Pandur II

  • 3075 Respostas
  • 971077 Visualizações
*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
pandur.
« Responder #1260 em: Abril 24, 2009, 10:33:23 am »
No mesmo mercado a GD n concorre com dois modelos diferentes. Ou um ou outro! Existem outros motivos com certezas.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20764
  • Recebeu: 6963 vez(es)
  • Enviou: 7976 vez(es)
  • +8113/-12883
(sem assunto)
« Responder #1261 em: Maio 22, 2009, 08:30:26 am »
Citar
Defesa
"30 milhões de euros há ano e meio ao ar livre"

por MANUEL CARLOS FREIRE
Hoje

As primeiras viaturas blindadas 'Pandur' de oito rodas, fabricadas na Áustria, chegaram a Portugal com defeitos de origem e encontram-se ao ar livre há cerca de ano e meio, sem arranjo. A General Dynamics promete entregá-las em dois a três meses e propõe, para recuperar o atraso do programa, deslocalizar a produção para outra empresa instalada em Portugal.

Dezanove viaturas blindadas Pandur de oito rodas (8x8) fabricadas na Áustria, destinadas ao Exército, "estão paradas há um ano e meio ao sol e à chuva" porque os problemas técnicos de origem continuam por corrigir, soube ontem o DN.

Sob anonimato, uma das fontes adiantou que as 19 Pandur 8x8 estão parqueadas nas instalações da Fabrequipa - empresa encarregue de fabricar, em Portugal, 218 das 260 viaturas blindadas adquiridas à fabricante austríaca Steyr, agora propriedade da norte-americana General Dynamics (GD) - no Barreiro.

"São mais de 30 milhões de euros" empatados naquelas 19 viaturas, cuja reparação demorará pelo menos "meio ano" devido ao estado de degradação (ferrugem no material, equipamentos sem manutenção), sustentou a fonte.

Fonte da GD confirmou a história ao DN, adiantando que as viaturas "serão entregues nos próximos dois a três meses" e depois de serem objecto de "ajustes na configuração", uma vez que "não estão a ser feitas reparações".

Sobre este e outros assuntos relacionados com o programa das Pandur, o DN não obteve resposta da Fabrequipa ou da Comissão de Contrapartidas, onde terça-feira houve teve lugar uma nova reunião para resolver o atraso - de cerca de um ano e com tendência para aumentar, segundo diferentes fontes - no calendário de entrega das viaturas.

Segundo as fontes, a GD propôs deslocalizar o fabrico das Pandur para outra empresa - mas, desta vez, sedeada em Portugal e ligada ao grupo Salvador Caetano, de acordo com as fontes. O problema é que a Fabrequipa é a única empresa em território nacional que possui as necessárias licenças militares de fabrico das Pandur, o que ajuda a explicar o impasse criado em torno das reparações das 19 viaturas atrás referidas, adiantaram.

Recorde-se que esta proposta de deslocalização interna, que a GD se recusou a comentar, ocorre depois de falhadas as propostas informais de transferir parte da produção das Pandur para o estrangeiro, primeiro para a República Checa, depois para a Áustria e, por fim, para uma fábrica em Espanha. Este esforço decorre das responsabilidades da fábrica-mãe, na Áustria, nos atrasos que se registam nas entregas da Fabrequipa.

O assunto foi revelado há cerca de dois meses e, nessa altura, o ministro da Defesa garantiu que a solução era inviável e punha em causa os contratos assinados entre as partes - os quais incluem uma garantia bancária de 130 milhões de euros que está na posse do Estado e pode ser executada de imediato em caso de incumprimento.

O Ministério da Defesa, questionado segunda-feira sobre o assunto, respondeu ontem que não houve alterações à posição assumida em Março pelo titular da pasta, Nuno Severiano Teixeira. "Os contratos de fornecimento e de contrapartidas relativamente às Pandur serão integralmente cumpridos", escreveu ontem Alexandra Abreu Loureiro, assessora de imprensa do governante.

De acordo com fontes militares, a posição de Severiano Teixeira implica a autorização para prolongar a entrega das Pandur até 2011, um ano depois do contratualizado. Daí decorrerá também a aceitação da transferência de verbas da Lei de Programação Militar (LPM) para o ano seguinte. "Quanto à execução financeira da LPM, neste programa, não se verifica qualquer problema de transferência de saldos", assegurou o Ministério.

Quanto ao número de viaturas já entregues ao Exército, elas rondam as sete dezenas e dizem respeito apenas a quatro das 12 versões adquiridas: viaturas blindadas de transporte de pessoal, de combate de infantaria, ambulâncias e de posto de comando.

A falta de outras versões importantes é a razão, segundo fontes do Exército, para as Pandur ainda não substituído as Chaimite nas missões no exterior, pois implicaria ter os dois modelos - e duas cadeias logísticas - no terreno.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1240737
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1262 em: Maio 22, 2009, 05:25:21 pm »
Realmente é uma notícia triste de se ver, mas fico contente de saber que já possuimos a versão VCI. :D
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1263 em: Maio 22, 2009, 06:54:32 pm »
Citação de: "cromwell"
Realmente é uma notícia triste de se ver, mas fico contente de saber que já possuimos a versão VCI. :roll:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6528/-1402
(sem assunto)
« Responder #1264 em: Maio 22, 2009, 09:03:37 pm »
É interessante saber que as viaturas blindadas Pandur-II estão "à chuva" e que após cerca de um ano paradas estão a enferrujar... :twisted:  :twisted:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #1265 em: Maio 22, 2009, 09:22:19 pm »
Quem conhece a Fabrequipa sabe que é impossível ter ali 19 viaturas parqueadas à chuva. Tenho mesmo dúvidas que se consiga ter esse número de viaturas debaixo de telha (partindo do princípio que as linhas de montagem não vieram para a rua).
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1266 em: Maio 22, 2009, 11:29:05 pm »
Só neste ano as pandur entregues às unidades operacionais já necessitaram de 84 pedidos de equipas de contacto de manutenção e ainda estão na garantia.

Vai ser bonito de se ver no futuro.
 

*

alphaiate

  • Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1267 em: Maio 22, 2009, 11:36:01 pm »
Citação de: "voador"
Só neste ano as pandur entregues às unidades operacionais já necessitaram de 84 pedidos de equipas de contacto de manutenção e ainda estão na garantia.

Vai ser bonito de se ver no futuro.


quando o know how passar... até se adaptam soluções :)
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1268 em: Maio 24, 2009, 03:20:29 pm »
Ontem no jornal de notícias vinha um artigo no que se falavam que deveriam ja ter sido entregues ate a presente data 130 viaturas, embora so tivessem sido entregues 70, ainda referiam o facto dessas 19 viaturas estarem parqueadas na Fabrequipa a cerca de 1 ano, contudo dentro desse mal fiquei contente por ja termos viaturas Pandur / 105mm. pelo menos na foto aparece uma, ou ainda eram treinos para ver  a sua fiabilidade.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1269 em: Maio 24, 2009, 04:36:44 pm »
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #1270 em: Maio 24, 2009, 07:51:53 pm »
Citação de: "Instrutor"
fiquei contente por ja termos viaturas Pandur / 105mm. pelo menos na foto aparece uma, ou ainda eram treinos para ver  a sua fiabilidade.


Não temos.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1271 em: Maio 24, 2009, 10:23:06 pm »
Excelente tiro do Pandur II / 105mm contra o alvo em movimento....  c34x
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1272 em: Maio 27, 2009, 05:19:34 pm »
Lancero
Citar
Não temos.


Alguém sabe como está a situação acerca dos Pandur com torre 105mm, qual a torre escolhida, e se sempre se vai adquirir as 33 viaturas c34x
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
(sem assunto)
« Responder #1273 em: Maio 28, 2009, 10:25:06 pm »
Citar
O contrato dos blindados Pandur, que tem sido objecto de polémica e se revelou ruinoso para o Estado, foi assinado cinco dias antes das eleições de 2005. O líder da empresa portuguesa que participou no negócio era dirigente do CDS-PP.

Apesar da negociação prévia ter sido feita entre o consórcio austríaco Styer e a empresa GOM - constituída com ex-quadros da Bombardier Portugal, que, em 2004, estava em risco de encerrar por falta de encomendas -, a execução do contrato de montagem dos novos Pandur II está a cabo da Fabrequipa, uma empresa sedeada no Barreiro, que se dedicava ao fabrico de atrelados e semi-reboques.

O líder da Fabrequipa é Francisco Pita, licenciado em Ciências Políticas e Económicas pela Universidade Católica, onde foi colega de Manuel Monteiro e Paulo Portas, tendo sido militante do CDS-PP e pertencido ao Conselho Nacional do partido em 1992. Anos mais tarde, era o principal interlocutor dos austríacos na execução do contrato dos blindados.

Agora, o Exército não exclui a possibilidade de pedir uma indemnização à Styer pelo incumprimento do contrato. É que só foram entregues 61 dos 132 blindados esperados até à data, os quais, aliás, nem sequer estão completos.
 

fonte: jornal Sol

ehhh, comentários? Nem sei o que diga deste tipo de noticias.. Ruinoso para o estado? Entao?  61?(pensei k era mais!!)! Ainda por cima incompletos?? LOL!! Que falta?? O pneu suplente? Vi muitos em viseu por estes dias e pareciam-me bem acabados.. Mas não sou nenhum especialista..
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11449
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3680 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #1274 em: Maio 28, 2009, 11:38:03 pm »
Citação de: "Crypter"
O líder da empresa portuguesa que participou no negócio era dirigente do CDS-PP.

Citar
O líder da Fabrequipa é Francisco Pita, licenciado em Ciências Políticas e Económicas pela Universidade Católica, onde foi colega de Manuel Monteiro e Paulo Portas, tendo sido militante do CDS-PP e pertencido ao Conselho Nacional do partido em 1992. Anos mais tarde, era o principal interlocutor dos austríacos na execução do contrato dos blindados.


A culpa deve ser do Paulo Portas :lol: .