U209PN

• 3659 Respostas
  • 1094429 Visualizações
*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1275 em: Agosto 19, 2009, 05:20:29 pm »
Citação de: "Rui Conceicao"
Uma pergunta

Se houver algum problema onde acham que vai acontecer ?

No Norte de Portugal, no centro, ou talvez com algum pais do norte de África ?

O RI 3 tem a BA 11 mesmo perto.

Penso que neste momento mesmo com os quartéis no norte e centro continua a haver falta de pessoal.

Não sejam ego-centristas  e vejam Portugal como um todo

Ninguem vê Portugal como ego centricos, mas tem de concordar que existem unidades que coitadinhas, mais valia estarem fechadas, aqui no Norte de Portugal bem no Norte de Tras os Montes que eu gosto tanto existe um RI que também não faz qualquer sentido e bem proximo da fronteira espanhola falo do 19, um Regimento que serve para empregar um Coronel de Infantaria, porque um regimento requer cerca de 1000 homens e neste momento estão cerca de 60 a 70 homens.

E depois eu sou mauzinho....

1 Coronel e 70 empregados.... que bela mansão.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1276 em: Agosto 19, 2009, 05:23:10 pm »
Citação de: "Instrutor"
Uma pergunta

Penso que neste momento mesmo com os quartéis no norte e centro continua a haver falta de pessoal.

Ninguem vê Portugal como ego centricos, mas tem de concordar que existem unidades que coitadinhas, mais valia estarem fechadas, aqui no Norte de Portugal bem no Norte de Tras os Montes que eu gosto tanto existe um RI que também não faz qualquer sentido e bem proximo da fronteira espanhola falo do 19, um Regimento que serve para empregar um Coronel de Infantaria, porque um regimento requer cerca de 1000 homens e neste momento estão cerca de 60 a 70 homens.

E depois eu sou mauzinho....

1 Coronel e 70 empregados.... que bela mansão.

Ups deixa-me estar calado porque se não caiem-me em cima e dizem que assim todos os regimentos estariam fechados........... :lol:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

tgcastilho

• Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1277 em: Agosto 19, 2009, 06:03:33 pm »
Uma pergunta

Vou citar um texto,que explica a logica do centrismo.

As invasões francesas, a Guerra Civil e as diversas intervenções militares estrangeiras que assolaram Portugal no início do século XIX, levaram ao desenvolvimento da doutrina de que era impossível defender a totalidade do território nacional com os meios de que se podia dispor. Ao mesmo tempo observou-se que, sendo Lisboa, além da capital, o mais destacado centro populacional e económico do país, a invasão do país seria quase inútil sem a tomada desta cidade. Concluiu-se assim que a melhor forma de defender Portugal com os recursos disponíveis, seria defender Lisboa.

A doutrina da defesa de Lisboa, fez com que, ao final do séculos XIX e XX, quase todo o dispositivo militar português - tanto do Exército como da Marinha - no continente, se concentrasse nessa defesa.

*

tamokae

• 9
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1278 em: Agosto 19, 2009, 06:13:52 pm »
Boa tarde,
Esta continua discussão de numeros de homens (tripulações, meios etc...),
quer de um lado quer do outro tem razão!

Mas neste momento, Portugal (Estado), não quer nesta fase de transição, ter mais submarinos mais fragatas mais NPC mais Helis.

Penso que Portugal (todos nos) e estamos a falar de submarinos, vamos estar pelo menos 8 a 10 anos a aprender e a formalizar nova doutrina, acho eu pois trata-se de um salto qualitativo ( e vamos ser dos primeiros tirando os SulCoreanos).

Cumprimentos a todos

p.s. Roma e pavia .....

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1279 em: Agosto 19, 2009, 07:08:14 pm »
Citação de: "JMM"
Eu também tenho uma pergunta para o SSK, mas a respeito de algo que está a ser discutido noutro tópico, embora não saiba se pode responder ou se é informação classificada: de uma maneira geral qual é a eficiência dos novos sonares activos de muito baixa frequência, nomeadamente contra submarinos AIP? Pelo que me apercebo na literatura aberta toda a gente está a apostar nestes sonares para contrariar os AIP, mas fico sempre com a sensação de que é por falta de melhor e não por serem verdadeiramente eficazes...

Um abraço

João

Estes sonares são efectivamente muito bons e difícil de serem evitados pelos submarinos, tenham estes ou não AIP sejam ou não nucleares.

O facto de serem transmissões de baixa frequência vão ter perdas de propagação muito baixas (spreading, reverberações, absorção, etc...). Assim, e com as condições de propagação favoráveis estes sonares podem chegar a ter alcances superiores a 100 milhas náuticas. Mas, a grande questão é as condições de propagação e canais de som! Quem usa este tipo de sonares tem de saber usá-lo, uma dica deve ser usado dentro da mesma filosofia do submarino.

Para finalizar, um navio que reboque um sonar deste tipo deve navegar abaixo da velocidade de cavitação, ou seja, difícil detecção/classificação por parte do submarino, assim que transmita está detectado, classificado e prontinho para levar com um torpedo. Têm sido eficazes e muito em exercícios, quer contra SSN's quer contra SSK's (já presenciei os 2 casos), se for em situação real decerto que não é usado do mesmo modo. Pelo menos a política de transmissão não será a mesma decerteza!

Passando a outro assunto, Caro Instrutor:
O 3º submarino não vem! E quer acredite quer não acredite NÃO HÁ PESSOAL!!!

Caro tamokae,

Garanto-lhe que não vamos levar 8 anos a tirar partido da arma que aí vem. Nem metade desse tempo, que me caía já o...
Difícil era com a qualidade que tínhamos obter os resultados que obtínhamos, agora a coisa fica simplificado. Acredite, eu sei do que estou a falar!
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
tropa.
« Responder #1280 em: Agosto 19, 2009, 07:29:44 pm »
Instructor, o RI 19 como outros regimentos serve por exemplo para preparar militares para FNDs, fornecer tropas para FNDs, fazer movimentar a economia da cidade e a região onde está inserido, prevenção de incendios (tem militares em Boticas durante o verão), fornecer militares em situações de incendios ou de cheias em areas próximas, contribuir para a taxa de desemprego não aumentar, apoiar instituições e organizaçãos em diversas areas (emprestar tendas e homens, distribuir alimentos a pessoas carenciadas, alojamento a quem solicite, ect), acolhe acontecimentos desportivos e culturais, cede instalações para a pratica de desporto por parte de colectividades e treino de quem ambiciona concorrer a PSP/GNR, ect. Para comandar a tropa tem que estar alguem à frente e tendo o nome e a organização regimento tem que ter um Coronel como patrão, pessoa 5 estrelas e um grande profissional por sinal. É um regimento que para além de ter uma CCS e o EM, tem uma sub-unidade de apoio.

No contexto actual, o RI 19 não precisa de ter 1000 homens ou até 500 visto que do ponto de vista do ORBAT ele tem uma missão especifica que não fornecer tropas de infantaria mas sim apoiar na logistica a BrigInt atravês da unidade da Povoa do Varzim. Outra coisa, o RI 19 possui uma aldeia para treino de militares e uma pista de blindados que será usada para a Pandur.

Agora do ponto militaro-estrategico e de racionalizaçao de meios e custos, a localização actual pouco sentido faz mas como ha muito politica pelo meio, é complicado fechar uma unidade. Ganhava-se num ponto  mas noutros perdia-se.

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
Re: tropa.
« Responder #1281 em: Agosto 19, 2009, 09:03:55 pm »
Citação de: "tsahal"
Instructor, o RI 19 como outros regimentos serve por exemplo para preparar militares para FNDs, fornecer tropas para FNDs, fazer movimentar a economia da cidade e a região onde está inserido, prevenção de incendios (tem militares em Boticas durante o verão), fornecer militares em situações de incendios ou de cheias em areas próximas, contribuir para a taxa de desemprego não aumentar, apoiar instituições e organizaçãos em diversas areas (emprestar tendas e homens, distribuir alimentos a pessoas carenciadas, alojamento a quem solicite, ect), acolhe acontecimentos desportivos e culturais, cede instalações para a pratica de desporto por parte de colectividades e treino de quem ambiciona concorrer a PSP/GNR, ect. Para comandar a tropa tem que estar alguem à frente e tendo o nome e a organização regimento tem que ter um Coronel como patrão, pessoa 5 estrelas e um grande profissional por sinal. É um regimento que para além de ter uma CCS e o EM, tem uma sub-unidade de apoio.

No contexto actual, o RI 19 não precisa de ter 1000 homens ou até 500 visto que do ponto de vista do ORBAT ele tem uma missão especifica que não fornecer tropas de infantaria mas sim apoiar na logistica a BrigInt atravês da unidade da Povoa do Varzim. Outra coisa, o RI 19 possui uma aldeia para treino de militares e uma pista de blindados que será usada para a Pandur.

Agora do ponto militaro-estrategico e de racionalizaçao de meios e custos, a localização actual pouco sentido faz mas como ha muito politica pelo meio, é complicado fechar uma unidade. Ganhava-se num ponto  mas noutros perdia-se.

Já que há pessoal no RI 19 porque não mandar estes "maganos" para o 3º submarino???
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
sub.
« Responder #1282 em: Agosto 19, 2009, 09:26:55 pm »
Qual 3 submarino ou carapuça? O submarino amarelo dos Beatles???? Passas a vida a dizer que não haverá um 3 submarino, agora queres pessoal para o 3??? Mas desta forma não faltará pessoal para um 3, um 4 ou até um 5.

Vou mandar um mail ao GabCEMA a dizer que o SSK anda a dar dicas no forum, poderá calhar que ele aproveite!

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1283 em: Agosto 19, 2009, 09:31:33 pm »
ó tsar, não te parece que o SS estava a ser sarcástico? Ai rapaz...

ó SS, quais são os incentivos típicos para submarinistas, pf?
"Ask DNA"

*

tgcastilho

• Membro
  • *
  • 183
  • +1/-0
Re: sub.
« Responder #1284 em: Agosto 19, 2009, 09:32:10 pm »
Qual 3 submarino ou carapuça? O submarino amarelo dos Beatles???? Passas a vida a dizer que não haverá um 3 submarino, agora queres pessoal para o 3??? Mas desta forma não faltará pessoal para um 3, um 4 ou até um 5.

Vou mandar um mail ao GabCEMA a dizer que o SSK anda a dar dicas no forum, poderá calhar que ele aproveite!

Sem comentarios

A gente,mesmo,quadrada!!!!!!

*

voador

• 218
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1285 em: Agosto 19, 2009, 10:53:35 pm »
Carissimo acha mm que portugal é assim tao grande??
Nos nem sequer temos potencial estrategico territorialmente para trocar espaço por tempo.

quanto tempo leva um F 16 da BA5 ao algarve???

O Sr. sabe que ja nao existem guerras baseadas em linhas da frente???

E os quarteis de portugal??? servem para q???

é que em caso de conflito eles sao logo abandonados (é assim a doutrina sabia??) e as forças vão para zonas de reunião

Uma pergunta

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #1286 em: Agosto 19, 2009, 11:05:57 pm »
Citação de: "Chicken_Bone"
ó tsar, não te parece que o SS estava a ser sarcástico? Ai rapaz...

ó SS, quais são os incentivos típicos para submarinistas, pf?

É a vida, todos têm cérebro cada um usa-o à sua maneira... Se calhar não perceberam que era uma piada ao off-topic.

No que diz respeito aos incentivos, são dois, passo a enumerar:

:arrow: Uma gratificação de imersão que tem 3 valores diferentes, valores associados às categorias (Oficiais, sargentos e praças). Os valores são alvo de impostos, assim após os devidos descontos cada um leva para casa valores que rondam os 400, 350 e 300 respectivamente.

:arrow: Comissão especial de duração de 6 a 9 anos, que para quem vai obrigado é um incentivo e pêras!!!

São estes os/o incentivo para se ir servir nos submarinos. Provavelmente por isso é que 70-80% dos militares que lá estão quando foram para lá foram obrigados, como escreveu um forista à bem pouco tempo.
É triste!!! Sim, porque quando contactamos com outras marinhas nos deparamos com comentários do tipo: isso é uma prisão, não são reconhecidos, ainda navegam sob essas condições, porque não saem, o quê não dá...
É a vida, é a nossa realidade... Mas mesmo assim podemos sempre afirmar com orgulho que servimos nos submarinos!!! Nunca esquecendo que só existem dois tipos de navios, os Submarinos e os alvos!!!

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
tropa.
« Responder #1287 em: Agosto 19, 2009, 11:17:25 pm »
Segundo sei mas posso estar errado, a doutrina manda que em caso de situação de guerra, a tropa sai do aquartelamento para defender a area geografica onde está inserida de possiveis ataques ou se estiver numa situação ofensiva, nesse caso sim deverá deslocar-se a um ponto previamente estabelecido onde irá actuar isto dependendo da missão para a qual estará vocacionada.

No entanto ficam alguns militares a garantir a segurança da unidade não apareça um grupo de mãos leves a querer mafiar os tachos da cozinha ou os cobertores das casernas ou dar beijinhos à namorada no interior de um blindado.

Mas isso de guerras como imaginavamos no passado, ja passaram à historia. Um exército não pode ser visto apenas como uma maquina letal para defender as fronteiras. Ajudar a sociedade civil em tarefas que não militares e implementar e manter a paz mt longe das fronteiras são actualmente uma das principais tarefas.

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • +19/-0
Re: tropa.
« Responder #1288 em: Agosto 19, 2009, 11:31:21 pm »
Segundo sei mas posso estar errado, a doutrina manda que em caso de situação de guerra, a tropa sai do aquartelamento para defender a area geografica onde está inserida de possiveis ataques ou se estiver numa situação ofensiva, nesse caso sim deverá deslocar-se a um ponto previamente estabelecido onde irá actuar isto dependendo da missão para a qual estará vocacionada.

No entanto ficam alguns militares a garantir a segurança da unidade não apareça um grupo de mãos leves a querer mafiar os tachos da cozinha ou os cobertores das casernas ou dar beijinhos à namorada no interior de um blindado.

Mas isso de guerras como imaginavamos no passado, ja passaram à historia. Um exército não pode ser visto apenas como uma maquina letal para defender as fronteiras. Ajudar a sociedade civil em tarefas que não militares e implementar e manter a paz mt longe das fronteiras são actualmente uma das principais tarefas.

Bem sei que não sou moderador, mas falar de exercito num tópico de marinha já é mau num tópico sobre submarinos é ofensa, pelo menos para os submarinistas...

*

Chicken_Bone

• 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1289 em: Agosto 19, 2009, 11:46:59 pm »
Obrigado SS.
Sem ofensa, mas fiquei mais confuso :D Provavelmente, deve-se a eu não perceber algo acerca de salários nas FA ou mm na função pública Portuguesa. Sei que há categorias para isto e para aquilo, que só complicam as coisas...

Achas que daria para simplicar para valores e benefícios aproximados? Por exemplo, um gajo que entra para submarinista, qt recebe e que benefícios recebe, qt tempo/períodos trabalha, etc.?
E um gajos de nível médio e avançado? Qt ganha  e q benesses tem o gajo que manda na embarcação (Capitão?)?
Quais são as perspectivas de carreira para um submarinista?

Qts submarinistas entram por ano e quantos saem (deixam de estar em condições)?

Bem, estas perguntas talvez sejam um pouco fora do tema do tópico, mas acho que permite enquadrar o porquê da falta d recursos humanos para o 3º submarino.

Não percebo grande coisa do assunto, mas tb me parece que ter um terceiro submarino seria totalmente e redondamente estúpido. Basta a diferenças do valor monetário das contrapartidas (imagino que se formos para o conteúdo das contrapartidas a distância ainda se alargará mais), escassez de recursos humanos e custos de manutenção propriamente ditos e os outros todos (administração, espaço ocupado e necessário para td que vai para o submarino, desvalorização do submarino com o passar do tempo, bla bla).
"Ask DNA"