2ª Esquadra F-16 / Esq. 301

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Charlie Jaguar

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« Responder #195 em: Novembro 29, 2005, 03:27:56 am »
NVG = Night Vision Goggles, isto é, óculos de visão nocturna ou infra-vermelha (IR).
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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NotePad

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« Responder #196 em: Novembro 29, 2005, 02:01:29 pm »
Haaa OK!  :G-Ok: tava a pensar em algo mais complicado!
 

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Get_It

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« Responder #197 em: Novembro 29, 2005, 09:19:59 pm »
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "pedro"
O panavia tornado parece um bom aviao. :)
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Leonidas

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« Responder #198 em: Novembro 29, 2005, 10:01:14 pm »
Saudações guerreiras.

Caro Get_It, a melhor alternativa para os F-16 existentes em Portugal, é a compra de outros F-16. A razão pela qual não se vai mais longe prende-se sobretudo por razões económicas e mesmo assim mal explicadas a meu ver. Há outros meio que para mim pessoalmente fariam toda a lógica que Portugal os possuisse, mesmo que em pouca quantridade.

Pode-se é dar mais ou menos a volta há questão com meios auxiliares para a frota de F-16 para os poder melhor potênciar nas suas ações de sobrania, quer em terra, quer sob a nossa ZEE. Esses meios seriam no minimo 2 ERJ-145 AEW e 1 A310 MRTT. Só uma achega, dentro de alguns anos a frota de A310 da TAP vai ser substituida por aviões mais recentes. Talvez seja uma (boa) hipotese a adaptação desses aviões ás necessidades da frota de guerra portuguesa.

Deve andar um tópico no "fundo do baú" (para trás) neste fórum a falar precisamente de um avião que entrará ao serviço nas força aérea russa em 2006 - Su-34- que Portugal deveria ter também para ter um certo domiínio aéreo marítimo sobre o atlântico.

Cumprimentos
 

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TOMKAT

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« Responder #199 em: Novembro 29, 2005, 10:58:14 pm »
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras.

Caro Get_It, a melhor alternativa para os F-16 existentes em Portugal, é a compra de outros F-16. A razão pela qual não se vai mais longe prende-se sobretudo por razões económicas e mesmo assim mal explicadas a meu ver. Há outros meio que para mim pessoalmente fariam toda a lógica que Portugal os possuisse, mesmo que em pouca quantridade.

Pode-se é dar mais ou menos a volta há questão com meios auxiliares para a frota de F-16 para os poder melhor potênciar nas suas ações de sobrania, quer em terra, quer sob a nossa ZEE. Esses meios seriam no minimo 2 ERJ-145 AEW e 1 A310 MRTT. Só uma achega, dentro de alguns anos a frota de A310 da TAP vai ser substituida por aviões mais recentes. Talvez seja uma (boa) hipotese a adaptação desses aviões ás necessidades da frota de guerra portuguesa.
...
Cumprimentos


Correcta análise Leonidas.
Devido à crónica falta de verbas que as nossas Forças Armadas têm para reequipamento das mesmas, pela remota (quase inexistente) necessidade de utilização de meios aéreos de ataque ao solo numa potencial situação de conflito, será sempre muito mais justificável o investimento em meios com capacidade de defesa aérea.
Faz toda a lógica afectar F16 a uma esquadra dedicada a acções de ataque ao solo, não só pela racionalização de meios como esses mesmos meios (F16) podem ser rápidamente adatados/reconfigurados para defesa aérea.
Corrijam-me se estou errado na ideia dessa rápida reconfiguração.
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein
 

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Johnnie

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« Responder #200 em: Novembro 29, 2005, 11:06:31 pm »
Nem se trata de reconfiguração, o mesmo aparelho pode regressar de uma missão de caça e ser armado para ataque e vice versa
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

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TOMKAT

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« Responder #201 em: Novembro 30, 2005, 12:04:37 am »
Citação de: "Johnnie"
Nem se trata de reconfiguração, o mesmo aparelho pode regressar de uma missão de caça e ser armado para ataque e vice versa


É a isso mesmo que me referia Johnie, e como a TAP parece que negociou a compra dos novos Airbus A330 ao preço da "uva mijona" poderia ceder algum dos aviões de que se vai desfazer a um preço interessante á FAP.

Como os  F16 têm pouca autonomia de vôo, normalmente andam com tanques suplementares um reabastecedor justifica-se plenamente.
Isto se o A310 poder ser adaptado para esse efeito e não fôr demasiada onerosa a tarnsformação, pensando nos aviões ad TAP.
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p_shadow

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« Responder #202 em: Novembro 30, 2005, 12:09:42 am »
Citação de: "Johnnie"
Nem se trata de reconfiguração, o mesmo aparelho pode regressar de uma missão de caça e ser armado para ataque e vice versa


Chama-se capacidade multi-role e já está algo ultrapassada.

Hoje em dia uma boa aeronave de combate deve ser swing-role, ou seja, desempenhar vários tipos de missão no mesmo vôo.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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Get_It

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« Responder #203 em: Novembro 30, 2005, 12:41:19 am »
Citação de: "p_shadow"
Citação de: "Johnnie"
Nem se trata de reconfiguração, o mesmo aparelho pode regressar de uma missão de caça e ser armado para ataque e vice versa

Chama-se capacidade multi-role e já está algo ultrapassada.

Hoje em dia uma boa aeronave de combate deve ser swing-role, ou seja, desempenhar vários tipos de missão no mesmo vôo.


Cumptos

Tipo o Saab Gripen?
Citação de: "[url=http
Wikipédia[/url]"]Role: Swing-role combat aircraft (Fight, Attack, Maritime attack, Reconnaissance)


Hum, no futuro o Typhoon F2 vai também passar a ter capacidade para swing-role.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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MERLIN

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« Responder #204 em: Novembro 30, 2005, 05:22:49 pm »
Também existe o Rafale na sua versão F2, que ao contrario do EF2000, foi pensado desde inicio para o Swing role. A versão F3 destina-se a substituir os Super Etendard e mais tarde o M200N na missão de ataque nuclear. De qualquer forma são aparelhos demasiado caros para a FAP, a logica aconselha a ter F16, por termos ja toda a estructura logistica montada para este avião... Os custos, sempre os custos e ainda os custos!!!
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

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pedro

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« Responder #205 em: Novembro 30, 2005, 07:56:04 pm »
caros amigos so uma pergunta quantos harrier2 podem operar no navpol?
 :lol:
 

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« Responder #206 em: Novembro 30, 2005, 09:24:05 pm »
Já podemos mudar o nome deste tópico:

"Esquadra 301 Jaguares, a 2ª esquadra de F-16 na FAP"

http://www.emfa.pt/www/destaques/esq301 ... hp?lang=pt


Cumptos
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Miguel

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« Responder #207 em: Novembro 30, 2005, 09:50:09 pm »
:festa:  :Piloto:  :feliz:

Finalmente temos uma 2Esquadra F16
 

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E-migas

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« Responder #208 em: Dezembro 01, 2005, 01:52:51 am »
Citação de: "p_shadow"
Citação de: "Johnnie"
Nem se trata de reconfiguração, o mesmo aparelho pode regressar de uma missão de caça e ser armado para ataque e vice versa

Chama-se capacidade multi-role e já está algo ultrapassada.

Hoje em dia uma boa aeronave de combate deve ser swing-role, ou seja, desempenhar vários tipos de missão no mesmo vôo.


Cumptos


Caso me engane mas mudar a expressão, só muda...a expressão!
Multirole ou Swing-role...same thing O F-16 e o F-18 já o faziam....

Basta que tenham as armas à sua disposição.

Basta pensar nos casos da primeira guerra do Iraque onde um strike de F-18 abateu dois Mig-21 e continuou a missão para destruir alvos terrestres.

Os produtos mais modernos são bons não há dúvida...mas desenganem se pensam que são ASSIM tão inovadores!
Cumprimentos,
e-Migas
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Una Salus Victus
 

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TOMKAT

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« Responder #209 em: Dezembro 01, 2005, 11:16:38 am »
Citação de: "E-migas"

Caso me engane mas mudar a expressão, só muda...a expressão!
Multirole ou Swing-role...same thing O F-16 e o F-18 já o faziam....

Basta que tenham as armas à sua disposição.

Basta pensar nos casos da primeira guerra do Iraque onde um strike de F-18 abateu dois Mig-21 e continuou a missão para destruir alvos terrestres.

Os produtos mais modernos são bons não há dúvida...mas desenganem se pensam que são ASSIM tão inovadores!


Isso não terá mais a haver com a capacidade de transporte de armamento duma aeronave ou com os pontos de ancoragem nas asas que essa aeronave terá, que com a evolução tecnológica dos aparelhos?

O F16 parece algo limitado, então com tanques de reserva fica limitadissimo.
Nesse aspecto à uma clara evolução nos aviões mais modernos tipo Typhoon devido à sua maior autonomia e capacidade de transporte de armamento, e claro ser um produto novo passível de upgrades, enquanto o F16 está no limite das suas evoluções.
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
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