CitarPrimeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros
Primeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-euros
Citação de: Charlie Jaguar em Setembro 16, 2025, 06:49:35 pmCitarPrimeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-eurosOu seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo.
Citação de: Red Baron em Setembro 16, 2025, 08:16:34 pmCitação de: Charlie Jaguar em Setembro 16, 2025, 06:49:35 pmCitarPrimeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-eurosOu seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo. O CEiiA não é uma empresa não tem fins lucrativos nem capital para esses investimentos. De qualquer forma o principal associado, creio, continua a ser o Estado através do IAPMEI, por tanto o dinheiro ia sempre sair do mesmo sítio.
Citação de: yuwanko em Setembro 16, 2025, 11:33:08 pmCitação de: Red Baron em Setembro 16, 2025, 08:16:34 pmCitação de: Charlie Jaguar em Setembro 16, 2025, 06:49:35 pmCitarPrimeiro avião civil-militar português com apoio público de cerca de 100 milhões de eurosO aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse o ministro da Economia.DN/LusaPublicado a: 16 Set 2025, 12:48A construção do primeiro avião civil-militar projetado em Portugal vai contar com um financiamento público na ordem de 100 milhões de euros, anunciou esta terça-feira (16 de setembro) no parlamento o ministro da Economia. “Vamos financiar a conceção, a construção e a certificação de um avião português, um avião regional, com uso civil e militar”, disse o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, durante uma audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial. O valor do financiamento público será “um pouco mais de 100 milhões”, adiantou. O aparelho em causa terá capacidade para 19 lugares e “uma autonomia de voo de 2 mil quilómetros”, disse ainda.Manuel Castro Almeida referia-se ao projeto, já conhecido, do LUS-222, uma aeronave bimotor de asa alta com porta de carga traseira projetado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), a Força Aérea Portuguesa e a empresa Geosat. O projeto conta com investimentos de 220 milhões de euros, que incluem a construção de uma fábrica em Ponte de Sor, capaz de produzir 12 aviões por ano num turno e 20 aviões por ano em dois turnos, segundo a informação divulgada em abril, quando representantes do projeto apresentaram a iniciativa na feira LAAD Defense & Security, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.Os autores do projeto preveem que o aparelho possa transportar 19 passageiros ou até duas toneladas de carga, podendo atuar em missões militares, missões de busca e salvamento e também na aviação comercial regional. A aeronave terá um alcance de até 2.100 quilómetros e poderá atingir velocidade de até 370 quilómetros por hora. O primeiro voo da aeronave está previsto para 2028, segundo foi divulgado em Abril. https://www.dn.pt/pol%C3%ADtica/primeiro-avi%C3%A3o-civil-militar-portugu%C3%AAs-com-apoio-p%C3%BAblico-de-cerca-de-100-milh%C3%B5es-de-eurosOu seja o negocio da CEiiA com a Akaer era que a CEiiA ia pagar o prototipo. Afinal quem vai pagar somos todos nós.Como é bom investir em Portugal quando tens contactos no governo. O CEiiA não é uma empresa não tem fins lucrativos nem capital para esses investimentos. De qualquer forma o principal associado, creio, continua a ser o Estado através do IAPMEI, por tanto o dinheiro ia sempre sair do mesmo sítio.O LUS-222 vai ser vendido pela AERO.NEXT PORTUGAL que faz parte da EEA - Empresa de Engenharia Aeronáutica, S.A que tem participação maioritária da CEiiA.No fundo vai ser tudo produzido no Brasil, vai a Ponte de Sor levar o carimbo Made in Portugal e no fim quem paga a conta é o tuga.
Avião português ganha disputa judicial no Brasilhttps://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/
A Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.
A Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.
Citação de: goncalobmartins em Setembro 17, 2025, 06:29:50 pmAvião português ganha disputa judicial no Brasilhttps://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/"Avião português"CitarA Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.CitarA Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.
Tipo um Volvo não é sueco porque é feito na China?Citação de: Red Baron em Setembro 17, 2025, 07:52:21 pmCitação de: goncalobmartins em Setembro 17, 2025, 06:29:50 pmAvião português ganha disputa judicial no Brasilhttps://eco.sapo.pt/2025/09/17/aviao-portugues-ganha-disputa-judicial-no-brasil/"Avião português"CitarA Akaer será a primeira empresa do país a fornecer a estrutura completa de uma aeronave de transporte regional e de cargas, consolidando sua posição como Fornecedora Global de Nível 1 (Tier 1). A produção acontecerá na unidade da Akaer em São José dos Campos (SP), e o primeiro voo do LUS-222 está programado para 2027.CitarA Akaer será responsável pela fabricação da fuselagem, asa completa incluindo a superfície de controle e empenagem horizontais e verticais e todas as superfícies de controle do LUS-222.