Pandur II

• 3075 Respostas
  • 970647 Visualizações
*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #1125 em: Dezembro 12, 2008, 01:12:41 pm »
Tal e qual! E a potência do engenho improvisado também não era nada pequena, porque tenho fotos do estado em que ficou a máquina e diga-se que foi tremendoo estrago!
Por isso não não estou a dizer que o Vamtac seja fraquinho, serve perfeitamente para a função, só que no teatro do Afeganistão não é concerteza o mais adequado, nem os Humvee!
Um abraço
Raphael

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1126 em: Dezembro 12, 2008, 01:15:05 pm »
eu sabendo o que sei, os hummers, não me inspiram a minima confiança, pois têm pontos fracos exploraveis para quem os conheça, para alem de não conferirem quase ninhuma protecção contra IED enterrados na estrada.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

nelson38899

• Investigador
  • 5600
  • Recebeu: 919 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +734/-2708
(sem assunto)
« Responder #1127 em: Dezembro 12, 2008, 01:16:32 pm »
Citação de: "raphael"
Tal e qual! E a potência do engenho improvisado também não era nada pequena, porque tenho fotos do estado em que ficou a máquina e diga-se que foi tremendoo estrago!
Por isso não não estou a dizer que o Vamtac seja fraquinho, serve perfeitamente para a função, só que no teatro do Afeganistão não é concerteza o mais adequado, nem os Humvee!

O problema como já falei num outro tópico, é quem está à frente das compras do exercito, pois prefere gastar 500 000€ numa blindagem do que gastar mais um pouco e comprar um blindado especifico para esse teatro de operações.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #1128 em: Dezembro 12, 2008, 01:20:48 pm »
Estamos a desviar-nos um bocado do tópico "Pandur II", mas nós até nem estamos muito mal nesse campo, se tivermos em conta que os americanos apesar das inúmeras baixas em Humvee continuam a utlizá-los tanto no Iraque como no Afeganistão, porque ainda não têm substituto em quantidades suficientes...
Um abraço
Raphael

*

bidas

• 34
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1129 em: Dezembro 16, 2008, 02:51:13 pm »
Citação de: "Scoutnoble"
...mas com uma performance de 50% ou 75% por exemplo, para requisitos essenciais.
Cmps
Quais requisitos?
Caso toda a gente esteja de acordo em ter viaturas novas de fábrica com problemas em que alguns chegam a roçar o grave e sem penalizações para o fabricante como normalmente regulam os contratos, encerro este assunto.
Claro que eu não estou de acordo que o fabricante não seja penalizado, e acho que nenhum de nós estará.
Para exercício sugiro a análise do caso checo, como já referi atrás.

Cmps

O caso Checo não me parece bem igual ao Português, o caso Checo parece-me mais um caso de corte orçamental que outra coisa(199 para 107). Em que a Steyr deu-lhes a a desculpa para renegociar o contrato, quando não cumpriram... No caso Português não cumpriram mas eu sinceramente espero que também sejamos beneficiados em alguma coisa(preço principalmente, neste lote e/ou na opção das 105mm caso esta opção se verifique), a não ser que se queira passar para 130 pandur em vez de 260...

ps: não esquecer que alguns dos problemas verificados no caso Português também se refere a equipamentos instalados na pandur e não só em problemas da pandur em si.

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1130 em: Dezembro 16, 2008, 06:08:33 pm »
Os problemas da Pandur portuguesa resumem-se maioritariamente a fugas .
Por isso mesmo é que a garantia já foi accionada e a partir do próximo ano ( inicio do ano ) a Fabreequipa vai começar as ditas reparações.

Mas também se sabe que a Steyr anda a enviar as ditas cujas pessoas para substituição ás pingas, tornando este processo mais demorado.
Infelizmente

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1131 em: Dezembro 16, 2008, 06:17:38 pm »
bidas
O caso Checo não me parece bem igual ao Português, o caso Checo parece-me mais um caso de corte orçamental que outra coisa(199 para 107).

Pode ser um caso de orçamento, mas não esquecer que os pandur checos, ficam mais caros que os nossos, cada unidade, são todos anfíbios e com caracteristicas diferentes dos nossos, em uma só palavra melhores. c34x

não esquecer que alguns dos problemas verificados no caso Português também se refere a equipamentos instalados na pandur e não só em problemas da pandur em si.

Problemas em equipamentos instalados nos pandur c34x

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #1132 em: Dezembro 16, 2008, 08:44:33 pm »
Há umas semanas perdi a cabeça e comprei um VW Golf novo. Não é que à primeira chuva infiltrou-se humidade e um dos piscas traseiros deixou de funcionar.  ;)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11448
  • Recebeu: 2564 vez(es)
  • Enviou: 3679 vez(es)
  • +955/-1091
(sem assunto)
« Responder #1133 em: Dezembro 16, 2008, 11:32:22 pm »
Eu comprei um Toyota Corolla novo à 3 anos e até hoje 0 problemas :lol: ?

PS: Eu sei que no Japão existe uma lei que os impede de exportar equipamento militar, a frase é uma brincadeira :wink: .

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1134 em: Dezembro 16, 2008, 11:54:56 pm »
Citação de: "Daniel"
Pode ser um caso de orçamento, mas não esquecer que os pandur checos, ficam mais caros que os nossos, cada unidade, são todos anfíbios e com caracteristicas diferentes dos nossos, em uma só palavra melhores. c34x

Comparar os Pandur II checos com os nossos é complicado.
Principalmente porque há uma vasta diferença de conceitos por trás. A Checoslováquia pretende (ou pretendia) seguir o mesmo conceito da Bélgica e Canadá (que entretanto reverteu a decisão) de abandonar os blindados de lagartas.
Os Pandur II IFV checos iriam ser a espinha dorsal do exército checo.

Veículos como os nossos Pandur II IFV, Pandur II 105 ou os blindados de lagartas da BrigMec não constavam desses planos.

Não sei se com a renegociação do contrato a República Checa irá manter ou não essa doutrina.

E em termos financeiros, também há um aspecto radicalmente diferente: a República Checa tem (ou o Governo que negociou o contrato acreditava que tem) capacidade industrial para ter uma elevada parcela de incorporação nacional nos componentes mais caros dos veículos: comunicações, sensores, armamento, etc.
Pelo que me apercebi de algumas notícias dos media checos que vi na altura, isso também não terá corrido tão bem como esperado.

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1135 em: Dezembro 17, 2008, 01:20:09 pm »
AC
Veículos como os nossos Pandur II IFV, Pandur II 105 ou os blindados de lagartas da BrigMec não constavam desses planos.

Esta parte não percebi :?:  :oops:

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1136 em: Dezembro 17, 2008, 10:04:58 pm »
Caro Daniel, o plano será considerar os Pandur II a espinha dorsal do Exército Portugues, antes de levantarem qualquer dúvida sobre este veículo informo que militares do RI13 informaram-me que estao muito contentes com o desempenho da viatura, contudo os problemas existentes anteriaormente baseavam-se no estancamento da viatura, os problemas foram resolvidos e o Exército aceitou as viaturas, contudo relembro a todos os camaradas que esta viatura é um protótipo, foi construida de raiz desde planeamento/construção/operacionalidade, ou seja, ainda nao tinha dado provas do seu desempenho em combate ou grandes exercícios militares, contudo todos os protótipos exigem experiencia, isto traduz que os primeiros Pandur viessem com problemas, agora solucionados é continuar a nao errar, e acreditem apesar dos problemas iniciais temos um das melhores viaturas blindadas sobre rodas.
Voltando a referir o Plano, enquanto os Checos a vontade deles era basear as Pandur na espinha dorsal de defesa do País, nós por ca apesar de ser uma excelente viatura, nao podemos descurar que a Espinha Dorsal do nosso Exército é Brigada Mecanizada agora modernizada com o CC Leo II A6 e M113, que espero serem substituidos a médio prazo pelos ULAN/Pizzaro ou CV-90 ou entao os Puma Alemaes.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1137 em: Dezembro 17, 2008, 11:44:30 pm »
Citação de: "Daniel"
AC

Esta parte não percebi :?:  :)

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1138 em: Dezembro 18, 2008, 04:32:23 am »
AC
"nossos Pandur II IFV" -> Pandur II IFV equipados com uma torre SP30 ou algo semelhante
"Pandur II IFV checos" -> PandurII IFV equipados com uma RCWS SAMSON 30 ou algo semelhante

Ficou mais claro?

Está claro, a minha duvida era, se não constava nos planos do nosso exercito, ou do checos, mas agora está claro. :lol:  c34x

*

Aim

• Membro
  • *
  • 163
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1139 em: Dezembro 19, 2008, 02:18:10 pm »