Vc deveria ter referido PANDUR 6X6 e PANDUR II. Não é apenas Portugal que usa a PANDUR II, os Checos tb encomendaram e poderá calhar que que seja adquirido em outros mercados. Ha cerca de dois meses os USA encomendaram algumas PANDUR 6X6 por exemplo. Quanto ás razões o Lancero teve a amabilidade de fazer uns comentarios acertados mas lembre-se que a Steyr está a trabalhar com dois importantes clientes ao mesmo tempo e como em qualquer empresa, quando a mão de obra n é sufficiente, imagine qual é o resultado digo eu.
N pense que esteja a defender a PANDUR, até pq acho que seria melhor ter adquirido o Piranha IIIC pelas suas optimas caracteristicas e capacidades (sobretudo em operações anfibias) mas conhecendo bastante bem o PANDUR II, o AMV e o Piranha III, acho que estamos bem servidos com a PANDUR II, do ponto de vista da protecção activa e passiva, o MDN fez um bom trabalho. Falo apenas da viatura (sistema de armas), depois entram outros factores mt importantes que penso saiba quais são.
Foi tomada uma decisão, quem tomou luta por ela obviamente e temos que respeitar e antes de criticar ou falar bem devemos conhecer bem a viatura e o programa no seu todo, caso contrario é melhor não opinar.
Saliento ainda que comprar um sistema de armas onde intervem diversos actores de todos os cantos do mundo, cada um a puxar a sardinha à sua brasa não é a mesma coisa que comprar uma frota de automoveis para uso de uma empresa. Temos que analisar as coisas com ponderação e sem criticar logo quem deu o seu melhor em beneficio do país.
Ja que se fala em PANDUR II IFV, fique a saber que uma empresa Portuguesa desenvolveu um optimo sistema de simulação para a tripulação da configuração IFV. Fazem-se coisas boas em Portugal baste em estar dentro do assunto e assim n disparar afirmações erradas sobre tudo o que é feito em Portugal. Devemos por de lado este espirito critico.