Notícias da Marinha

• 3191 Respostas
  • 1057607 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11441
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3663 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #525 em: Junho 27, 2008, 02:39:48 pm »
Citação de: "migbar2"
A marinha impede que uma força naval desembarque meios para atacar o seu exercito que ocupa o terreno ! A marinha escolta os meios necessários para o transporte de tudo o que fôr necessário para a manutenção da viabilidade do território defendido, etc. Tudo o que a marinha possa fazer em conflito no fim só tem sentido se houver um exército que detenha na sua posse um território , ou há alguma marinha sem Pátria ? Aqui a questão foi o de haver uma força só em torno de fesp. e a minha discórdia por considerar que por mais sofisticados, capazes e completos que todos os outros meios possam ser, só têm razão de existir se tudo o que fizerem for no fim consolidado com a ocupação permanente de uma parcela de território por um exército senão, de que serve tudo isso ? e melhor, de onde vem tudo isso ?

Concordo, a força naval não pode estar infinitamente no mar, alguma altura ela terá que vir a terra, e essa terra tem que estar controlada por um Exército, tal como um Exército precisa do apoio da Marinha para lhe proteger "as costas" que estão viradas para o mar, percebi :wink: .

*

SSK

• Investigador
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +19/-0
(sem assunto)
« Responder #526 em: Junho 27, 2008, 04:10:18 pm »
Só como curiosidade, estamos a falar das nossas forças armadas e do nosso país certo?!?

Controlar território terrestre? Grandes territórios? Porquê? Querem invadir alguém? estão com medo de ser invadidos? Não fazemos parte da UE e NATO?

Estou completamente espantado!!! Será que andam a ver demasiados filmes de ´guerra ou jogos de estratégia??? Temos de ver a realidade, e a nossa não nos permite mais do que aquilo que vamos ter nesta LPM
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo

*

DC 38

• 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #527 em: Junho 27, 2008, 04:55:57 pm »
Citação de: "migbar2"
 Um exército só de forças especiais é coisa que nunca poderá existir. E um sistema de defesa nunca poderá ser constituido apenas por marinha e força aérea. Quem é que protege o terreno em que se encontram baseados estes meios, sendo o terreno visto no sentido lato, já que como é de fácil compreenção, não é suficiente a protecção unica das bases com a P.A e a P.N. !!!!! ? É o exército que ocupa o terreno , por ultimo é por ele que existem todos os outros meios.

Caro Migbar2,

Claro que uma defesa integral do território não pode ser feita só pela Marinha e Força Aérea! Neste ponto estamos de acordo.
Mas como afirma o SSK, estamos integrados num sistema de defesa comum. Assim com os poucos recursos que temos deveremos fazer a sua aplicação da forma mais rentavel possível.
A minha "ideia" de forças especiais, vem neste sentido... já que o teritório está "guardado" (e em última análise temos a GNR) temos de nos APLICAR nos locais e zonas mais expostas e desprotegidas, que são a nosso GRANDE costa, as nossas ilhas e a "quase imensurável"  ZEE. Isto justifica o investimento na Marinha e FA.
As Forças Especiais, são sempre necessárias, para actuar nos locias de interesse estratégico nacional (exemplo os PALOP), e nesses casos para a ocupação territorial "militar" temos sempre os Fulizeiros, pois na actual concepção geoestratégica nacional, nunca será para lá ficarmos eternamente, apenas para sanar algum conflito como foi o csao da Guiné (e para isso o Corpo de Fuzileiros chega).

Relativamente à segurança das unidades de Marinha não é a P.N. que faz esse trabalho. A responsabilidade da P.N. resume-se ao pessoal militar, militarizado e civil que trabalha na Marinha. Quem faz a segurança das Unidades de Marinha é um corpo paramilitar próprio que se designa (se não estou enganado) por Corpo de Segurança das Unidades de Marinha.
Mas, acrescento ainda, que os Fuzileiros fazem a segurança, em conjunto com a P.A. das instalações NATO em Oeiras.

Lightning, claro que uma força naval não pode permanecer eternamente no mar, mas para colmatar esse facto há os reabastecedores de força e a existência de vários navios semelhantes que se podem render na zona de interesse, se assim for necessário...

Cumprimentos a todos e bom fim de Semana
"Sem a loucura que é o Homem, mais que a besta sadia cadáver adiado que procria..." F.Pessoa (in Mensagem)

*

DC 38

• 43
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #528 em: Junho 27, 2008, 05:09:08 pm »
Citação de: "raphael"
Para patrulhar a ZEE também temos o P-3 que irá ter versões melhoradas (até 2012). O meio aéreo permite um empenhamento menor de meios humanos, maior alcance e claro rapidez (velocidade) em relação aos navios. Daí a coordenação das acções ser essencial para rentabilizar o emprego dos meios.

Os P-3P, na realidade têm maior alcance e rapidez, mas falta um pormenor MUITO GRANDE, que é o facto de não terem capacidade de actuação!!!

Se durante uma patrulha identificarem uma lavagem de tanques na nossa ZEE ( em que o navio tem o nome tapado) que fazem?? lançam paraquedistas para fazer o aprisionamento do navio? e durante uma acção SAR? ok, identificaram a jangada e depois?

Claro que os P-3P fazem um excelente trabalho, em conjunto com os AVIOCAR, mas não chegam... por si só são insuficientes.
Como a Marinha sem o apoio da FA também é insuficiente... estes 2 ramos estão tão interligados que a FA teve a sua génese na Marinha.

Agora no actual cenário, onde entra o Exercito regular??

Cumprimentos
"Sem a loucura que é o Homem, mais que a besta sadia cadáver adiado que procria..." F.Pessoa (in Mensagem)

*

Naadjh

• Membro
  • *
  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #529 em: Junho 27, 2008, 06:17:20 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Naadjh"
temos quantas, 5 fragatas? para tanto mar... mesmo que sejam rápidas não podem estar em todo lado, só se andassem há velocidade da luz..

A função das fragatas não é patrulhar a ZEE, se bem que quando estão no mar o podem fazer, mas seria um despericio de dinheiro e da capacidade de um tal navio, usar fragatas para patrulha, para isso temos as corvetas que em breve (espero) vão ser substituidas por novos navios patrulha Oceanicos

Se acha que temos poucos navios para patrulha da ZEE não precisamos de mais fragatas, precisamos é de mais navios patrulha :wink: .

PS:
Exemplos de paises que não tem fragatas nas marinhas:
- Suécia
- Finlandia
- Irlanda
- Israel

Nenhum destes paises tem fragatas, mas todos tem corvetas e/ou patrulhas.

ah obrigado a todos pelas respostas, fiquei mais esclarecido..
mas uma coisa que me surpreendeu foi a Suécia e Israel não terem melhor Marinha que nós..

*

P44

• Investigador
  • 20641
  • Recebeu: 6911 vez(es)
  • Enviou: 7942 vez(es)
  • +8086/-12702
(sem assunto)
« Responder #530 em: Junho 27, 2008, 09:18:09 pm »
Quem disse que não têm...?

Têm é cenários completamente diferentes dos nossos e no caso de Israel uma ZEE minuscula quando comparada com a nossa...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8062
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 360 vez(es)
  • +5282/-243
(sem assunto)
« Responder #531 em: Junho 27, 2008, 09:30:24 pm »
Citação de: "Naadjh"

ah obrigado a todos pelas respostas, fiquei mais esclarecido..
mas uma coisa que me surpreendeu foi a Suécia e Israel não terem melhor Marinha que nós..

Têm "mares" diferentes, mares interiores, sem características oceânicas, por exemplo com muito menos ondulação, é o caso do Mar Báltico (Suécia) e o do Mar Mediterrânico (Israel).

As Corvetas desses países têm armamento tão bom ou melhor que as nossas Fragatas, não são é, obviamente, Navios com características "oceânicas"...

PS: no caso do Suécia, basta comparar a sua Marinha, com a Marinha Norueguesa, a Costa da Suécia é virada para o Mar Báltico, a Costa da Noruega é virada para o Oceano Atlântico.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11441
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #532 em: Junho 27, 2008, 11:07:04 pm »
Eu nunca disse que tinham marinhas piores, só me limitei a indicar algumas nações cujas marinhas não possuem fragatas, pois o senhor Naadjh pensava que eram estas que patrulham as ZEE e esta errado.

*

migbar2

• Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #533 em: Junho 28, 2008, 01:07:14 am »
Citação de: "DC 38"
Citação de: "raphael"
Para patrulhar a ZEE também temos o P-3 que irá ter versões melhoradas (até 2012). O meio aéreo permite um empenhamento menor de meios humanos, maior alcance e claro rapidez (velocidade) em relação aos navios. Daí a coordenação das acções ser essencial para rentabilizar o emprego dos meios.

Os P-3P, na realidade têm maior alcance e rapidez, mas falta um pormenor MUITO GRANDE, que é o facto de não terem capacidade de actuação!!!

Se durante uma patrulha identificarem uma lavagem de tanques na nossa ZEE ( em que o navio tem o nome tapado) que fazem?? lançam paraquedistas para fazer o aprisionamento do navio? e durante uma acção SAR? ok, identificaram a jangada e depois?

Claro que os P-3P fazem um excelente trabalho, em conjunto com os AVIOCAR, mas não chegam... por si só são insuficientes.
Como a Marinha sem o apoio da FA também é insuficiente... estes 2 ramos estão tão interligados que a FA teve a sua génese na Marinha.

Cumprimentos

O exército regular não entra em lado nenhum, não é ??? Então os foristas aqui do burgo devem estar todos tolinhos quando ficam animados com os Pandur que tanto quanto eu sei não vamos ter 240 blindados daqueles para equipar os nossos especiais pois não , ou é um por soldado ???? E a Brigada de Intervenção que é a grande beneficiaria desses blindados não tem utilidade ? Ou então tem utilidade mas é uma unidade especial ? E essa da ocupação de terreno pelos fuzileiros na anterior resposta, muito bom ! Já agora mais alguem quer passar um tratado de inutilidade á BRR, depois de se ter passado um á Brigint ? É que tanto quanto eu sei comandos e páras não são forças especiais, uma é tropa de choque e a outra é infantaria de elite, ou esse conceito tambem já mudou ??? E a BRR tambem não tem utilidade, é o BLD dos Fuzileiros que cumpre todas as nossas necessidades potênciais, mesmo as mais basicas !! Super soldados concerteza.
Acho que as propostas dos colegas cairiam que nem ginjas neste governo, ele adoraria a ideia e punha o nosso exèrcito com mil ou dois mil homens, se tanto !!!!, num estantinho que era um mimo. Ou alguém acha que o nosso pais tem potêncial humano para dispôr de mais do que mil ou dois mil Homens de operações especiais ? Eu por acaso até sou uma pessoa que dá muita importancia a forças especiais, mas nada de exageros.
Quanto ao facto de termos alianças elas funcionam só quando se quer e para o que se quer. E se não for um caso de agressão no próprio território ninguem é obrigado sequer moralmente a ajudar. Há diversos cenários em que uma BRR e uma Brigint são da grande utilidade, quanto á mecanizada, isso sim , isso será muito mais discutivel !

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11441
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #534 em: Junho 28, 2008, 12:14:16 pm »
Citação de: "DC 38"

Se durante uma patrulha identificarem uma lavagem de tanques na nossa ZEE ( em que o navio tem o nome tapado) que fazem?? lançam paraquedistas para fazer o aprisionamento do navio?

Podem lançar um torpedo no gajo :lol: .
Acho que o normal é levarem uma camera de filmar que regista a identificação do navio e as coordenadas onde este se encontra, e claro é informar o mais rapido possivel a Marinha para que um dos seus navios intercepte o navio criminoso.

e durante uma acção SAR? ok, identificaram a jangada e depois?

Os P-3 e os Aviocar levam kits SAR que podem ser lançados em voo para o mar.

A nivel de missões SAR é verdade, precisam dos helicopteros para ir resgatar as pessoas.

É verdade que a Força Aérea apoia a Marinha nas suas missões, mas também faz o mesmo ao Exército como eu já referi, várias vezes que o Exército faz exercicios militares a Força Aérea participa com caças, aviões e helicopteros de transporte, temos o exemplo do ultimo APOLO 08 em que se lançaram 600 pára-quedistas de avião.

A origem da Força Aérea também não é assim tão linear e talvez até seja mais ao contrário, a Força Aérea apareceu da fusão das aviações da Marinha e do Exército, os oficiais QP da Força Aérea durante muitos anos tinham formação na Academia Militar, a Força Aérea usa os postos do Exército, não os da Marinha, a BA1, BA2, BA3, BA4 e talvez outras foram do Exército, a BA6 e BA7 foram da Marinha.

Isto já foi muito falado mas o Exército tem a grande fatia de participações em missões internacionais, pois no cenário actual não de preve nenhuma invasão do territorio nacional.
Portugal é um pais pequeno, mas imaginem que agora criavam uma Guarda Costeira como os Americanos tem? Com navios patrulha, helicopteros de salvamento e aviões de vigilancia maritima, ficando os ramos só para missões puramente militares? Ficavamos como está o Exército agora pois o exército tem poucas missões não-combatentes, acho que há pouco tempo a Engenharia esteve a abrir uma estrada algures, mas estão à espera de que? Pormos o Exército a fazer de policia nas ruas? Era mau sinal...

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #535 em: Junho 28, 2008, 01:54:15 pm »
Lightning escreveu:
Ficavamos como está o Exército agora pois o exército tem poucas missões não-combatentes, acho que há pouco tempo a Engenharia esteve a abrir uma estrada algures,

Seria no Líbano? Onde as tropas portuguesas são de engenharia?

Discussão um pouco estéril esta.
Os fuzileiros têm missões específicas, como foi provado em Àfrica até ao presente.
O exército não é imprescindível pois as suas missões são muito vastas em terra.
A FAP além da defesa aérea, colabora com a Marinha e o Exército em muitas áreas.
A Marinha tem a missão de escoltar navios mercantes, tentar negar o mar territorial, fiscalização de actividades ilícitas só ou em conjunto com a FAP, a investigação cientifica, e o socorro a naufragos (entre as 08.00 e as 17.00 horas).
 :shock: Como veêm qualquer um dos ramos tem a sua missão, embora haja algumas que têm de ser concertadas entre os três ramos.
« Última modificação: Junho 28, 2008, 06:03:05 pm por luis filipe silva »
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11441
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #536 em: Junho 28, 2008, 02:00:06 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
Seria no Líbano? Onde as propas portuguesas são de engenharia?

Pois também há esses no Libano, mas eu queria dar um exemplo de uma missão do Exército no territorio nacional, e lembro-me de ainda à relativamente pouco tempo (1 ou 2 meses) deu no telejornal de a Engenharia estar a abrir estradas numas pequenas povoações penso que no Alentejo, mas não tenho a certeza do local.

*

typhonman

• Investigador
  • 5146
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1653 vez(es)
  • +8549/-4173
(sem assunto)
« Responder #537 em: Junho 28, 2008, 04:23:08 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "luis filipe silva"
Seria no Líbano? Onde as propas portuguesas são de engenharia?

Pois também há esses no Libano, mas eu queria dar um exemplo de uma missão do Exército no territorio nacional, e lembro-me de ainda à relativamente pouco tempo (1 ou 2 meses) deu no telejornal de a Engenharia estar a abrir estradas numas pequenas povoações penso que no Alentejo, mas não tenho a certeza do local.

Foi no distrito de Vila Real, concelho de Chaves.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #538 em: Junho 28, 2008, 04:23:23 pm »
Camaradas boa tarde, O EXERCITO, MARINHA E FORÇA AÉREA são os tres ramos das Forças Armadas Portuguesas como de qualquer outro país dito moderno, so tres ramos complementam-se uns aos outros é absolutamente rídiculo pensar sequer a dissolver ou diminuir qualquer que seja a importancia dos tres ramos, todos tem a sua utilidade, para esses senhores que andam a mandar bitaites no qual dizem que Portugal não precisa de Exército mais vale enterrarem a cabeça na areia, para esses senhores e imagino que não saibam o que dizem na Suiça?? esta não possui nenhum oceano mas possui marinha embora mais propriamente vocacionada a patrulhar os lagos interiores.... enfim santa ignorancia pensar alguma vez que o Exercito não faz falta. Esses senhores deveriam ler mais livros de história e é graças a estarem hoje vivinhos da silva a viverem neste paraíso da terra bem podem agradecer ao Exército de D. Afonso Henrriques e posteriores Reis de Portugal que garantiram a nossa existencia actual e sobrevivencia, não foi nenhuma FAP nem navios de guerra que expulsaram os mouros para o lado de la do mediterrâneo, contuado no cenario actual todos os tres ramos são muito importantes e vejam se bebem umas bejecas e refresquem essa cabecinha.  :G-beer2:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #539 em: Junho 28, 2008, 04:32:23 pm »
Querem exemplos de utilidade nacional do Exército:

- Abrir caminhos e estradas em povoações isoladas;
- Construção de aeródromos civis e com utilidade de apoio ao combate de incendios;
- Vigilancia da Floresta Portuguesa;

No Exterior de Portugal:
contribuem para a manutenção da paz em diversos pontos mundiais garantindo a segurança das populações e contribuir para o prestigio de Portugal no mundo. Aqui ficam alguns cenarios onde o Exército participa e participou com forças militarizadas ou como observadores:

- Afeganistão
- Bósnia;
- Kosovo;
- Timor;
- Cabo Verde;
- Angola;
- Mocambique;
- Libano;
- Iraque (GNR);
- Saara Ocidental;
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C