Quando se lê coisas relacionadas com os submarinos novos parece que estamos a ler um manifesto de contra-informação.
Os coreanos são construídos na Coreia por coreanos, se os veios estão mal são o deles e mais nenhum!
Caro Instrutor à muito tempo que se sabe que o Tridente nunca será entregue antes de Abril.
A foto do Arpão foi tirada junto ao cais onde ele ia atracar quando tinha acabado de deixar a doca seca. Não fez qualquer tipo de provas de mar.
Caro Junger vejo que tem andado a ler umas coisas, mas deixe de ler os romances do Tom Clancy, nem tudo é verdade...
eu não leio Clancy, mas presumo que ele leia mais e melhor que o que nós os dois sequer podemos imaginar.
É simpático da sua parte alerta-me para o que não é verdade naquilo que eu disse. Poderia contudo, peço-lhe, especificar.
Será a questão de dias de autonomia? Apregoam as superpotencias que um submarino nuclear tem uma autonomia de vários anos. E a tripulação? também é movida a energia nuclear??? Nesse aspecto uma caravela portuguesa tem muito maior autonomia que um moderno hunter-killer. E até talvez seja mais furtiva na assinatura radar.
A arma nuclear em sí é perfeita, mas exclui, no seu conceito de perfeição, o homem, e as armas que excluem o homem, ou o destroiem, remetendo-nos para a ficção científica, ou falham face a essa superioridade humana, a da mente.
O AIP é uma arma limitada, mas essa limitação equilibra-se na inerente ao ser humano. Não há aviões nucleares, não há navios de superfície nucleares além dos porta-aviões e com vários especialistas a considerarem-nos como fósseis de uma época ultrapassada, a nuclear. Época em que essa energia prometia uma era de ouro à escala mundial.
O seu limite foi mais uma vez o ser humano e as suas limitações. A tecnologia, prova-se, não pode ultrapassar o ser humano. É ele o limite absoluto da tecnologia.
O submarino nuclear pretende estar acima desse limite, o que é absurdo, o AIP não.
Isto não implica contudo que não considere a energia nuclear como uma possibilidade a levar em conta num contexto de total dependencia energética como é o nosso caso. Apenas que não se considere o nuclear como o santo graal que nos irá salvar. O salvador será SEMPRE, um Homem!