Pandur II

• 3075 Respostas
  • 969784 Visualizações
*

Naadjh

• Membro
  • *
  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #975 em: Junho 26, 2008, 01:02:22 am »
Citação de: "Instrutor"
Nos usamos camuflagem camaleónica, isto é dispomos de grandes redes de camuflagem que servem para camuflar um veículo num determinado ponto, se queremos progredir em mato usamos vegetação condicente com o meio envolvente, e se queremos progredir em terreno de terra batida usamos terra com agua e pintamos manchas no veículo, tudo tem que condizer com o meio envolvente. :P

Obrigado Instrutor,

mas a camuflagem é eficaz? ou apenas uma medida barata?

*

alphaiate

• Membro
  • *
  • 196
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #976 em: Junho 26, 2008, 01:26:54 am »
uma pequena duvida..
porquê a metralhadora FN nos pandur?
porque não mg3?

*

Johnny

• 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #977 em: Junho 26, 2008, 11:08:26 am »
Uma duvida, Portugal encomendou a versaão de ambulancia???

*

TaGOs

• Membro
  • *
  • 229
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #978 em: Junho 26, 2008, 11:16:41 am »
Sim, basta olhar para a matricula.  :wink:

*

Johnny

• 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #979 em: Junho 26, 2008, 11:23:24 am »
Obrigado TaGOS. De qualquer maneira eu nunca iria adivinhar pela matricula. O que é que me pode indicar de que a viatura portuguesa?

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8071
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5288/-243
(sem assunto)
« Responder #980 em: Junho 26, 2008, 11:30:34 am »
Citação de: "Johnny"
Obrigado TaGOS. De qualquer maneira eu nunca iria adivinhar pela matricula. O que é que me pode indicar de que a viatura portuguesa?

MX-79-27, as series do Exercito Portugues sao/foram ME-00-00, MG-00-00, MX-00-00.

*

Johnny

• 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #981 em: Junho 26, 2008, 11:50:15 am »
Muito obrigado, Pereira Marques.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #982 em: Junho 26, 2008, 03:19:06 pm »
Camarada nenhuma camuflagem é 100% eficiente, nem digo que usamos uma camuflagem de desenrrasco, porque uma rede de camuflagem para veículos com cerca de 100m2 custa cerca de 1500 euros, todavia prefiro usar este tipo de camuflagem de acordo com o local de progressão pois permite-nos aligeirar a nossa presença, contudo nao existe ainda no mercado pelo menos que eu saiba uma camuflagem 100% eficiente, os medidores termicos das miras dos CC e dos avioes de combate são muito modernos e permite detectar pessoas e viaturas a km de distancias seja de dia ou de noite devido ao calor termico emitido pelo nosso corpo. Por exemplo uma camara de vigilancia do campo de batalha consegue detectar de dia ou de noite viaturas a mais de 20km e pessoas a mais de 10km estejam camufladas ou nao, so mesmo pelo calor emitido pelas pessoas e pelos motores dos veículos. Numa situação engraçada que passei na EPI num exercicio nocturno essas camaras de vigilancia do campo de batalha conseguiam detectar coelhos na Tapada de mafra e outros animais a cerca de 1000m de distancia. :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #983 em: Junho 26, 2008, 07:14:45 pm »
Existem redes de camufelagem que conseguem tornar uma viatura quase invisivel em todos os campos do espectro electromagnetico, mas são carrissimas, precisam de bastante manutenção e são demasiado especificas para serem de uzo geral (exemplo, a assinatura termica da vegetação da serra da estrela no inverno é completamente diferente da da assinatura da vegetação algarvia na primavera, e por ai a fora).
Os suecos têm um bom sistema de redes bloqueadoras, mas eles são um pais a nivel do espectro electromagnetico (estou a falar de zonas de interresse militar), bastante homogeneo.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Naadjh

• Membro
  • *
  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #984 em: Junho 27, 2008, 12:00:59 am »
Citação de: "Instrutor"
Camarada nenhuma camuflagem é 100% eficiente, nem digo que usamos uma camuflagem de desenrrasco, porque uma rede de camuflagem para veículos com cerca de 100m2 custa cerca de 1500 euros, todavia prefiro usar este tipo de camuflagem de acordo com o local de progressão pois permite-nos aligeirar a nossa presença, contudo nao existe ainda no mercado pelo menos que eu saiba uma camuflagem 100% eficiente, os medidores termicos das miras dos CC e dos avioes de combate são muito modernos e permite detectar pessoas e viaturas a km de distancias seja de dia ou de noite devido ao calor termico emitido pelo nosso corpo. Por exemplo uma camara de vigilancia do campo de batalha consegue detectar de dia ou de noite viaturas a mais de 20km e pessoas a mais de 10km estejam camufladas ou nao, so mesmo pelo calor emitido pelas pessoas e pelos motores dos veículos. Numa situação engraçada que passei na EPI num exercicio nocturno essas camaras de vigilancia do campo de batalha conseguiam detectar coelhos na Tapada de mafra e outros animais a cerca de 1000m de distancia. :wink:

ah ok obrigado, assim já fiquei a perceber, são opções portanto, mas para alem dos portugueses quem mais usa esse tipo de camuflagem?

e acho que dá pra anular essas cameras térmicas.. vi um documentário na bbc em que os soldados britânicos estavam equipados com qualquer coisa que ao passar a camera de detecção térmica não se via nada.

e os talibans conseguem escapar ás cameras por teres escavado grutas enormes nas montanhas... por isso continuam a não ser 100% eficazes..

*

sturzas

• Membro
  • *
  • 120
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #985 em: Junho 27, 2008, 10:27:35 pm »
Viva a todos

Mas nós não somos "talibans" e não escavamos grutas... geralmente lutamos contra eles e a "realidade da guerra" actual tende a nosso favor...

Achei curioso uma característica, que desde já agradeço a quem consiga satisfazer esta minha dúvida, presente nos Pandur2; do lado direito dos veículos existe (á frente daquela zona com grelha) um quadrado o qual desconheço a sua utilidade... observação de dentro para fora... é que está presente em todas as versões até agora visualizadas.

Acho a versão CTR (entenda-se canhão tiro rápido de 30 mm) "estrondo-sa" e de uma imponência deveras marcante; a versão ambulância, julgo que deriva directamente da versão de Posto de Comando (tecto alto); estou curioso por conhecer as versões ITAS e VCB, além de como é óbvio as versões anfíbias para os fuzileiros... Sem dúvida excelente aquisição...

Cumprimentos

P.S. - Já agora especiais agradecimentos a quem exteriorizou as fotos.
NA PAZ E NA VIDA... QUE RESERVA TÃO CALMA E TRANQUILA... MAS SE OUVIRES O TROAR DA GUERRA... ENTÃO IMITA O TIGRE...

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8071
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5288/-243
(sem assunto)
« Responder #986 em: Junho 27, 2008, 10:44:39 pm »
Assunto: ACTIVIDADE DE DIVULGAÇÃO DO EXÉRCITO - LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa, acolhe o Exército Português, no Terreiro do Paço, em Lisboa, nos dias 05 e 06 de Julho de 2008, das 10h30 às 20h00, com um programa de actividades lúdicas e culturais abertas à população.

Esta acção de divulgação representativa das capacidades e meios do Exército, insere-se num conjunto de actividades que o Exército Português tem vindo a desenvolver com o intuito de promover e divulgar a prestação de serviço no Exército em Regime de Voluntariado e Contrato, assim como para os Quadros Permanentes, através dos acessos pela Academia Militar e Escola de Sargentos, dando a conhecer aos jovens, as informações relativas à adesão no Exército.

Do vasto programa de actividades a realizar, destacam-se:
- Uma Exposição de Capacidades e Meios do Exército. Esta demonstração inclui uma multiplicidade de actividades, designadamente, equitação (Baptismos Equestres), demonstração das capacidades da Secção Cinotécnica do Exército, exposição de viaturas blindadas (carros de combate, viatura Pandur e outras viaturas, assim como diverso armamento e equipamento utilizado no Exército), presença da torre multiactividades e balão de ar quente;

- Uma Exposição de Pólos de Excelência do Exército. Esta Exposição inclui uma exposição do Hospital Cirúrgico Móvel e apresentação do Instituto Geográfico do Exército;

- Baptismos Equestres, em 05 e 06 de Julho, a partir das 17h00;

- Demonstração de capacidades da Secção Cinotécnica do Exército, em 05 e 06 de Julho, pelas 17h30 e 18h00, respectivamente;

- Apresentação da Classe Especial de Ginástica do Colégio Militar com Demonstração de Esgrima e de Mesa Alemã, em 05 de Julho, pelas 18h00;

- Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no dia 05 de Julho, pelas 18h30;

- Concerto da Banda Sinfónica do Exército, no dia 06 de Julho, pelas 18h30.

:arrow: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... %20Divulgação%20do%20Exército.pdf

*

Lancero

• Investigador
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #987 em: Junho 28, 2008, 01:20:06 pm »
Citação de: "sturzas"
Achei curioso uma característica, que desde já agradeço a quem consiga satisfazer esta minha dúvida, presente nos Pandur2; do lado direito dos veículos existe (á frente daquela zona com grelha) um quadrado o qual desconheço a sua utilidade... observação de dentro para fora... é que está presente em todas as versões até agora visualizadas.

Talvez pudesse pegar numa foto e fazer um círculo à volta da área em questão. Não estou a identificar o que fala.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito

*

typhonman

• Investigador
  • 5147
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1654 vez(es)
  • +8549/-4173
(sem assunto)
« Responder #988 em: Junho 28, 2008, 04:13:37 pm »
Citação de: "Lancero"
Citação de: "sturzas"

Talvez pudesse pegar numa foto e fazer um círculo à volta da área em questão. Não estou a identificar o que fala.

Aquele quadrado destina-se a indicar que é uma viatura aliada, para em combate não ser confundida com o inimigo.  :wink:

*

TaGOs

• Membro
  • *
  • 229
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #989 em: Junho 28, 2008, 04:42:54 pm »
Não é o "escape" ou algo do género no Pandur?