Pandur II

• 3075 Respostas
  • 970248 Visualizações
*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
PANDUR.
« Responder #1080 em: Dezembro 08, 2008, 09:27:32 pm »
No caso da PANDUR II IFV referida por ti a peça de 30 mm (e não canhão) é da Rheinmetall Waffe (fabricada em Espanha pela GD SBS) mas está integrada numa torre Steyr SP 30, torre que integra outros equipamentos.

Na PANDUR Portuguesa, a Rafael Ltd apenas fornece misseis SPIKE LR para duas torres Elbit Samson integradas em duas viaturas anfibias.

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1081 em: Dezembro 08, 2008, 09:52:09 pm »
tsahal
Pelo facto da versão dos Fuzileiros ser anfibia não significa que será igual à versão Checa. A versão dos Fuzileiros (VBLA) foi desenvolvida a partir dos requisitos estipulados por Portugal enquanto q a versão Checa foi desenvolvida segundo os requisitos Checos.

Bom percebi, hà que dizer que os checos tiverão bom gosto, agora como vai ser a nossa versão anfibia, alguem já viu, tem fotos :wink:

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1082 em: Dezembro 08, 2008, 09:53:43 pm »

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1083 em: Dezembro 08, 2008, 10:18:51 pm »
:lol:  :wink:

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
PANDUR.
« Responder #1084 em: Dezembro 08, 2008, 10:43:32 pm »
Não significa que tiveram melhor bom gosto mas sim que tiveram requisitos differentes e talvez mais ou menos dinheiro.

Agradeço que agradeça em Português e não noutro idioma, visto que como reparou sou Português vc tb fala Português.

*

Scoutnoble

• 18
  • +0/-0
Re: PANDUR.
« Responder #1085 em: Dezembro 08, 2008, 11:19:24 pm »
Citação de: "tsahal"
Caro Scoutnoble,

n existe nenhuma empresa com o nome PANDUR e Portugal n é o unico utilizador da PANDUR como referiu. Existem varios utilizadores da PANDUR (USA, Bélgica, Gabão Austria e salvo erro o Koweit) e da PANDUR II (Portugal e Republica Checa) para alem de estar a competir em outros mercados onde a concorrencia é elevada como deve entender.

Um blindado é de certa forma desenvolvido e apetrechado a medida dos requisitos do cliente e disponibilidade financeira tb, n sendo um prototipo como referido por si. A PANDUR Portuguesa é no que respeita a protecção um optimo blindado.

Existem atrasos mas justificados. O processo de fabricação de um blindado n é o mesmo que um carro, existem mts intervenientes e contratempos n esperados que acontecem mas q são encarados com uma certa normalidade por todas as partes, com negociações é tudo resolvido.

Tem razão, foi lapso de feriado, queria referir Steyr. Quanto ao Pandur existem esses utilizadores mas na versão 6x6, a versão de 8 ninguém a utiliza a não sermos nós. Se olharmos para a de 8 como uma 6x6 alongada, por isso Pandur II ser a sua designação então se calhar deixa de ser protótipo, mas como 8x8 de raiz seria sempre um protótipo, não está testada. Quanto aos atrasos são música para os meus ouvidos as justificações que podem dar, evidente se a tecnologia e a viatura não está testada e desenvolvida estão a fazê-lo agora, por isso os atrasos, não existia linha de produção. Como diz e bem no nosso sitio é tudo encarado com naturalidade até qd somos enganados. Já agora deixo outro exercício..... não foi só o SIRESP a ser adjudicado em governo de gestão, pq será que ninguém ainda investigou este negócio de milhões..... Um abç

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • +0/-0
« Responder #1086 em: Dezembro 08, 2008, 11:23:52 pm »
Não significa que tiveram melhor bom gosto mas sim que tiveram requisitos differentes e talvez mais ou menos dinheiro.

Tinham mais dinheiro. Pensavam eles. :)

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1087 em: Dezembro 08, 2008, 11:33:45 pm »
Caro Scoutnoble,
o Pandur II 8x8 e o Pandur II 6x6 (este creio que ainda não tem utilizadores) são veículos diferentes do Pandur 6x6.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
PANDUR.
« Responder #1088 em: Dezembro 08, 2008, 11:51:21 pm »
Vc deveria ter referido PANDUR 6X6 e PANDUR II. Não é apenas Portugal que usa a PANDUR II, os Checos tb encomendaram e poderá calhar que que seja adquirido em outros mercados. Ha cerca de dois meses os USA encomendaram algumas PANDUR 6X6 por exemplo. Quanto ás razões o Lancero teve a amabilidade de fazer uns comentarios acertados mas lembre-se que a Steyr está a trabalhar com dois importantes clientes ao mesmo tempo e como em qualquer empresa, quando a mão de obra n é sufficiente, imagine qual é o resultado digo eu.

N pense que esteja a defender a PANDUR, até pq acho que seria melhor ter adquirido o Piranha IIIC pelas suas optimas caracteristicas e capacidades (sobretudo em operações anfibias) mas conhecendo bastante bem o PANDUR II, o AMV e o Piranha III, acho que estamos bem servidos com a PANDUR II, do ponto de vista da protecção activa e passiva, o MDN fez um bom trabalho. Falo apenas da viatura (sistema de armas), depois entram outros factores mt importantes que penso saiba quais são.

Foi tomada uma decisão, quem tomou luta por ela obviamente e temos que respeitar e antes de criticar ou falar bem devemos conhecer bem a viatura e o programa no seu todo, caso contrario é melhor não opinar.

Saliento ainda que comprar um sistema de armas onde intervem diversos actores de todos os cantos do mundo, cada um a puxar a sardinha à sua brasa não é a mesma coisa que comprar uma frota de automoveis para uso de uma empresa. Temos que analisar as coisas com ponderação e sem criticar logo quem deu o seu melhor em beneficio do país.

Ja que se fala em PANDUR II IFV, fique a saber que uma empresa Portuguesa desenvolveu um optimo sistema de simulação para a tripulação da configuração IFV. Fazem-se coisas boas em Portugal baste em estar dentro do assunto e assim n disparar afirmações erradas sobre tudo o que é feito em Portugal. Devemos por de lado este espirito critico.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
SIRESP
« Responder #1089 em: Dezembro 09, 2008, 12:01:05 am »
Quanto ao SIRESP não comento visto que n tenho por habito opinar sobre coisas q desconheço e não entendo no entanto ha cerca de duas semanas vi na FIL uma viatura do SIRESP com um shelter de comunicações integrado num camião ligeiro sem aspecto que poderia deslocar-se em terrenos difficeis. Do meu ponto de vista este tipo de equipamento deveria ter capacidade de movimentar-se em qualquer terreno para assim desenpenhar bem a função para o qual foi desenvolvido ou seja permitir comunicações em qualquer ponto e constantemente digo eu. Mas visto que n conheço esse programa, posso estar errado e isto ser um situação perfeitamente normal.

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1090 em: Dezembro 09, 2008, 09:59:07 am »
tsahal

É realmente quando falta os $$$$, compra-se o que se pode, este foi o caso de portugal, pois os nossos pandur, me quer parecer que são os mais pobrezinhos. :D  c34x

*

U209PN

• 29
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1091 em: Dezembro 09, 2008, 10:17:32 am »
Oto Melara's HITFACT 105mm Turret tested on the PANDUR II  

(Photo: Oto Melara)
14:27 GMT, December 5, 2008 The Templar knights were strange characters indeed: half monks, half soldiers, ascetics and bankers, individually poor yet extremely rich as an order, they originally set out to win back Jerusalem and the Holy Sepulchre for Christianity. Both admired as well as feared, the order was violently dissolved in the early 1300s by King Philip IV of France with accusations of heresy and sodomy. They were extremely powerful in Portugal in particular and contributed to the recapturing of the territory dominated by the Arabs. Their principal headquarters could be found in the city of Tomar, on the banks of the river Tago, inside a convent-castle which may well have provided Umberto Eco with inspiration for The Name of the Rose (indeed some scenes from the film were actually shot there).

Just a few kilometres from Tomar is Poligono di Santa Margarida, a large basin surrounded by low hills, where the blue of spring skies is obscured by low-hanging rain clouds which continuously creep in from the Atlantic and discharge themselves upon the first high grounds of the Spanish-Portuguese border. The vegetation is reminiscent of Sardinia, with high eucalyptus trees which impregnate the air with their fragrance and shrubs of broom and pennyroyal. The red, clayey soil retains the heavy rains in large puddles. This was the setting for the mobility and firing tests of the 105mm HITFACT turret mounted on the 8X8 Pandur II armoured vehicle, manufactured by the Austrian company Steyr and already used by the Portuguese army in a troop transportation version.

Excellent results were achieved in all conditions, from stationary vehicle to stationary target to the more difficult situation of a moving vehicle shooting at a moving target. Spectacular scenes were also provided by the mobility demonstration, which included clearing a mud-filled trench and the steep slope of a dried-up gravelly riverbed, finished off with its return amidst sprays of muddy water.

The turret represents a brand new concept in some principal subsystems (electrical control systems, new, special barrel steel, the latest generation of fire control systems and recoil brakes) and is the fruit of close on 50 years experience in the area of 105mm guns and follows the production of approximately 500 Centauro turrets.

There to witness the tests was the National Armaments Director, a number of representatives from the Portuguese army and Defence Ministry, the Italian Military Attaché and representatives from the Italian Defence Ministry, not to mention an official American observer. The final day was dedicated to the press and local television channels, which were eager to find out all the technical details and the system’s special features.

----

Background information:

HITFACT is a three-man, power operated turret armed with a 120mm, 45 calibre or 105mm, 52 calibre low-recoil-force gun, intended for installation on light and medium weight tanks and wheeled or tracked tank destroyers. Due to its light weight and low recoil force, the turret can provide the fire power of a main battle tank with great accuracy, without impairing the tactical and strategic characteristics of mobility of the vehicles. The auto-frettaged gun is fitted with a thermal jacket and bore evacuator.

A hydraulic, recoil-counterrecoil system and a multibaffle muzzle brake of high efficiency minimize the recoil force and prevent any excessive stress on the vehicle structure.

The turret fire power is such as to impair or destroy hostile tanks at significant ranges.

The gun is controlled by a FCS including a gunner's self-stabilized day and night IR thermal camera periscope with integral eye-safe laser rangefinder. The commander can control the turret and gun movements and can search the battlefield with the remotely controlled Turret-on-Turret SAPPHIRE with IR TV camera and 7.62mm machine gun. The SAPPHIRE can also be controlled by the gunner (option).

The HITFACT FCS includes the digital data processing computer HITFIST with associated control panels; all the turret servos are electric (two-axis stabilization) with brushless motors. Target search, detection and identification are performed by the commander, independently from the turret traversing movements.

The auxiliary armament consists of a coaxial, 7.62mm machine gun, a further 7.62mm machine gun mounted on the SAPPHIRE and an anti-air, pintle-mounted 12.7mm (option).

Four electrically operated multiband smoke screening ammunition dischargers, on either side of the turret, complete the auxiliary armament.

Turret armour protection can be enhanced with optional add-on panels with multi-hit capability

http://www.defpro.com/news/details/4227/

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
PANDUR.
« Responder #1092 em: Dezembro 09, 2008, 11:18:00 am »
Daniel,

N me sinto ofendido, apenas alertei para o facto que como é Português e escreve Português, usar este lindo idioma sem misturas, eu tb falo diversos idiomas mas não venho para aqui lançar ``dankes´´ e outros.

Relativamente a PANDUR, volto a dizer para antes de serem feitos juizos, seria melhor conhecer bem a viatura e não opinar com medida no aspecto exterior e por ter sido adquirida por Portugal, pais que todos nós gostamos de criticar.

Visto que para nada servem os meus esclarecimentos e tendo mais que fazer, vou voltar a hibernar para mais uns meses. ADEUS!

*

LM

• Investigador
  • 3180
  • Recebeu: 1443 vez(es)
  • Enviou: 4152 vez(es)
  • +2111/-118
« Responder #1093 em: Dezembro 09, 2008, 11:47:34 am »
Visto que para nada servem os meus esclarecimentos e tendo mais que fazer, vou voltar a hibernar para mais uns meses. ADEUS!

Neste ponto  permita-me discordar - os seus esclarecimentos servem para muito e, julgo que falando por muitos membros deste forum, são bastantes apreciados; espero que continuem de uma forma constante.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • +723/-9377
(sem assunto)
« Responder #1094 em: Dezembro 09, 2008, 12:51:52 pm »
tsahal
N me sinto ofendido, apenas alertei para o facto que como é Português e escreve Português, usar este lindo idioma sem misturas, eu tb falo diversos idiomas mas não venho para aqui lançar ``dankes´´ e outros.

Meu caro, creio que o meu pedido de desculpas foi claro, não foi nem é minha intenção vir para aqui lançar coisa alguma, concordo consigo, em usar o nosso lindo idioma, mais uma vez as minhas desculpas. :wink:  c34x