As fragatas F100, a par dos demais navios de linha modernos, aparentam poucas preocupações com a guerra ASW. Quero crer que cada vez mais a política dos navios de superfície é entregar essa vertente da guerra aos Helis e MPAs desistindo eles dessa área. Digo isto, porque não quero por em causa a sabedoria e inteligência de quem têm desenhado os navios de linha da maioria das marinhas internacionais, talvez com excepção dos British.
Isto devido ao facto de a maioria, se não todos, estão a fazer sair navios cheios de tecnologia, todos stealth, mas com mastros altissímos e muito característicos. Algo que é bem vísivel através de um periscópio de um submarino, o sensor primário de um submarino, e o mais básico, quando se quer por uma arma na água com a identificação "confirmadissima" do nosso alvo.
Para os mais sensíveis, não estou a atacar as F100 e os nosso vizinhos!!! As nossas Bartolomeu Dias, são visíveis a mais de 12 milhas e como não existem mais mastros iguais aqueles temos o alvo confirmado... e nem eles ainda sonham que o submarino está por perto!!!
É por tudo isto que digo que os navios de superfície já devem ter desistido... :twisted: