é impossível lançá-los a partir dos Tubo Lança Armas (TLA's) da classe Tridente. Isto, devido ao facto de a única maneira de fazer os torpedos saírem dos TLA's é através de meios próprios (Swim-out). Sempre se podia usar o mesmo sistema dos Harpoon
Duas questões, caro SSK.
Porque é que os TLA não tem a capacidade de ejectar os torpedos? Opção nossa?
E como é que funciona com o lançamento dos Harpoon?
Meu caro,
Eu não disse que os TLA's não lançam torpedos, tem de inserir a frase no contexto caso contrário não está a ser justo. O que está escrito é que não lança L3!!!
Quase todos os estaleiros do mundo, se não todos mesmo, usam o mesmo sistema que a classe Tridente, não é opção da Marinha nem de nenhuma marinha do mundo.
Vou tentar dar-lhe um curso condensado de lançamento de armas a partir de um tubo lança armas horizontal . Sim, o vertical são os dos silos lança misseis.
Começando por uma ponta, as armas podem ser lançadas de três modos a partir de um submarino, que são as seguintes:

"Empurrão" na parte posterior da arma para que ela saía do tubo;
Os tubos lançadores de torpedos da classe daphné usa este sistema de lançar torpedos, que eu saiba é um sistema já não usado por nenhum dos principais construtores de submarinos mundiais. Este consiste na expulsão da arma do tubo e passado algum tempo do torpedo ter saído o seu motor inicia-se e siga...

Propulsão da própria arma.
Tal como a classe Tridente e quase todos os submarinos do mundo, os motores dos torpedos arrancam ainda dentro do tubo. Assim que os motores arrancam e como é óbvio o hélice também começa a rodar e assim ele vai sair do tubo.
Caso ainda reste alguma dúvida, que é normal que exista, é só perguntar. Se conseguir e poder responder fá-lo-ei. Não me peçam valores, isso é impossível de dizer!!!