Pandur II

  • 3075 Respostas
  • 970700 Visualizações
*

Creoula

  • Membro
  • *
  • 155
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1230 em: Abril 01, 2009, 12:04:15 am »
Caro Nuno Calhau, eram de facto 15 PANDUR que seguiam em coluna, desde Alcochete.
13 veiculos destinavam-se ao RI 14 de Viseu e 2 ao RI 13 de Vila Real.

Melhores cumprimentos
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1231 em: Abril 01, 2009, 12:28:05 am »
Obrigado caro Creoula.

Viaturas então novinhas, primeira viagem?

Eu seguia em sentido Sul, mas a rapaziada ia a causar um congestionamento jeitoso... :P  

Tenho a dizer em abono da verdade, que apesar de tal transtorno, foi das poucas colunas militares disciplinadas (que mantêm a dita coluna indivisível, não existindo veículos civis no seu seio) que tenho visto.

Um Abraço.
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
(sem assunto)
« Responder #1232 em: Abril 02, 2009, 11:52:27 am »
De facto vinham mesmo para viseu.. fica aqui uma reportagem do jornal de hoje da região de viseu sobre a chegada das pandur

Citar
Regimento de Infantaria 14 já conta com novas viaturas blindadas
O Regimento de Infantaria 14 (RI14) apresentou ontem as novas viaturas blindadas que, tal como o nosso Jornal anunciou no início da semana, chegaram na terça-feira a Viseu, vindas de Alcochete.
As Pandur II 8x8 substituem as "Chaimite", conhecidas desde a sua utilização na Guerra do Ultramar.
Os novos veículos foram projectados pela empresa austríaca Steyr-Daimler-Puch, no entanto, muitos deles estão a ser produzidos no Barreiro, de onde saem 17 variantes da viatura.
Trata-se de uma viatura que, segundo o comandante do RI14, Rui Moura, é ultramoderna apresentando características muito superiores aos veículos até agora usados pelo Exército. Além de oferecer espaço para 14 soldados, conta com um motor diesel de 280 cavalos, que pode chegar aos 400 cavalos nas versões mais pesadas. Pode ser equipada com canhões de 105 mm, 25 mm ou 12,7 mm, mísseis anti-tanque ou morteiros de 120 mm.
O veículo está protegido contra minas e conta também com protecção nuclear, biológica e química.  


link: http://www.diarioviseu.pt/9715.htm
 

*

Upham

  • Perito
  • **
  • 503
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1233 em: Abril 03, 2009, 02:17:05 pm »
Boa tarde!

Hoje lí esta notícia no DN e começo a achar este assunto "estranho".......

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... id=1190225

Cumprimentos.
"Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar."

Frase atribuida a Caio Julio César.
 

*

AC

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1234 em: Abril 03, 2009, 04:42:01 pm »
Não é estranho. É apenas uma reciclagem de algo já conhecido.

Já há alguns meses e páginas atrás o Lancero, creio, tinha alertado neste mesmo tópico para o atraso na entrega de Pandur II e que esse atraso se devia à falta de capacidade da Steyr de entregar componentes a tempo e horas à Frabequipa.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1454
  • Recebeu: 809 vez(es)
  • Enviou: 837 vez(es)
  • +453/-517
(sem assunto)
« Responder #1235 em: Abril 06, 2009, 05:14:39 pm »
Boas!!

Só uma questão que já tenho há algum tempo...

Não acham que o Pandur II está sub-motorizado? Isto é, é 'normal' nos veículos actuais com pesos inferiores às 17t do Pandur encontrarmos potências que oscilam em redor dos 350/370cv Vs os 280 (creio) do Pandur....

Espero estar equivocado, naturalmente....

Obrigado

CF
Cumprimentos,
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #1236 em: Abril 06, 2009, 07:23:59 pm »
Desde que tenha binário tudo se resolve
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1454
  • Recebeu: 809 vez(es)
  • Enviou: 837 vez(es)
  • +453/-517
(sem assunto)
« Responder #1237 em: Abril 06, 2009, 08:39:38 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Desde que tenha binário tudo se resolve


Não sei não... o que se calhar vai acontecer é algo parecido com o que sucedia com as Berliet dos anos 70.... tinham uma potência de 70 e poucos cavalos...donde o motor era forçado, aquecia e com o passar dos tempos lá começava a estourar...

Espero que o mesmo não se repita...
Cumprimentos,
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #1238 em: Abril 06, 2009, 08:48:05 pm »
Mas o motor não é de 450 cv?

http://videos.sapo.pt/203gvG0fZ5yDf6K7cYy2
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1239 em: Abril 06, 2009, 11:07:33 pm »
Citação de: "sivispacem"
Citação de: "Cabecinhas"
Desde que tenha binário tudo se resolve

Não sei não... o que se calhar vai acontecer é algo parecido com o que sucedia com as Berliet dos anos 70.... tinham uma potência de 70 e poucos cavalos...donde o motor era forçado, aquecia e com o passar dos tempos lá começava a estourar...

Espero que o mesmo não se repita...


O meu caro, o senhor deve estar confundido?! :shock:

Berliet Tramagal GBC 8T 6X6 = 125HP / 2.100RPM; com 7900cm2 e 5 cilindros.
Berleit Tramagal GBC 8T 4X4 = 125HP / 2.150RPM; com 7900cm2 e 5 cilindros.

Berliet Tramagal GBA 6X6 = 135HP / 2.600RPM; com 5.880cm2 e quatro cilindros.

Agora com relação à motorização dos Pandur; 280cv para 17 toneladas, é notoriamente parco!
E não digo isto de animo leve, tenho muita experiencia empírica a nível de veículos pesados.
Quando se afirma, binário, isto nada significa sozinho. Ou seja, de que serve um grande binário se não existe potência suficiente?
Tem de existir um peso/potência razoável, ainda para mais, tendo em conta que as ditas viaturas são para operar em todos os tipos de terrenos.

Um Abraço.
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1454
  • Recebeu: 809 vez(es)
  • Enviou: 837 vez(es)
  • +453/-517
(sem assunto)
« Responder #1240 em: Abril 06, 2009, 11:43:20 pm »
Citar

O meu caro, o senhor deve estar confundido?! :shock:

Berliet Tramagal GBC 8T 6X6 = 125HP / 2.100RPM; com 7900cm2 e 5 cilindros.
Berleit Tramagal GBC 8T 4X4 = 125HP / 2.150RPM; com 7900cm2 e 5 cilindros.

Berliet Tramagal GBA 6X6 = 135HP / 2.600RPM; com 5.880cm2 e quatro cilindros.


Viva!

Citei de memória esses valores, pelo que terei de ir revisitar as minhas fontes. mas creio também que houve duas 'séries' de produção da Berliet, poderá ser essa a causa?

Mas os problemas de aquecimento eram de facto uma constante em tt, tanto que muitas vezes as tampas laterais do motor eram removidas para melhor o arrefecer

E de qualquer dos modos 125cv para uma Berliet não me parece que seja um referência, mesmo considerando a altura em que foi produzida...

Obrigado

CF
Cumprimentos,
 

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1454
  • Recebeu: 809 vez(es)
  • Enviou: 837 vez(es)
  • +453/-517
(sem assunto)
« Responder #1241 em: Abril 06, 2009, 11:48:37 pm »
Citação de: "Lancero"
Mas o motor não é de 450 cv?

http://videos.sapo.pt/203gvG0fZ5yDf6K7cYy2


Não, essa é uma possibilidade para as versões mais 'pesadas' (presumo que a equipada com peça de 105mm...)

A versão-base tem um motor de 280 cv...
Cumprimentos,
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1242 em: Abril 07, 2009, 12:04:39 am »
Força aí no seu baú...  

As Berliet começaram a ser montadas em Portugal a partir de 10 de Fevereiro de 1964, data da inauguração da linha de montagem no Tramagal, iniciando a sua laboração com a produção de 140 viaturas, passando pouco tempo para as 600 unidades.
Foram fabricadas no total; 3.300 viaturas.

Motor; MAGIK MK520 7900/125HP multi-combustival (entenda-se, Gasóleo e ou Gasolina)

Um Abraço.

PS

E se tiver fotos, não se acanhe... :wink:
 

*

pchunter

  • 368
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +2/-0
(sem assunto)
« Responder #1243 em: Abril 07, 2009, 10:48:38 am »
Bom dia para todos, esta uma viatura PANDUR estacionada a entrada do Centro Comercial DOLCE VITA DOURO em Vila Real. Esta exposição é relativa ao dia da unidade, fica a dica para quem poder ver, eu já vi e vale a pena é uma maquina impressionante.
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #1244 em: Abril 07, 2009, 11:55:33 am »
Citação de: "sivispacem"
Citação de: "Lancero"
Mas o motor não é de 450 cv?

http://videos.sapo.pt/203gvG0fZ5yDf6K7cYy2

Não, essa é uma possibilidade para as versões mais 'pesadas' (presumo que a equipada com peça de 105mm...)

A versão-base tem um motor de 280 cv...


Inicialmente estava previsto o motor de 400cv, mas pelo que me foi transmitido todos os motores instalados até agora são de 450 cv (335KW).
O motor de 280 cv equipa o Pandur de seis rodas...
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito