dentro do prazo de validade... :o))

E apesar de seguramente não poder entrar em detalhes, que tal o equipamento de escuta do U209ON? Presumo que a anos-luz, mas...

Cpmts
Carlos Ferreira

Os L3 estão fora de prazo à pelo menos 11 anos, para não dizer mais. Relativamente ao futuro não sei qual será, mas uma coisa posso afiançar, é impossível lançá-los a partir dos Tubo Lança Armas (TLA's) da classe Tridente. Isto, devido ao facto de a única maneira de fazer os torpedos saírem dos TLA's é através de meios próprios (Swim-out). Sempre se podia usar o mesmo sistema dos Harpoon, mas as esperas de travamento são diferentes, logo o torpedo não ficaria seguro dentro do tubo. Portanto parece-me que vai ser lixo com eles...

Caro paraquedista, como seria de esperar é algo do século XXII...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

paraquedista

• Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
« Responder #1531 em: Janeiro 12, 2010, 08:23:46 am »
Citação de: "SSK"

Desculpe caro SSK, mas nao percebi ?

O que tinha perguntado e se sabia quantos torpedos de exercicio tinham vindo incluidos na compra dos Blackshark.

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1532 em: Janeiro 12, 2010, 01:51:27 pm »
é impossível lançá-los a partir dos Tubo Lança Armas (TLA's) da classe Tridente. Isto, devido ao facto de a única maneira de fazer os torpedos saírem dos TLA's é através de meios próprios (Swim-out). Sempre se podia usar o mesmo sistema dos Harpoon

Duas questões, caro SSK.
Porque é que os TLA não tem a capacidade de ejectar os torpedos? Opção nossa?

E como é que funciona com o lançamento dos Harpoon?

*

Nuno Calhau

• Perito
  • **
  • 342
  • +0/-0
« Responder #1533 em: Janeiro 12, 2010, 02:58:38 pm »
Caros camaradas.

O meus caros sabem qual é a defenição de "chato", não?

Perguntar as horas a um individuo, e este descrever-nos o funcionamento mecânico do relogio!!!

Um Abraço.

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
« Responder #1534 em: Janeiro 12, 2010, 08:16:23 pm »
Citação de: "paraquedista"

Desculpe caro SSK, mas nao percebi ?

O que tinha perguntado e se sabia quantos torpedos de exercicio tinham vindo incluidos na compra dos Blackshark.

Peço desculpa, estava todo agranelado do cérebro... No que diz respeito ao número de torpedos sei que são 24 versão de combate, mas não sei ao certo o número da versão de exercício, mas são entre 6 e 8 salvo erro...

O século XXI é para a escuta...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
« Responder #1535 em: Janeiro 12, 2010, 08:58:17 pm »
Citação de: "AC"
é impossível lançá-los a partir dos Tubo Lança Armas (TLA's) da classe Tridente. Isto, devido ao facto de a única maneira de fazer os torpedos saírem dos TLA's é através de meios próprios (Swim-out). Sempre se podia usar o mesmo sistema dos Harpoon

Duas questões, caro SSK.
Porque é que os TLA não tem a capacidade de ejectar os torpedos? Opção nossa?

E como é que funciona com o lançamento dos Harpoon?

Meu caro,
Eu não disse que os TLA's não lançam torpedos, tem de inserir a frase no contexto caso contrário não está a ser justo. O que está escrito é que não lança L3!!!
Quase todos os estaleiros do mundo, se não todos mesmo, usam o mesmo sistema que a classe Tridente, não é opção da Marinha nem de nenhuma marinha do mundo.
Vou tentar dar-lhe um curso condensado de lançamento de armas a partir de um tubo lança armas horizontal . Sim, o vertical são os dos silos lança misseis.
Começando por uma ponta, as armas podem ser lançadas de três modos a partir de um submarino, que são as seguintes:
 :arrow: "Empurrão" na parte posterior da arma para que ela saía do tubo;
Os tubos lançadores de torpedos da classe daphné usa este sistema de lançar torpedos, que eu saiba é um sistema já não usado por nenhum dos principais construtores de submarinos mundiais. Este consiste na expulsão da arma do tubo e passado algum tempo do torpedo ter saído o seu motor inicia-se e siga...
 :arrow: Propulsão da própria arma.  
Tal como a classe Tridente e quase todos os submarinos do mundo, os motores dos torpedos arrancam ainda dentro do tubo. Assim que os motores arrancam e como é óbvio o hélice também começa a rodar e assim ele vai sair do tubo.

Caso ainda reste alguma dúvida, que é normal que exista, é só perguntar. Se conseguir e poder responder fá-lo-ei. Não me peçam valores, isso é impossível de dizer!!!

*

AyalaBotto

• Membro
  • *
  • 57
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #1536 em: Janeiro 13, 2010, 01:33:27 pm »
boa tarde,

excelente explicação!
Já agora aproveito para perguntar como são expelidos os torpedos que são lançados de lançadores que se encontram instalados nos decks de navios,
No caso das nossas VG que dispoêm de 2 lançadores triplos, existem a bordo torpedos para recarregar esses tubos, ou tal operação só pode ser efectuada em terra?

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto

"Ayala Botto Model Ships"
Facebook: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelShips

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #1537 em: Janeiro 13, 2010, 03:15:31 pm »
Ayallabotto escreveu.
Já agora aproveito para perguntar como são expelidos os torpedos que são lançados de lançadores que se encontram instalados nos decks de navios,

São expelidos por ar comprimido.

No caso das nossas VG que dispoêm de 2 lançadores triplos, existem a bordo torpedos para recarregar esses tubos, ou tal operação só pode ser efectuada em terra?
Existe um paiol com recargas e oficina de torpedos a ré dos tubos. Na Bartolomeu dias, os tubos estão incluidos na antepara.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
« Responder #1538 em: Janeiro 13, 2010, 09:22:39 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Ayallabotto escreveu.

São expelidos por ar comprimido.

Existe um paiol com recargas e oficina de torpedos a ré dos tubos. Na Bartolomeu dias, os tubos estão incluidos na antepara.

Nem mais!!!

Já agora têm aqui um bom artigo para lerem, mas sejam inteligentes a lê-lo

http://www.revistademarinha.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1427:submarino-tridente&catid=101:actualidade-nacional&Itemid=290

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • +0/-0
« Responder #1539 em: Janeiro 14, 2010, 02:40:52 am »
Caro SSK,
muito agradecido. A minha questão surgiu porque eu estava convencido que com torpedos movidos por motores de combustão, mesmo que modernos (eg, MK-48, Spearfish), ainda era comum usar-se um mecanismo de expulsão baseado em ar comprimido e que o motor só arrancava no exterior. Por questões de segurança e tal.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1496
  • Recebeu: 841 vez(es)
  • Enviou: 876 vez(es)
  • +460/-543
« Responder #1540 em: Janeiro 14, 2010, 08:47:08 am »

Obrigado pela informação, SSK

E para os devidos efeitos aqui lhe deixo o meu agradecimento pela atitude de - sem espalhafatos - sempre bem informar e esclarecer, numa postura rara aqui no Fórum (sim, que o mérito dever ser reconhecido, "...penso eu de que"...)

Cpmts
Carlos Ferreira
Cumprimentos,

*

Cláudio C.

• Membro
  • *
  • 258
  • Recebeu: 18 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +8/-2
« Responder #1541 em: Janeiro 14, 2010, 02:20:10 pm »
Citação de: "sivispacem"

Obrigado pela informação, SSK

E para os devidos efeitos aqui lhe deixo o meu agradecimento pela atitude de - sem espalhafatos - sempre bem informar e esclarecer, numa postura rara aqui no Fórum (sim, que o mérito dever ser reconhecido, "...penso eu de que"...)

Cpmts
Carlos Ferreira

Subscrevo a 100%, um muito obrigado pela sua disponibilidade e humildade em como da umas "explicações" sempre que solicitado aqui ao fórum  :D

Saudações cordias
E Pluribus Unum

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
« Responder #1542 em: Janeiro 14, 2010, 10:28:15 pm »
Muito obrigado pelas vossas palavras.

Parece-me que existe muita pouca informação sobre submarinos em geral e mesmo muita sobre os portugueses em particular, daí a minha motivação para satisfazer todos os interessados. Muitas vezes tenho pena de não poder explicar mais, porque a profissão tal não permite, e tenho de deixar alguns entendidos sem resposta.

Abraço do frio

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
« Responder #1543 em: Janeiro 23, 2010, 05:45:04 pm »
Obras obrigam 'Tridente' a ficar em cais da NATO

por MANUEL CARLOS FREIREHoje
Obras obrigam 'Tridente' a ficar em cais da NATO

O novo submarino da Armada terá de ficar fundeado no cais da NATO junto à Trafaria, conhecido como Portinho da Costa, devido ao atraso nas obras de construção de infra-estruturas e de dragagem na base naval de Lisboa (Alfeite), disseram ontem fontes militares ao DN.

Segundo dados obtidos pelo DN, as obras - que se iniciaram com atraso face ao calendário inicial, devido a questões burocráticas da responsabilidade do Ministério então liderado por Nuno Severiano Teixeira - não deverão estar concluídas antes de Junho.

Como tal, tendo em conta que o actual ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, anunciou há dias (ao Diário Económico) que "o Tridente [primeiro submarino] chegará a Portugal entre Março e Abril deste ano", a opção pelo Portinho da Costa como local de acostagem será inevitável. Esta alternativa resulta de esse cais de munições da NATO ser o utilizado pelos submarinos atómicos que fazem escala em Lisboa, assinalaram as fontes.

O porta-voz da Armada, comandante João Barbosa, escusou-se a falar em prazos, limitando-se a dizer que o ramo ainda não tem uma "data exacta" para a chegada do primeiro submarino. Instado a confirmar os atrasos nas obras de adaptação do Alfeite, acrescentou: "Contamos que as obras estejam prontas quando chegar o Tridente."

Apesar da recusa oficial em comentar a existência dos atrasos nas referidas obras, a verificação dos calendários iniciais de recepção do Tridente - agendada até muito recentemente para Janeiro de 2010 - permite concluir, cruzando-os com as informações obtidas pelo DN, que os atrasos rondam pelo menos os seis meses.

Os dois submarinos SS PO 2000 (versão dos submarinos alemães da classe U-209) são o Tridente e o Arpão (chega em 2011) e destinam-se a substituir os da classe Albacora (em rigor apenas um, o Barracuda). O programa foi lançado há mais de uma década e implica um investimento a rondar os mil milhões de euros.

Quanto ao atraso na sua chegada, face aos prazos conhecidos, ele está abrangido pelo contrato e contempla afinações de última hora, assinalaram duas das fontes.

Recorde-se que o programa dos submarinos continua a gerar polémica. As novas regras de contabilização dos custos contribuíram para isso, pois, embora pagando a prestações, Portugal terá de orçamentar o valor de cada submarino no ano da sua recepção - quando está obrigado a controlar as suas contas públicas.

Mais um artigo que revela a descoordenação e o deixa andar do nosso lindo país. Mas também é de assinalar a terminologia naval que o jornalista emprega, amadorismo no seu melhor, e depois não querem que se fale mal do jornalismo em Portugal. Com que então um navio fica fundeado num cais...

A chegada garanto-vos que não será na data que o MDN disse, visto o submarino nessa altura ainda em treino com a sua guarnição. Data de entrega correcta ainda ninguém sabe!!!

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
« Responder #1544 em: Janeiro 26, 2010, 07:37:28 pm »
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva