Notícias da Marinha

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CarlosMC

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« Responder #660 em: Julho 14, 2008, 11:07:03 pm »
Citação de: "Instrutor"
Ah é verdade, nunca se esqueçam que a qualidade humana é muito superior á qualidade do material, quem se lembra do ano de 1985 quando um pequeno submarino da classe albacora portugues "afundou" num exercicio no Mediterraneo um PORTA AVIOES americano e toda a sua escolta conseguindo eludir os sonares da melhor frota a navegar no Atlantico. Tudo graças à qualidade dos homens, não do material. :wink:

"em 1997 [...] o submarino Tamoio que atuava nas forças agressoras da manobra, logrou ”afundar”, com salvas simuladas, o Navio Espanhol Principe das Astúrias.":
http://piratininga.wordpress.com/2008/0 ... -portugal/

Já agora, qual foi o submarino e o porta-aviões?
 

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SSK

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« Responder #661 em: Julho 14, 2008, 11:51:54 pm »
Citação de: "CarlosMC"
Citação de: "Instrutor"
Ah é verdade, nunca se esqueçam que a qualidade humana é muito superior á qualidade do material, quem se lembra do ano de 1985 quando um pequeno submarino da classe albacora portugues "afundou" num exercicio no Mediterraneo um PORTA AVIOES americano e toda a sua escolta conseguindo eludir os sonares da melhor frota a navegar no Atlantico. Tudo graças à qualidade dos homens, não do material. :wink:
"em 1997 [...] o submarino Tamoio que atuava nas forças agressoras da manobra, logrou ”afundar”, com salvas simuladas, o Navio Espanhol Principe das Astúrias.":
http://piratininga.wordpress.com/2008/0 ... -portugal/

Já agora, qual foi o submarino e o porta-aviões?


Algumas incongruências no texto do caro Instrutor. Foi no mediterrâneo ou no Atlântico? Foi toda a escolta ou só o Porta-aviões?
O submarino era o Barracuda o porta-aviões era da classe Nimitz (não sei ao certo qual, posso confirmar.). O porta-aviões ia sozinho, preferiu ir sozinho por pensar que o submarino iria para o meio da escolta procurar por ele. Enganou-se, com toda a escolta longe e com o Barracuda à espreita, qual lobo, caiu que nem um cordeiro! Esta é a história, pelo menos a contada pelo Sr Comandante Brites Nunes, o comandante do Barracuda obreiro de tal acontecimento.

Por isso, nem tanto ao mar nem tanto à terra....
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

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CarlosMC

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« Responder #662 em: Julho 15, 2008, 12:20:25 am »
Citação de: "SSK"
Não existe nenhuma influência da pressão na manobra do submarino. A única limitação é mesmo a resistência do aço do casco resistente. Que é sempre bem superior à cota máxima de operação.

No que diz respeito ao equilíbrio da pressão no interior,  não existe nenhum sistema a bordo com essa função. Caso se suceda algum aumento/diminuição de pressão podemos sempre usar qualquer encanamento que tenha comunicação com o exterior, como por exemplo o mastro snort à cota periscópica ou à superfície ou o porta-voz à superfície. Para além das limitações impostas aos militares, ouvidos ou percentagens reduzidas de oxigénio. Temos também a  limitação física da plataforma que é a abertura das escotilhas em que podem ficar extremamente pesadas ou saem disparadas e lá vão as mãos... O aumento de pressão a bordo pode ser usado para estancar uma entrada de água a bordo.

Estava-me a esquecer de um "pequeno" pormenor: é que a pressão debaixo de água duplica a cada 10 metros!

Citação de: "SSK"
Daqui a nada já tem um curso de especialização :wink:


...de submarinista de água doce, talvez! ys7x9
 

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P44

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« Responder #663 em: Julho 15, 2008, 08:01:23 am »
o PA "afundado" pelo Barracuda foi o Eisenhower (CVN-69 )  c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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JLRC

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« Responder #664 em: Julho 15, 2008, 03:28:54 pm »
Citação de: "P44"
o PA "afundado" pelo Barracuda foi o Eisenhower (CVN-69 )  c34x


Por isso é que não te esqueceste :lol:
 

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P44

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« Responder #665 em: Julho 15, 2008, 03:31:13 pm »
Citação de: "JLRC"
Citação de: "P44"
o PA "afundado" pelo Barracuda foi o Eisenhower (CVN-69 )  c34x

Por isso é que não te esqueceste c34x
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lancero

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« Responder #666 em: Julho 15, 2008, 06:15:10 pm »
Grandes lições SSK. O meu obrigado :!:
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

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SSK

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« Responder #667 em: Julho 15, 2008, 08:06:47 pm »
Qualquer dúvida disponham.

Como devem compreender à manobras que não podem ser explicadas :wink:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
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luis filipe silva

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« Responder #668 em: Julho 15, 2008, 08:16:52 pm »
SSK escreveu:
Citar
Como devem compreender à manobras que não podem ser explicadas

Mas há sempre algumas que o podem ser. E pelas explicações dadas até agora, obrigado. :G-beer2:
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

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JLRC

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« Responder #669 em: Julho 15, 2008, 08:56:59 pm »
Citação de: "luis filipe silva"
SSK escreveu:
Citar
Como devem compreender à manobras que não podem ser explicadas
Mas há sempre algumas que o podem ser. E pelas explicações dadas até agora, obrigado. :G-beer2:


X2
 

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« Responder #670 em: Julho 15, 2008, 09:40:38 pm »
Boas. Desfaçam-me aqui uma dúvida: é realmente possível distinguir a classe dos submarinos ou navios de superfície apenas pelo ruído, tal como em "Caça ao Outubro Vermelho", ou a identificação depende sempre de algum tipo de IFF?
Cumprimentos
 

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SSK

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« Responder #671 em: Julho 15, 2008, 10:01:40 pm »
Citação de: "nelson henriques"
Boas. Desfaçam-me aqui uma dúvida: é realmente possível distinguir a classe dos submarinos ou navios de superfície apenas pelo ruído, tal como em "Caça ao Outubro Vermelho", ou a identificação depende sempre de algum tipo de IFF?


Sim é possível. Mas para tal é necessário termos uma base de dados repleta de efeitos hidrofonicos e claro um programa que correlacione a informação. Chama-se análise DEMON. Se quiser saber mais faça uma busca pela net por DEMON analysis, irá encontrar matéria suficiente para matar a curiosidade.

Se tivermos a falar só de ouvido, então aí o caso é bem mais complicado. Isto porque é difícil de contar o número de pás que tenha um hélice de um navio de guerra. Isto porque um navio de guerra trabalha a rotações sempre superior a 200RPM o que torna difícil a contagem.
A diferença entre os tipos de navios (mercante, pescas ou guerra) é fácil e prende-se somente pelo número de rotações. Os mercantes entre 100 e 180 RPM, os de guerra superior a 200 RPM e os pescas nem dá para contar.

Filmes.....
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« Responder #672 em: Julho 15, 2008, 10:11:13 pm »
:G-Ok: obrigado. Vou pesquisar
Cumprimentos
 

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DC 38

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« Responder #673 em: Julho 15, 2008, 10:35:49 pm »
Citação de: "SSK"
Se tivermos a falar só de ouvido, então aí o caso é bem mais complicado. Isto porque é difícil de contar o número de pás que tenha um hélice de um navio de guerra. Isto porque um navio de guerra trabalha a rotações sempre superior a 200RPM o que torna difícil a contagem.
A diferença entre os tipos de navios (mercante, pescas ou guerra) é fácil e prende-se somente pelo número de rotações. Os mercantes entre 100 e 180 RPM, os de guerra superior a 200 RPM e os pescas nem dá para contar.

Filmes.....


Mas os operadores (portugueses!!!) conseguem, só de ouvido, fazer a identificação do tipo de navio: se é uma fragata, uma corveta, um mercante vazio ou um pesqueiro, entre outra coisas (análise DEMON "manual" )  :D

Cumprimentos
"Sem a loucura que é o Homem, mais que a besta sadia cadáver adiado que procria..." F.Pessoa (in Mensagem)
 

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PereiraMarques

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« Responder #674 em: Julho 15, 2008, 10:38:08 pm »
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Submarino "Tridente" é hoje lançado à água

Publicado em:
 2008-07-15


É hoje lançado à água em Kiel - Alemanha o primeiro dos dois novos submarinos da Marinha Portuguesa, que será baptizado como "NRP Tridente".
A entrada ao serviço dos dois novos submarinos, irá permitir a substituição da antiga esquadrilha de submarinos franceses da classe "Albacora", da qual só se encontra em serviço o "NRP Barracuda".
Os submarinos contribuem para a prossecução das missões da Marinha e constituem-se como vectores militares estratégicos do poder naval. Os novos SS PO 2000 têm capacidade para missões de protecção e apoio a forças navais e anfíbias, como vigilância, reconhecimento, recolha de informações de forma discreta em zonas hostis, projecção de força e manutenção de paz. No âmbito do contra-terrorismo, tem capacidade para o combate ao narcotráfico, de forma coordenada com outros organismos de Estado e internacionais, e para operações submarinas, contra navios de superfície e outros submarinos, ou com o objectivo de interditar áreas, portos, faixas costeiras e zonas de navegação de interesse.
Desde 1913 que a Marinha opera com submarinos, como parte integrante do poder naval nacional. Com a necessidade de manutenção da sua capacidade submarina, foi contratada, em 21 de Abril de 2004, a construção de dois submarinos do tipo U-209/PN. Aquando da celebração deste contrato, em Kiel, na Alemanha, ficou também garantida a formação das duas futuras guarnições, e de um grupo da Esquadrilha de Submarinos e do Arsenal do Alfeite para a área da manutenção.
A futura guarnição conta com 33 militares, dos quais, 7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças. Consegue atingir uma velocidade máxima de 20 nós, bem como garantir uma autonomia máxima de 45 dias. Quanto às armas, tem capacidade para lançar mísseis, de defesa aérea e luta de superfície, e capacidade para lançar torpedos, de luta de superfície e subsuperfície.


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