Eu em relação à conversa sobre se a Marinha deve ter isto ou se deve ser a Força Aérea a ter explico já o meu ponto de vista.
Penso que para um pais do tamanho de Portugal e com as forças armadas que tem, que toda a aviação de asa fixa deve pertencer à Força Aérea pois como não temos porta-aviões, todos os aviões terão que operar a partir de bases em terra, qualquer que seja o avião.
Nos helicopteros já é diferente, já fornece a tal 3ª dimensão à Marinha e ao Exército nas suas missões, existem muitos exemplos de Forças Aéreas por esse mundo fora que tem muito poucos helicopteros em relação ao numero de aviões, nos paises grandes a maior parte dos helicopteros estão no Exército (transporte e ataque) e na Marinha (ASW).
A missão principal dos helicopteros nas Forças Aéreas é apoiar a aviação de asa fixa, isto é CSAR, praticamente todos os paises ocidentais tem ou vão ter nas suas Forças Aéreas helicopteros para CSAR (EH101, NH90, etc), a maior parte dessas Forças Aéreas também faz SAR (muitas vezes aproveita o mesmo modelo de helicoptero para ambas missões), mas também existem algumas exepções, como a França, em que é a Marinha que faz SAR e os helicopteros da Força Aérea são só para CSAR.
A missão SAR até poderia ser da Marinha, mas devo lembrar que a Marinha só tem helicopteros há pouco mais de 10 anos, enquanto que a Força Aérea já anda a fazer SAR há uns 50 anos, está instituido que é a Força Aérea que faz SAR e isso não se mudou, se a Aviação Naval não tivesse sido fundida com a Aviação Militar nos anos 50 talvez as coisas tivessem sido diferentes, e tivessem tido helicopteros na Marinha há mais tempo, e agora fosse a Marinha a fazer SAR, etc, mas não é.
Pessoalmente se tivessem vindo meia duzia de EH101 para a Marinha para o Navpol (que ainda não existe) e formarem uma nova unidade de aviação naval para a Marinha como se quer fazer para o Exército, também não me chocava e aceitava, mas isso são acordos entre a Marinha e a Força Aérea, penso que a Força Aérea não tem interesse especial em fazer apoio ao desembarque de Fuzileiros, foi apenas o acordado entre os ramos.
E em relação ao porque é que a Marinha não pode ter CSAR?
Eu pergunto, e qual é o interesse da Marinha em ter essa capacidade?
99% dos voos dos Lynx é sobre o mar e para isso a Marinha já possui recuperadores.
Além de que actualmente ainda não possuem nenhum navio capaz de levar EH101, por isso se algum Lynx caisse na Guiné ou Timor, etc o EH101 CSAR não ia servir de nada para a Marinha.
A missão CSAR apareceu da necessidade das Forças Aéreas resgatarem os pilotos de caças (principalmente) pois estes é que voam em céus hostis onde podem mais provavelmente ser abatidos por trás de linhas inimigas, mas pode acontecer a qualquer um piloto, por exemplo durante a guerra do Kosovo foi muito importante a existencia de equipas e helicopteros CSAR colocadas em Itália.
Resumindo é:
> Aviação de asa fixa toda na Força Aérea.
> Helicopteros CSAR na Força Aérea.
> SAR é uma decisão política pois pode ser da Força Aérea ou da Marinha, mas em Portugal é da Força Aérea por experiencia e tradição.
> Helicopteros embarcados na Marinha.