era mesmo a construção do LPD como contrapartida, e se sobrasse algum, um AOR tipo Marques de Ensenada, que não requer grande número de pessoal.
Isso era espetacular, mas não acho que seja assim que as contrapartidas funcionam, a empresa tem que investir ou comprar, tem que "gastar" esse dinheiro em Portugal. Não é dar...
Por exemplo sei que quando a Força Aérea adquiriu os EH101, a AgustaWestland também tinha um valor de contrapartidas para cumprir, e até muita gente pensou que eles iriam investir nas OGMA, mas o que eles decidiram fazer foi construir um subsidiária deles em Portugal que é a AgustaWestland Portugal para apoio aos helicopteros da sua marca que operam cá (militares e civis), gastaram o dinheiro deles cá, criram postos de trabalho, é essa ideia das contrapartidas.
As contrapartidas dos submarinos devem ter a ver com estaleiros navais, fábricas de quaisquer outros equipamentos de interesse para essa empresa, e outras coisas que eu desconheço.
Os dois submarinos custam mil milhões de euros (aproximadamente), se supormos que o valor em contrapartidas é outros mil milhões de euros, por essa ideia se nos voltassem a devolver o dinheiro ou navios no valor disso, os submarinos eram grátis

, o que eles tem que fazer é comprar serviços, equipamentos, etc a empresas portuguesas por esse valor.